Photo ofCircuito 5 Picos - Esplanada, Garrafão, Itapanhaú, Gavião e Sapo (Biritiba Mirim - Mogi das Cruzes) Photo ofCircuito 5 Picos - Esplanada, Garrafão, Itapanhaú, Gavião e Sapo (Biritiba Mirim - Mogi das Cruzes) Photo ofCircuito 5 Picos - Esplanada, Garrafão, Itapanhaú, Gavião e Sapo (Biritiba Mirim - Mogi das Cruzes)

one day 7 hours 23 minutes
August 16, 2021
August 2021

near Manuel Ferreira, São Paulo (Brazil)

Circuito 5 Picos de Manuel Ferreira (entre Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim):

1. Pico da Esplanada: inicia subida pela estrada e descida por trilha mais fechada e bem íngreme com deslizamento de pedras e trechos de escalaminhada. Mirantes para várias direções (estava nublado quando passamos). Espaço de umas 3-4 barracas abrigado.

2. Pico do Garrafão: ataque feito por uma trilha que sai da estrada de terra. Mirante é apenas uma janela, o cume verdadeiro é com mata mais fechada. Espaço de umas 1-2 barracas abrigado.

3. Pico Itapanhaú: torre bem alta com vista de 360 graus até da praia (se conseguir subir na antena de telefonia, particular). Vários pontos possíveis de acampar. Subida pela mata e descida por parte da estrada de manutenção da torre.

4. Pico do Gavião (Ou Peito de Moça): cume verdadeiro com trilha muito fechada, vara-mato. Mata em todos os lados e pouca visibilidade. Espaço de camping de 1-2 barracas no Cume Falso (local com um marco)

5. Pedra do Sapo (e Pedra da Forquilha): ótimos mirantes e 2 cumes (Sapo e Forquilha). Trilha de muito fácil acesso então lota de turistas.

Informações importantes:

1- Melhor Acampamento Selvagem no Itapanhaú.
2- Início logo depois do Rancho da Dona Maria, onde é possível estacionar carro (o caseiro está ficando no local).
3- Tem pontos de água confiáveis antes dos Picos Esplanada, Garrafão e Itapanhaú e também depois da Pedra do Sapo. Abastecer com água suficiente para todo o trecho entre subir Itapanhaú (terceiro cume), o Gavião (quarto cume) e o Sapo (quinto cume)
4- Risco de queda na descida do Esplanada: escorregadio, pedregulhos caindo e corda em estado de deterioração.
5- O trecho para ataque da Pedra do Gavião/ Peito de Moça para subir o cume verdadeiro é um vara-mato bem fechado, úmido e de difícil navegação e o ataque ao ponto mais alto faz uma escalaminhada na rocha escorregadia.
6- Há carrapatos nos trechos mais fechados da trilha.
7- Tem muitas bifurcações para outras trilhas, essencial equipamentos para orientação e conhecimento da região.
8- Para quem for de transporte público tem busão que sai da Estação Estudantes da Linha 11 Coral da CPTM leva até o bairro de Manuel Ferreira. O Ponto final é aproximadamente 4,5 km do Rancho da Dona Maria, local próximo do início da trilha.
9- Para quem for de carro até a região do Rancho da Dona Maria a estrada de terra desde Manuel Ferreira está bem esburacada e quando chove tem vários pontos que empoçam água. É possível ir de carro com muito cuidado para não atolar.
10- Sinal de telefone e 4G pega bem baixo e inconstante nos picos (sinal da Vivo). Nos pontos mais baixos, na trilha e na estrada de terra não pegou sinal nenhum.

