Circuito das Águas

June 1, 2022
June 2022

near Serra do Matoso, Rio de Janeiro (Brazil)

Iniciamos a exploração em Três Vendas, lugarejo pertencente a Piraí, cuja via principal é pavimentada com o centenário calçamento cabeça-de-negro (parecido com o pé-de-moleque).

Como não há sinal de celular e também não havia comunicação com os satélites, devido à manhã nublada, tivemos que andar às escuras, confiando na memória deste guia para intuir as direções.

Por causa disso, a marcação inicial virou uma reta, além de termos pegado uma trilha errada (seguimos reto ao invés de subir a estradinha que atravessa um pasto degradado) que nos fez perder alguns quilômetros e tempo preciosos. Mas que acabou valendo pela beleza dos lugares trilhados.

De volta ao caminho correto, a marcação terminou inesperadamente outros tantos quilômetros antes de completarmos o circuito, devido à queda repentina da bateria do celular, que já não aguenta mais como antes a "fome" deste aplicativo por carga.

Assim, o trajeto total realizado deve ter sido de pouco mais de 20 quilômetros, seguramente, talvez uns 5 km a mais do que o total do circuito original.

Alertas para quem quiser fazer o Circuito das Águas original:
1. há trechos erodidos pelas motos que são bem chatinhos de se passar, ao lado das cachoeiras;
2. há muito sobe-e-desce;
3. pode haver carrapatos. Pegamos poucos, talvez por causa do uso do repelente contra eles;
4. embora a vontade de entrar nos rios seja grande, lembre-se de que há muito gado na área - por isso, as águas podem ter uma quantidade maior de coliformes fecais, o que desaconselha o banho;
5. Por conta da mesma razão acima, esta é uma caminhada indicada apenas a quem não tenha ressalvas a encontros com cabeças de gado e com o que eles produzem - ou seja, bosta e urina. Embora esses "aromas" façam parte da identidade rural do lugar;
6. Há muito pouca sombra. Daí, é percurso para se fazer em meses mais frescos. Ou então se proteger bem e carregar mais água, já que não há pontos confiáveis de abastecimento.

Enfim, um roteiro bonito, com referências históricas importantes, mas um pouco degradado (devido ao antigo cultivo do café, à pecuária e às motos fora de estrada).

De qualquer forma, o lugar vale a visita. E também uma esticada (motorizada, já que o é distante) até o Rancho Cláudio Cordeiro, onde há boa comida e uma boa diversidade de atividades de lazer (piscina, tirolesa, criações, etc.).