Circuito do Morro do Ponunduva x Cachoeira do Vau Novo

Photo ofCircuito do Morro do Ponunduva x Cachoeira do Vau Novo Photo ofCircuito do Morro do Ponunduva x Cachoeira do Vau Novo Photo ofCircuito do Morro do Ponunduva x Cachoeira do Vau Novo

April 9, 2022
April 2022

near Bairro Chácaras do Solar, São Paulo (Brazil)

O Morro do Ponunduva é um dos vários morrotes que existem no distrito rural de Ponunduva em Cajamar. Está localizado próximo á divisa de Santana de Parnaíba com Cajamar, no bairro do Vau Novo. O ponto mais alto está há 904 metros de altitude segundo o IBGE, e apesar da ascendência não ser tão difícil e cansativa quanto o Morro da Placa, assim como seu "conterrâneo", o mesmo também possui várias bifurcações de trilhas de motocross, complicando um pouco a navegação, mas foram todas marcadas. O pico possui um atrativo que é o mirante, um pouco mais abaixo do ponto mais alto, de onde se tem uma bela vista dos arredores de Santana do Parnaíba, podendo também pode ser observado o Pico do Jaraguá. O fim da trilha é na estrada que leva ao bairro do Vau Novo, onde também se localiza a entrada da trilha da Cachoeira do Vau Novo, ótimo atrativo para acrescentar ao roteiro, mas como é fácil acesso, não se espante com o monte de oferendas deixados perto da cachoeira.
Para chegar ao ínicio do percurso, saindo da Estação Perus, da LInha 7-Rubi, Sentido Luz, em frente ao córrego, pegue o ônibus da Linha 120 da EMTU, que vai para o Vau Novo. Diga ao motorista que irá descer no ponto em frente ao Colégio Municipal Mariazinha Fernandes, e ali começará a caminhada. Para voltar, o final do percurso é justamente no ponto final dessa mesma linha, e voltará até o ponto final em frente á Estação Perus.Existem alguns comércios locais que podem servir de apoio para compra de bebida ou lanche, mas não são todos que aceitam cartão, se resguarde levando dinheiro.
Divirta-se e leve seu lixo embora.

PictographBus stop Altitude 2,348 ft

Ponto de ônibus que terá que descer em frente á escola Colégio Municipal Mariazinha Fernandes.

PictographBridge Altitude 2,291 ft

Divisa - Santana x Cajamar

Em cima dessa ponte sobre o Rio Juquery, está demarcado o marco de divisa de municípios de Santana do Parnaíba e Cajamar.

Vá para a esquerda.

Vá pela esquerda.

Vá pela direita.

Mirante do Ponunduva

Desse ponto se tem uma bela vista de Santana do Parnaíba, e ainda mais um vista melhor do Pico do Jaraguá. Existe um bom espaço também para acampar.

Para a direita vai até o ponto culminante do Morro do Ponunduva, para a esquerda segue o percurso direto.

Pico do Morro do Ponunduva

Seu ponto mais alto com 904 metros de altitude, não tem uma boa vista por causa da plantação de Eucaliptos.

Siga pela direita.

Siga pela esquerda.

Fim da trilha na estrada que leva até o bairro do Vau Novo, siga pela esquerda.

Nesse ponto é entrada da trilha da Cachoeira do Vau Novo.

Siga pela direita.

A modesta Cachoeira do Vau Novo é o prêmio do final da travessia. A queda deve ter uns 5 metros de altura, e o poço chega no joelho.

PictographBus stop Altitude 2,324 ft

Nesse ponto pega o ônibus da Linha 120 da EMTU, até a Estação Perus. Lembrando que existem alguns comércios bem próximos, mas os únicos que passam cartão, é o de toldo verde, uns 50 metros pra frente do ponto, e um outro seguindo a outra rua na esquina. Tome sua merecida gelol, e descarte seu lixo no local correto.

@Renata_Picu Jun 10, 2022

Oi Ze, o morro tem uma vista bonita?

• Photo of mary.mary
    mary.mary Jun 12, 2022

Trilha tranquila. Fiz uma circular. Saindo pela estrada do Val Novo. Saímos por uma estrada interna no final, onde tem cerca e portal, hoje o portão estava aberto.
    Assim, aconselho seguir a estrada comum até o parque Tipirica.

• Photo of mary.mary
    mary.mary Jun 12, 2022

Eu fiz essa trilha.

@Renata_Picu Jun 12, 2022

Acabei de fazer. Obrigada. Bjs

• Photo of Zé Thiago
    Zé Thiago Jun 12, 2022

Renata, não possui uma vista igual à do Morro da Placa, mas dá pra ver o Pico do Jaraguá e a Serra da Cantareira, além da parte baixa ali das proximidades de Santana do Parnaíba.

@Renata_Picu Jun 12, 2022

Obrigada amore pela trilha. Bjs

• Photo of Zé Thiago
    Zé Thiago Jun 12, 2022

Mary não consigo imaginar o caminho que você fez, mas que bom que conseguiu.

• Photo of RAFAELCARDOOZO
    RAFAELCARDOOZO Mar 13, 2023

Consegui fazer a trilha sem grandes problemas, só fica o alerta que a trilha que sobe o morro está repleta de aranha, acho que por conta de quase ninguém passar ali, subindo próximo da torre eu cruzei com um cachorro do mato, parabéns pela trilha mano, tá perfeita!