Circuito - Cidade de Pedra e Canyon do Seu Sirio

Photo ofCircuito - Cidade de Pedra e Canyon do Seu Sirio Photo ofCircuito - Cidade de Pedra e Canyon do Seu Sirio Photo ofCircuito - Cidade de Pedra e Canyon do Seu Sirio

May 5, 2024
May 2024

near Cocalzinho de Goiás, Goiás (Brazil)

Circuito - Cidade de Pedra e Canion do Seu Sirio
Monumento Natural Cidade de Pedra, Pirenópolis, Goias (MG)

* Não faça fogueiras
* Recolha seu lixo
* Use ShitTube
* Respeite a Natureza, as comunidades locais e os Montanhistas.

COMO CHEGAR
Apesar de sua localização ser em Pirenópolis, o trajeto mais acessível é pela cidade de Cocalzinho de Goiás. A Rota do aplicativo "Maps" foi precisa, basta segui-la.
Para chega no local, são 17km de estrada de terra em boas condições. Se não tiver pressa, chega tranquilo em carros de passeio.
Antigamente no local de início da trilha tinha um estacionamento que hoje está desativado. Porém, tem muito espaço para encostar o carro na beira da estrada.

CLASSIFICAÇÂO
Dificuldade Técnica: Baixa
Dificuldade Física: Moderada-Baixa
Dificuldade de Navegação: Moderada
Isolamento: Moderado

SOBRE A TRILHA
A trilha apesar de consolidada, não é autoguiada e tem muitas bifurcações, sendo fácil de se perder entre as formações rochosas.
Aconselho a fazer de maneira autônoma apenas para pessoas experientes no mundo outdoor e utilizando aplicativos de GPS. Caso contrário, contrate um guia local.

A TRILHA
O Circuito contempla todos os pontos de interesse da Cidade de Pedra (Mirante do Mamute, Porta Retrato, Portal Romano, Dromedário e Garoto de Boné), sendo que os principais se encontram na "IDA" do Circuito.
A Cidade de Pedra termina no "Garoto de Boné" a partir daí é uma esticada para o Canyon do Seu Sirio. Para chegar até lá, boa parte do trekking é feito por um leito seco de um rio. Ao chegar próximo ao Canyon, contorne por uma trilha na margem direita (WayPoint do 3.95km desse Tracklog - Esse é o ponto que mais gera confusão). Essa trilha reencontra com o rio a frente, então, é só seguir pelas margens até o ponto mais distante desse TrackLog. No fim do Canyon do Sirio tem um bom poço para nado com uma queda d'agua bonita. A partir desse ponto, acesso é apenas por Rapel.

Fiz o Retorno ao ponto de partida pegando uma interessão a esquerda (Identificada no 7.35km desse Tracklog). A partir desse ponto, não tem mais pontos de interesse . A trilha segue simples e contornando algumas formações rochosas e se encontra com a trilha da "IDA" praticamente no estacionamento.

(Opinião)
Esse caminho que optei pra voltar só vale a pena para o trilheiro que quer desenhar um Circuito. Acho mais interessante voltar pelo mesmo caminho de "IDA", apesar de um pouco mais longo.

OBSERVAÇÕES

01) Em ritmo moderado, fiz a trilha em 5h30min, com paradas para fotos, lanches e banho de cachoeira .

02) Ponto de Água apenas no Trecho do Canyon do Seu Sirio. Mesmo assim necessário utilizar purificador (Clorin ou Filtro)

03) Trilha com alta exposição ao Sol. Utilize Roupas UV+, bonés e protetor solar

04) Atenção e respeito com animais peçonhentos! Aconselho utilização de Bastões de Caminhada, eles podem ser úteis para rastrear a trilha.