PictographCar park Altitude 2,533 ft

Início logo após Racho da Dona Maria

Sem água na Cachoeira da Sabesp. Só Pedra

PictographCampsite Altitude 3,428 ft

PictographRisk Altitude 2,776 ft

Trecho com risco de queda

pequeno espaço para 1/2 barracas

PictographCampsite Altitude 3,540 ft

Camping Itapanhaú (o maior da travessia)

Pico Itapanhaú

Ir reto na subida para Pico do Gavião. Direita para voltar para a estrada do Rancho da Dona Maria. Esquerda para seguir sentido Lago dos Andes

PictographCampsite Altitude 3,011 ft
Photo ofCume Falso - Marco Geodésico . Espaço pra acampar 2 barracas Photo ofCume Falso - Marco Geodésico . Espaço pra acampar 2 barracas

Cume Falso - Marco Geodésico . Espaço pra acampar 2 barracas

Espaço cabe 2 barracas na emergência

PictographRisk Altitude 3,212 ft

Pedra Exposta. Contornando pela esquerda mais fácil de escalar.

Ponto com 2 subidas: Pedra do Sapo e do Gavião

Direita

Esquerda: volta para a Estrada de Manuel Ferreira. Direita: estrada de manutenção da Torre do Itapanhaú.

• Photo of Gugaaa
    Gugaaa Feb 16, 2022

Fiz essa trilha, mas sem subir nos picos do Garrafão e do Gavião. Ainda volto lá pra fazer os 5. Navegação um pouco complicada da descida do Esplanada até encontrar o rio e a estrada que o margeia em direção ao Garrafão.

• Photo of Amanda Barros M.
    Amanda Barros M. Mar 24, 2022

Ótimo relato e belas imagens! Logo logo viu seguir essa rota e volto pra falar como foi 😉

Henrique Baldo Mar 25, 2022

Legal Amanda comenta mesmo eu gostei muito desse rolê. Montei esse roteiro juntando informações de outros caminhos tentando achar o mais otimizado, achei que ficou uma sequência excelente

E aí Gugaa beleza? Esse trecho é mesmo de Descida do Esplanada é mais difícil vários caminhos erodidos e alguns se fecham. Ali acho que é o trecho mais perigoso

Marcelo Freitas 12 Oct 7, 2022

Fala Henrique, tudo tranquilo meu brother.
    Em alguns dias irei realizar este Track, com camping e queria duas dicas suas.
    Melhor ponto de camping para uma barraca com um visual top e outra se para fazer o Camping é tranquilo sem restrições.

Henrique Baldo Oct 11, 2022

Fala Marcelo, tudo bem?
    Pra 1 barraca em todos os cumes cabe. Mas o melhor de vista e espaço é o Itapanhaú com certeza. O único porém é que como tem uma torre de telefonia particular cercada lá (alguns sobem na torre pra ver a vista entrando pela cerca). Tem uma estrada de manutenção que chega lá (pegamos parte da estrada depois do Cume do Itapanhaú por menos de 1km). Nunca ouvi algum relato de restrição de ficar acampado fora da área da cerca. É comum ir galera acampar lá pois o caminho pela estrada de manutenção é fácil. O melhor é acampar do lado oposto da estrada no Itapanhau. Os outros pontos não conheço nenhuma restrição.

Marcelo Freitas 12 Oct 11, 2022

Vlw pela dica Henrique 🤙🏼

Henrique
    Desculpa te encomendar novamente, você acha que o Track na sua opinião fica mais pesado iniciando pelo Esplanada ou pela Pedra do Sapo, qual vai exigir mais fisicamente no 1° dia tendo como ponto de acampamento o Itapanhau?

Henrique Baldo Oct 12, 2022

Então Marcelo o trecho mais dificil é do Esplanada X Itapanhau, além de ter menos gente fazendo esse trecho, a descida do Esplanada sentido Garrafão é bem íngrime e com pedras deslizando.
    Creio que no sentido oposto vai ser bem mais dificil para subir o Esplanada por esse lado, ainda mais que as cordas no local estavam bem degradadas.
    Se tiver mais tempo no primeiro dia o melhor é o mesmo sentido que gravei.

Marcelo Freitas 12 Oct 12, 2022

Mais uma vez muito obrigado Henrique

• Photo of PAULO DELGADO
    PAULO DELGADO Feb 20, 2023

Super obrigado por compartilhar.

