Circuito 5 Cumes - Caratuva, Camelos, Pico Paraná, União, Ibitirati

Photo ofCircuito 5 Cumes - Caratuva, Camelos, Pico Paraná, União, Ibitirati Photo ofCircuito 5 Cumes - Caratuva, Camelos, Pico Paraná, União, Ibitirati Photo ofCircuito 5 Cumes - Caratuva, Camelos, Pico Paraná, União, Ibitirati

Very difficult
July 25, 2021
July 2021

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Circuito 5 cumes, fizemos esse circuito em um hiking único começando às 04:30hs e terminando próximo das 22:00hs. Caminhamos em um ritmo devagar, curtindo e com bastante paradas para lanchar. Porém por ser uma caminha de aproximadamente 20km com acumulativo alto de desnível positivo e negativo, exige muito do preparo físico.

Durante todo o trajeto a trilha é bem demarcada, com poucas bifurcações que seja possível de se perder. Na trilha principal, tanto do retorno do PP quanto a subida até o Caratuva, existem diversas fitas demarcando o caminho.

Até o Caratuva levamos aproximadamente 2h15min de caminhada, chegando próximo das 06:45hs. Paramos, contemplamos o nascer do sol (era o objetivo), tomamos um café reforçado, curtimos o mirante com vista para o Taipabuçu e Ferraria, de lá partimos em direção ao Pico Paraná, pela trilha da conquista.

Quando alçamos a trilha principal que leva até o PP, retornamos uns 300m para buscar água (muito tempo de seca, muitas vezes não tem água boa mais pra cima) e de lá seguimos em direção a parte dos grampos.

Por ser sábado e ter muitos grupos subindo e descendo do Pico Paraná, pegamos congestionamento nessa parte, aguardando para poder subir. Subimos até o A2 e de lá pegamos a bifurcação que da acesso ao Cume do Morro do Camelos. Na trilha até o Morro do Camelos, existe 2 pontos água que é possível pegar, não vem tão filtrada quanto a do ponto anterior. Porém em caso de emergia ou para cozinhar está perfeita.

No Morro do Camelos, paramos para cozinhar e almoçar (imaginávamos que estaria cheio o PP e sem sossego para almoçar, fizemos uma ótima escolha em almoçar por ali.)

Saímos do Camelos por volta das 13hs rumo finalmente ao cume do PP. Após chegarmos, comemos mais um pouco (povo come bem) e eu e o Anderson, fizemos o ataque até o União e Ibitirati, em quanto isso as meninas começaram a retornar.

Do PP para esses dois, a trilha é bem visível, porém a descida do PP pro União é tipo um "Esqui bunda" tem que tomar muito cuidado, por que é bem íngreme (o que gera um desgaste considerável na volta para subir).

No União e Ibitirati não encontramos livro do cume. Mas a vista de lá é deslumbrante, valeu muito a ida.

Após retornamos ao PP, passei Rádio para as meninas que estavam já passando pelo Acampamento A2. Começamos a retornar e já escuro, encontramos elas no ponto que coletamos água próximo ao Acampamento A1, fizemos mais um lanche (saco vazio não para em pé) e Seguimos em direção a Fazenda Rio das Pedras pela trilha principal que leva até o PP.

Encerrando por volta das 22hs, visitamos uma pequena queda d'água próximo a base do IAT para deixar os pés na água gelada.
Grupo participante: Aline Lopes, Anderson Santos, Claudia Sollner, Felipe da Rosa Torres, Vanídia Brehm.
Antes de começar a trilha, passe na base do IAT e preencha a ficha de inscrição. Não tem custo nenhum e você fica resguardado caso aconteça alguma coisa na trilha.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.