Activity

Circuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN)

Download

Trail photos

Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN) Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN) Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN)

Author

Trail stats

Distance
12.2 mi
Elevation gain
3,268 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,222 ft
Max elevation
2,196 ft
TrailRank 
66
Min elevation
873 ft
Trail type
One Way
Time
one day 18 hours 11 minutes
Coordinates
3393
Uploaded
October 6, 2022
Recorded
September 2022

near Malhada do Cordeiro, Rio Grande do Norte (Brazil)

Viewed 481 times, downloaded 14 times

Trail photos

Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN) Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN) Photo ofCircuito Pai Pedro: Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e Serra das Cruzes (Acari-RN)

Itinerary description

ATENÇÃO Leia as observações no final para seguir algumas regras de conduta e os trilheiros continuarem bem-vindos

CIRCUITO PAI PEDRO

Essa trilha percorre a pé um trecho em torno do Açude Gargalheiras passando pela Serra do Pai Pedro, Serra do Minador e por último pela Serra das Cruzes. Percurso em forma de circuito com duração de 3 dias com pernoites em acampamentos selvagens na Serra do Pai Pedro e na Serra do Minador, respectivamente. Também pode ser feita em dois dias com apenas uma pernoite no açude Gargalheiras.

Uma bela trilha com mirantes tanto para o nascer como para o por do sol em todos os pontos de acampamento da trilha. Por ser dividida em 3 dias, no geral, a trilha tem esforço físico moderado, mas classifiquei a dificuldade técnica como difícil. Confira a seguir os detalhes de como fazê-la.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking independente e autossuficiente com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 20 Km;
Ganho de elevação: 996 m;
Pernoites: 2 pernoites em acampamento selvagem;
Dias: 3 dias (primeiro dia começando na parte da tarde e o último dia terminando pela manhã);
Melhor época: No período entre abril e julho. Também é possível fazer nos outros meses;
Data e hora de início: 16 de setembro de 2022 às 15h;

VÍDEO

You Tube - Trilha Circuito Pai Pedro

COMO CHEGAR

A cidade mais próxima do começo da trilha é Acari/RN. Por ser uma cidade bastante central na região do Seridó, bem como turística, ela possui várias opções de hospedagem e restaurantes. Outra opção mais próxima, seriam as pousadas no Povoado Gargalheiras, que é o local onde a trilha começa.

Como visto, a trilha está em forma de circuito, logo tem começo e fim no mesmo local onde deixamos o carro. Assim, o caminho não se repete e a logística de resgate é facilitada. Deixamos o carro em Andinho de Bulhões (contato no final), que também faz a travessia do açude até o início da trilha no sítio Carnaubinha.

O CIRCUITO

Como dito anteriormente, a trilha começa e termina em Andinho de Bulhões, que faz a travessia de barco pelo açude até o local de subida da Serra do Pai Pedro. Para não ficar tão pesado, o percurso está dividido em duas pernoites. O acampamento da primeira noite fica próximo a um dos mirantes da Serra do Pai Pedro, sendo possível avistar a cidade de Currais Novos.

No dia seguinte (Dia 2), o percurso continua por cima da serra para então descer e sair por trás da Serra das Cruzes. Ainda nesse dia, a caminhada continua até a Serra do Minador, local de acampamento da segunda noite. No dia seguinte (Dia 3), a trilha vai até o topo da Serra das Cruzes e em seguida desce de volta a Andinho de Bulhões.

O percurso utilizado foi por trilhas já bem estabelecidas nas serras. Por ser um local bastante frequentado por trilheiros e moradores da região, as trilhas estavam abertas e bem demarcadas. Principalmente por ter sido feito na época da estiagem.

Apenas alguns pequenos trechos na parte de acesso aos mirantes do primeiro dia encontravam-se fechados, mas nada que atrapalhasse a caminhada. Quando for fazer, considere levar um facão principalmente na época das chuvas quando a trilha fica mais fechada por conta do mato.

O percurso possui algumas bifurcações importantes que levam a caminhos diferentes. Elas foram colocadas no percurso. Fique atento a elas!

