Photo ofCircuito - Capela Nossa Senhora do Pilar (Ribeirão Pires) x Gruta de Santa Luzia (Mauá) Photo ofCircuito - Capela Nossa Senhora do Pilar (Ribeirão Pires) x Gruta de Santa Luzia (Mauá) Photo ofCircuito - Capela Nossa Senhora do Pilar (Ribeirão Pires) x Gruta de Santa Luzia (Mauá)

April 9, 2023
April 2023

near Santa Luzia, São Paulo (Brazil)

Circuito feito entre o bairro Pilar Velho no município de Ribeirão Pires e o Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia, em Mauá.
A primeira parte do trecho , no Bairro Pilar Velho, começa por uma trilha que geralmente é usada por motociclistas, cortando um pequeno morrote , e passando por cima de um túnel do Rodoanel. Depois que passar por cima do Túnel (você ouvirá o barulho dos carros passando no Rodoanel), tem uma bifurcação, que pegando à direita, irá levar até o Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia. A trilha para o parque, aparentemente não é clandestina, porque não existe placa alguma de "acesso proibido", e chegando em uma trilha oficial dentro do parque, também não existem seguranças que queiram te barrar. Dentro do parque existem vários atrativos, mas fui apenas nos dois principais, que é a Gruta de Santa Luzia, onde também se localiza a nascente do Rio Tamanduateí, e um local que existem vários bancos de pedra, e uma pedra meio que desenhada em forma de coração, popularmente chamada de Pedra do Amor.
Logo após essa breve visita, retornei pela "trilha clandestina", e fui em outra direção na bifurcação, onde sai em uma bela área gramada, que serve bem de opção para camping, e também dá pra ver o rodoanel e a entrada do Túnel, e a antiga Pedreira Santa Clara.
Seguindo em frente, a partir desse trecho, a trilha aparentemente não tem sido muito usada, pois o mato está muito alto, e tem muitas árvores caídas.
Chegando no fim da trilha, o percurso cai numa avenida bem movimentada e recém-pavimentada, onde tem também um viaduto do Rodoanel. Seguindo por baixo deles, irá chegar numa bifurcação, onde de cara já terá um ponto de ônibus. Se quiser optar por fazer o percurso ao contrário, também dá, e é até melhor, pois existe um bar próximo.

Para chegar no início dessa gravação, saindo da Estação Ribeirão Pires da Linha 10-Turquesa, vá até o Terminal Rodoviário e pegue o ônibus Linha 32-Jardim Iramaia, diga ao motorista que você quer descer no ponto próximo á Capela Nossa Senhora do Pilar.
A volta é com a mesma linha de ônibus. A dica é fazer esse percurso de domingo, pois os ônibus municipais de Ribeirão Pires possuem tarifa zero nesses dias.
Leve pelo menos 1 litro de água, a água potável mais próxima está na trilha dentro do parque da Gruta de Santa Luzia. Divirta-se e leve seu lixo embora.

PictographBus stop Altitude 2,546 ft

Ponto de ônibus

Local onde terá que descer, fica próxima a escadaria que leva até a Capela Nossa Senhora do Pilar.