Trilhas e trips Mar 17, 2023

E aí Henrique, blz.
    Depois de alguns anos sem voltar à essa região, só me faltava completar a subida do Gavião.
    Se o clima ajudar, vamos ver.
    Li as dicas e o relato, mas vc fez um pernoite?
    Mesmo com o vara mato no trecho final, dá para subir sem muita pressa num bate volta?
    Sabe se ultimamente aquele aceiro que sobe até o Sapo pela trilha oeste continua até o marco geodésico?

• Photo of PAULO DELGADO
    PAULO DELGADO Mar 18, 2023

Augusto, se quiser companhia pra essa trip é só chamar. 11 98025-5515

Trilhas e trips Mar 19, 2023

Paulo, eu tô indo com minha namorada.
    Já fizemos algumas trilhas juntos nessa região, então ela já sabe as dificuldades que podemos ter.
    Abcs

Henrique Baldo Mar 19, 2023

Tudo bem Augusto?
    Eu fiz com pernoite no Itapanhaú. Creio que dá sim pra fazer de bate- volta se o grupo for bem ciente do tempo que falta de dia para voltar (tem muitas bifurcações pelos caminhos importante estar de olho no gps).
    O trecho pro cume do Gavião é sem trilha marcada e fechado mas não é tão longo, acho que dá pra encarar no ataque. Quando chegar perto desse cume vai ter uma escalaminhada numa pedra escorregadia que tem que fazer com calma.
    Da bifurcação do Sapo até o marco geodésico no Gavião tava bem aberto em 2021, é como uma crista essa caminho (nao chegava a ser tão batido como o restante do caminho ao Sapo, mas era bem aberto) . Me surpreendeu quando fiz porque na época tinha poucos tracklogs que usavam esse trecho, creio que usam bastante atualmente.
    Boa sorte nessa empreitada novamente Augusto, qualquer dúvida que eu puder ajudar estou a disposição.
    Abrç

Trilhas e trips Mar 20, 2023

E aí Henrique, blz.
    Fiz ontem a trilha do Gavião.
    Deveria ter levado um facão.
    Depois do marco geodésico, só com track para fazer a trilha.
    Muitos trechos fechados pela vegetação e muito bambuzal. Faz um bom tempo que ninguém passa por lá.
    Saí todo arranhado.
    Aquele trecho final íngreme na Pedra é fichinha perto do que passamos na trilha.
    Levamos uns 40min, mas foram exaustivos.
    Pena que nevoeiro tomou conta quando chegamos no topo.
    Estou editando o track que criei e depois retorno aqui nos comentários

Abcs

PS: Achei um canivete no final da subida da pedra.

Henrique Baldo Mar 22, 2023

Fala Augusto,
    Que bom que chegou ao cume desta vez do Gavião. Grato pela atualização de como está a área agora.

Obs: canivete não era de ninguém que foi comigo, deve ter sido dd outro visitante.

Abrç

Trilhas e trips Mar 23, 2023

E aí Henrique.
    Tô finalizando a edição do track e escrevendo um pequeno relato.

Parece que o canivete é de uma pessoa que passou por lá em Setembro, se não me engano.

valeu

Trilhas e trips Mar 28, 2023

Trilha complicada e difícil.
    Não é para qualquer pessoa. O trecho final de cerca de 1 Km, depois do Marco geodésico é só vara mato com pouquíssimos vestígios de trilha.
    Em vários momentos nos perdemos completamente, já que não dava para ficar visualizando o celular a todo momento para consultar o track.
    E o paredão na lateral do pico é perigoso. Tem subir pelas árvores.
    Muito cuidado

• Photo of Artur Piropo
    Artur Piropo Apr 20, 2023

Olá Henrique e pessoal que já acampou nesses picos! Gostaria de saber como é a segurança de acampar nesses pontos? Digo contra assaltos mesmo ou coisas do gênero. Já tiverem relatos? Levam alguma coisa? Ou que precauções tomam para isso?