O primeiro dia (DIA 1 - ANDINHO DE BULHÕES À SERRA DO PAI PEDRO) começa em Andinho de Bulhões, atravessa o açude de barco e sobe em direção aos mirantes na Serra do Pai Pedro. No segundo dia (DIA 2 - SERRA DO PAI PEDRO À SERRA DO MINADOR), continua por cima da Serra do Pai Pedro e em seguida desce a serra em direção à Serra do Minador, onde acampamos para começar a volta do terceiro dia. O terceiro dia (DIA 3 - SERRA DO MINADOR À ANDINHO DE BULHÕES) é basicamente a descida do Minador, em seguida a subida da Serra das Cruzes e por fim a volta para Andinho.

DIA 1 - ANDINHO DE BULHÕES À SERRA DO PAI PEDRO

Esse dia começa com a travessia do açude e termina no acampamento próximo a um dos mirantes da Serra do Pai Pedro. A trilha tem início em Andinho de Bulhões, onde deixamos o carro e nos preparamos para fazer a travessia do açude.

A travessia do Açude Gargalheiras é um atrativo a parte da trilha. O açude é formado pelo barramento das águas do Rio Acauã e foi construído na década de 1940 com o aproveitamento do gargalo entre as serras do Minador e a Serra do Pai Pedro. Da época da sua construção, acabou surgindo a comunidade Gargalheiras que foi na época uma pequena vila construída para os trabalhadores da barragem.

O combinado com Andinho foi ele deixar próximo a um dos pontos de subida da serra, localmente chamado de Serra do Pote. A Serra do Pote faz parte da Serra do Pai Pedro e é chamada assim pelos trilheiros e nativos por ter um poço de água em um lajedo. Além dessa subida, há também a subida para a Serra do Abreu, que é outro nome local que faz parte da mesma serra.

Esse dia tem cerca de 4 km até o ponto de acampamento. Mas não subestime a distância por ser a maior parte de subida. Como no caminho há um ponto de água, subi a serra usando apenas 1 litro de água e no ponto de água peguei mais água para usar no acampamento e no dia seguinte.

O ponto de água é chamado de pote por se tratar de uma cavidade na rocha de aproximadamente 2m de circunferência e uns 1,5m de profundidade. Moradores da região falam que ele nunca seca mesmo no período de seca. O poço é muito bem conservado e é fechado com pedras para evitar a sujeira e evaporação da água. Não desperdice água e colete adequadamente para evitar sujá-la.

A travessia do açude começou por volta das 15h, mas o ideal é sair um pouco mais cedo. Chegamos no pote durante o por do sol e ainda tinha um trecho de 1km até o ponto de acampamento nos mirantes da serra. Quando saímos de lá acabamos caminhando um tempo no escuro e usamos as lanternas.

Após a travessia do açude, a ideia é achar a trilha principal que é utilizada para a subida da serra. Ela fica à esquerda do ponto onde a canoa parou. A caminhada segue bem aberta até passar por uma cerca e continuar por entre umas trilhas de veredas. Devido a mudança do nível da água do açude, esse trecho está sempre sofrendo modificações.

Quando encontrar a trilha de subida pegue a direita e siga sempre subindo até encontrar a primeira bifurcação do primeiro dia. Na bifurcação pegue à esquerda para seguir direto para o pote e assim poupar tempo. À direita seguirá em direção à Serra do Abreu.

O setor do pote possui uma bela visão para o por do sol e você pode aproveitar enquanto pega água para usar no acampamento e no próximo dia. Um pouco depois do pote há um local para acampar, você pode usá-lo, caso esteja escuro e não se sinta seguro para seguir adiante e acampar no setor dos mirantes.

O acampamento utilizado fica num lajedo distante aproximadamente 1 km do pote. O local é pequeno e tem vaga somente para umas duas ou três barracas. Por ser uma área bastante exposta (sem barreiras para o vento), pegamos muito vento no dia que fomos.

A ideia desse local é ficar mais próximo aos mirantes e pegar o nascer do sol no outro dia. Existem dois mirantes: um para o lado oeste (Mirante Oeste), que tem vista para a cidade de Currais Novos e para a Serra do Chapéu, e outro mirante para o lado norte (Mirante Norte), com visão para o açude e a Serra da Lagoa Seca.