PictographReligious site Altitude 2,705 ft

A Capela Nossa Senhora do Pilar, está localizada na cidade Ribeirão Pires. Exatamente na Rua Alecrim, 01 – Pilar Velho. Foi erguida no ano de 1714, pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e, abençoada pelo Frei Pacífico, em 25 de março de 1714. No local da Capela, criou-se um povoado que, anos mais tarde, transformou-se no Bairro do Pilar. Essa capela é considerada um importante exemplar arquitetônico do século XVIII. Apresenta em sua elevação frontal uma torre, feita no ano de 1809. Sobre o trecho da nave, possui apenas uma porta, com verga em arco pleno. Enquanto isso, a fachada tem uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. Um fato importante é que: a construção chegou até os dias atuais praticamente inalterada e intacta. A base da Capela foi feita com taipa de pilão e, possui 40 centímetros de espessura. De acordo com registros antigos, o ponto turístico foi construído por taipeiros, escravos e entalhadores. Aproximadamente um século depois de erigida, em 1809, a Igreja recebeu uma torre, como foi mencionado anteriormente, ela foi feita a partir de alvenaria de pedra. Com isso, a população de Ribeirão Pires cresceu de maneira significativa, assim como a edificação de residências e comércios na cidade. A Capela Nossa Senhora do Pilar foi considerada como um marco fundador de Ribeirão Pires, ademais, é um dos símbolos mais famosos da religião católica do Brasil. É o monumento religioso mais antigo do ABC Paulista e, um dos mais conservados. Além disso, suas escadarias lembram as de capelas e igrejas de Portugal. Uma curiosidade sobre essa Capela é: ela é considerada como o único patrimônio histórico de Ribeirão Pires e, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico. Assim, garantindo que a Capela Nossa Senhora do Pilar jamais seja destruída ou descaracterizada, mantendo sua aparência original. Por isso, o ponto turístico segue praticamente inalterado e muito bem conservado, mesmo tendo sido construído a séculos atrás.

Passando com a cabeça nas nuvens, nem percebi a trilha do lado esquerdo da estrada e segui reto, daí quando percebi, voltei, parece que ela fica dentro de uma propriedade, mas não pertence á mesma, pode entrar tranquilo.

Logo no início já se tem uma bifurcação, vá pela esquerda.

PictographLake Altitude 2,647 ft

Formado pelo Córrego Peri Peri, esse lago está localizado ainda na parte baixa da trilha. Acredito que a água não representa perigo, pois muitas pessoas pescam ali, só não recomendo nadar por não saber a profundidade, e nem beber.

Nesse ponto passa exatamente por cima do Túnel Santa Luzia.

Uma clareira de onde pode-se avistar uns bairros na divisa entre Ribeirão Pires e Mauá.

Nesse ponto para a esquerda segue para o Mirante da Pedreira, e para a direita vai para o Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia.

Vá para a esquerda.

Vá para a esquerda novamente.

Mirante

Nesse ponto é possível avistar o Pico do Cruzeiro, o 3º ponto mais alto da cidade de São Paulo.

Seguindo pela direita, você pegará a trilha que dá acesso ao Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia. Conforme eu disse no relato, não existe cerca, ou qualquer placa dizendo que por ali o acesso é proibido.

Do mesmo jeito que não existem placas avisando algum acesso proibido, chegando nessa bifurcação, também não existem nenhum tipo de guarda que possa proibir seu "acesso clandestino" ao parque. Popularmente conhecido como Parque da Gruta, o Parque Municipal da Gruta de Santa Luzia é composto por uma grande área remanescente de mata nativa e áreas de reflorestamento com eucaliptos. Ele faz divisa com a área de proteção aos mananciais, sendo um refúgio para pequenos mamíferos, como esquilos e saguis, além de diversas espécies de aves e répteis como lagartos, tartarugas e pequenas cobras. Nele encontram-se nascentes do Rio Tamanduateí, integrante da bacia hidrográfica do alto Tietê, que atravessa, além de Mauá, os municípios de Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, até desaguar no Rio Tietê. Com 450.899,68 m², a área provavelmente fez parte de uma fazenda pertencente aos beneditinos, entre os séculos XVI e XVIII, durante o período de ocupação da região. Mais tarde, parte dessa área passou para as mãos de particulares, recebendo o nome de Sítio Itapeva ou Sítio da Pedra Grande. As pedreiras de granito passaram a ser a principal atividade econômica desenvolvida na área.

PictographCave Altitude 2,691 ft

Numa destas pedreiras havia a gruta, caverna natural que abriga uma das nascentes do rio Tamanduateí. Os escarpelinos ou canteiros, trabalhadores que cortavam os blocos de granito, quando feriam os olhos com lascas de pedras lavavam-nos na água da nascente invocando a proteção de Santa Luzia, protetora dos olhos no catolicismo. Uma imagem de Santa Luzia foi levada em procissão pelos bairros de Mauá e colocada na gruta, onde permaneceu por vários anos. O proprietário da área, ao proteger o entorno da Gruta de Santa Luzia, protegeu também um importante remanescente de Mata Atlântica. No início de 1974, a Prefeitura de Mauá criou o “Parque da Gruta”. Em 1992, o Parque Municipal foi contemplado com recursos do orçamento do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Secretaria Especial do Meio Ambiente, e o Parque recebeu novo nome “Parque Ecológico de Mauá”, oficializada pela Lei Municipal nº 2.425/1992. Promulgada em 1990, a Lei Orgânica do município determina que a “área verde do Parque Municipal de Gruta” deve “ser considerada intocável, para manutenção do ecossistema local” (artigo 173). A Lei nº 3.272/2000, que disciplina o uso, ocupação e urbanização do solo, estabelece que o “Parque Municipal da Gruta de Santa Luzia será regulamentado conforme o Decreto Federal nº 84.017/1979, que dispõe sobre Parques Nacionais”. A Lei nº 4.968/2014 determina ainda a elaboração do Plano de Manejo do parque e a submissão de qualquer tipo de alteração das características atuais à legislação municipal, estadual e federal, em especial as que tratam das Áreas de Preservação Permanente e do Bioma Mata Atlântica. Em 2009 foram identificadas na área do Parque, sete espécies da flora que constam nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. Os principais objetivos do parque são a proteção e a preservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade, podendo ser utilizado para fins científicos, culturais, educativos e recreativos, desde que compatíveis com tais objetivos. O Parque da Gruta recebe durante a semana principalmente o público acima de 30 anos, principalmente para atividades físicas, aos finais de semana muitas famílias. Além de estudantes de escolas públicas e privadas, de diferentes níveis de ensino, que nas visitas agendadas participam das trilhas monitoradas. As águas da nascente são impróprias para consumo humano. A conclusão é de estudo realizado pelo Centro Universitário Fundação Santo André, que começou no segundo semestre de 2007 e terminou no ano seguinte. Em trecho distante cerca de 300 metros da gruta, os pesquisadores localizaram na água a presença de micro-organismos que são encontrados em fezes humanas. Por conta da contaminação por esgoto doméstico, apesar de imprópria ao consumo humano, pode ser utilizada sem prejuízo em outros processos. Para realizar o estudo, foram coletadas amostras de água do Tamanduateí em seis pontos, ao longo de 12 quilômetros do rio, entre Mauá e Santo André. O mapeamento espeleológico da Gruta de Santa Luzia foi efetuado pelo Grupo Pierre Martin de Espeleologia.

Essa trilha segue para uma outra nascente dentro do parque.

Segundo estudos não é muito seguro consumir essa água, leve clorín.

Siga pela direita.

PictographMonument Altitude 2,757 ft

Pedra do Amor

Diz uma lenda em Mauá que quem passa a mão em uma pedra situada dentro do Parque Ecológico Gruta Santa Luzia atrai um relacionamento afetivo. Batizada como “Pedra do Amor”, e em formato de coração, a rocha atrai muitos visitantes por mês.

PictographCampsite Altitude 2,932 ft

Área de camping

Uma área gramada muito boa para fazer acampamento.

Mirante da Pedreira

Nesse ponto pode-se avistar a antiga Pedreira Santa Clara.

Vista do Túnel Santa Luzia, do Rodoanel.

PictographInformation point Altitude 2,849 ft

Essa área encontra-se com vários vestígios de desmoronamentos, se for seguir esse caminho com moto ou bicicleta, não conseguirá passar, ou passará com muito sufoco.

Nesse ponto acaba trilha por dentro da mata, agora a caminhada é pela avenida, vá pela esquerda, sentido o viaduto do Rodoanel.

PictographBus stop Altitude 2,528 ft

Aqui passa a mesma linha que do início do percurso, os intervalos são bem regulares. Uns 10 minutos a frente do mesmo sentido do início, existe um bar, que também tem um ponto de ônibus em frente, pode esperar ali também.