DIA 2 - SERRA DO PAI PEDRO À SERRA DO MINADOR

Esse dia tem uma distância total de 13 km até o destino final no acampamento na Serra do Minador. O percurso alterna algumas subidas com descidas não tão íngremes e uma descida mais forte final da Serra do Pai Pedro. Por ser grande parte do dia de descida, o dia não fica tão pesado para a subida final da Serra do Minador. A caminhada foi dividida com a descida do Pai Pedro na parte da manhã e subida do Minador à tarde.

O começo do dia tem a ida aos mirantes nomeados no tracklog como Mirante Oeste e Mirante Norte e uma segunda ida até o pote para abastecimento de água do dia. Antes de ir para o pote, deixamos as mochilas escondidas na sombra de uma mata. Peguei 2 litros e meio de água para ir até o próximo ponto de água do dia que fica na comunidade de Gargalheiras.

A trilha segue bem tranquila por cima da serra por entre uma bela mata de Caatinga. A trilha é bastante demarcada e bem aberta sem apresentar problemas para caminhar. Preste atenção às bifurcações desse dia marcadas ao longo do percurso. A descida da serra é bem íngreme e segue até chegar por trás da Serra das Cruzes e a Serra das Cambucas.

Chegamos na comunidade Gargalheiras por volta das 13h onde podemos descansar e esperar o horário mais frio do dia para continuar a caminhada. A cidade dispõe de opções de almoço caso prefira almoçar. Abastecemos a água na Venda de Janeide e seguimos às 15h para o acampamento na Serra do Minador.

O acesso à subida do Minador passa antes por uma porteira ao lado da estrada que se encontrava fechada. A trilha segue por uma estrada carroçável até chegar numa escada de concreto. Antes das escadas, pegue à esquerda para continuar na trilha. Durante a subida, aproveite ao longo do caminho os dois mirantes para o açude Gargalheiras.

Após a subida, chegamos ao acampamento com tempo para aproveitar ainda os outros dois mirantes mais altos. Esses mirantes são próximos ao local do acampamento sendo um deles com visão para o açude e o outro com vista para o por do sol.

DIA 3 - SERRA DO MINADOR À ANDINHO DE BULHÕES

O objetivo deste dia é fazer o ataque à Serra das Cruzes na parte da manhã. Enquanto nos preparamos para descer, podemos aproveitar do acampamento uma bela visão para o nascer do sol. A volta é pelo mesmo caminho da ida.

Chegamos novamente na venda de Janeide onde deixamos as mochilas para subir a Serra das Cruzes. Nesse momento fizemos a trilha com uma mochila de ataque. A trilha segue por dentro da comunidade até chegar na parte de subida da Serra das Cruzes.

A trilha de subida segue bastante demarcada e aberta até chegar na via ferrata. A via começa num setor quando a trilha acaba e não é mais possível continuar subindo. Nesse momento, observe à direita uma área de rocha mais exposta e vá seguindo com cuidado até chegar na via ferrata.

A via ferrata possui dois lances até adentrar uma gruta por onde a trilha continua até chegar ao topo da serra. Passe por dentro da gruta e saia mais em cima já em cima da serra. A descida é pelo mesmo caminho. Lá em baixo o caminho continua até chegar de volta em Andinho de Bulhões.

CONTATOS

Andinho de Bulhões: (84) 9 9913-0422

OBSERVAÇÕES

- Leve seu lixo de volta;

- Lembre-se, você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- Ponto de acampamento da primeira noite bastante exposto e com muito vento;

- Propriedades privadas no caminho, seja gentil e peça permissão para passagem caso encontre alguém;

- Sempre feche os colchetes, as porteiras/tronqueiras e evite danificá-los;

- A progressão da trilha depende do terreno, estado da trilha, da sua condição física, da navegação, etc. Se conheça primeiramente para poder chegar com segurança antes do final do dia no acampamento. Alguns pontos de acampamento intermediários podem ser encontrados no caminho;

- Apesar da grande presença de mata, o circuito possui algumas partes expostas ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 972 ft
Photo ofPonto Final da Travessia de Canoa

Ponto Final da Travessia de Canoa

Destino final da travessia de canoa pelo açude Gargalheiras

PictographWaypoint Altitude 1,013 ft

Início Trilha de Subida

Trilha principal no Sítio Carnaubinha

PictographFountain Altitude 2,137 ft
Photo ofPote (Ponto de Água)

Pote (Ponto de Água)

Pequeno poço encravado no lajedo. Observação: Não deixar aberto!

PictographPanorama Altitude 1,978 ft
Photo ofMirante da Pedra Redonda Photo ofMirante da Pedra Redonda

Mirante da Pedra Redonda

Um segundo mirante mais a direita do mirante oeste.

PictographPanorama Altitude 1,946 ft
Photo ofMirante Oeste Photo ofMirante Oeste

Mirante Oeste

Visão para a cidade de Currais Novos e para a Serra do Chapéu

PictographPanorama Altitude 2,111 ft
Photo ofMirante Norte

Mirante Norte

Visão para o vale do rio Acauã, Serra do Minador e a Serra da Lagoa Seca.

PictographWaypoint Altitude 2,158 ft

Deixar Mochilas (Dia 2)

Local para deixar as mochilas no segundo dia para ir buscar mais água no pote

PictographLake Altitude 1,997 ft

Poço em Lajedo

Água apenas nos períodos de chuva. Poço com água acumulada da chuva.

PictographRuins Altitude 1,989 ft

Casa de Pedra

Um abrigo construído a partir de uma fenda na rocha com paredes feita de pedras

PictographWaypoint Altitude 1,941 ft

Bifurcação 2 - Dia 2

Pegue a direita para seguir na trilha correta

PictographWaypoint Altitude 905 ft

Descanso

Uma boa sombra para descanso

PictographWaypoint Altitude 943 ft

Porteira

Estava fechada

PictographWaypoint Altitude 941 ft

Bifurcação 3 - Dia 2

PictographProvisioning Altitude 1,031 ft

Mercadinho Gargalheiras

PictographProvisioning Altitude 1,031 ft
Photo ofVenda da Janeide

Venda da Janeide

Ponto de apoio com venda de água mineral e etc. No Dia 3 foi onde deixamos as mochilas para fazer o ataque à Serra das Cruzes

PictographWaypoint Altitude 1,059 ft

Porteira

Estava fechada. Tivemos que pular

PictographWaypoint Altitude 1,160 ft

Bifurcação 4 - Dia 2

Antes das escadas pegue a trilha à esquerda

PictographPanorama Altitude 1,405 ft

Primeiro Mirante - Serra do Minador

PictographCampsite Altitude 1,793 ft
Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2

Acampamento Dia 2

Acampamento na Serra do Minador

PictographPanorama Altitude 1,810 ft
Photo ofMirante Açude - Serra do Minador Photo ofMirante Açude - Serra do Minador

Mirante Açude - Serra do Minador

PictographPanorama Altitude 1,831 ft
Photo ofMirante Por do Sol - Serra do Minador Photo ofMirante Por do Sol - Serra do Minador

Mirante Por do Sol - Serra do Minador

PictographWaypoint Altitude 1,629 ft
Photo ofSerra das Cruzes Photo ofSerra das Cruzes Photo ofSerra das Cruzes

Serra das Cruzes

PictographCampsite Altitude 2,115 ft
Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1

Acampamento Dia 1

Acampamento nos mirantes da serra do pote. Observação: No dia estava com muito vento.

PictographWaypoint Altitude 1,905 ft

Bifurcação 1 - Dia 2

Aqui pegue à esquerda. Se for à direita vai para a Serra do Abreu.

PictographMountain pass Altitude 1,754 ft
Photo ofSerra das Cambucás Photo ofSerra das Cambucás Photo ofSerra das Cambucás

Serra das Cambucás

Visão por trás da Serra das Cruzes e Cambucás no final da descida da Serra do Pai Pedro. Caminho por trás da Serra das Cambucás e da Serra das Cruzes

Comments  (4)

  • fabiogayoso Nov 2, 2022

    Gostaria de fazer esta trilha em janeiro de 2023, no meu aniversario

  • Photo of Tem Trilha
    Tem Trilha Dec 9, 2022

    Qualquer dúvida pode perguntar. Boa trilha!

  • Photo of fhenrique
    fhenrique Dec 24, 2022

    Massa esse circuito

  • Photo of Tem Trilha
    Tem Trilha Jun 26, 2023

    Realmente a região é muito bonita mesmo.

You can or this trail