Rota de Chãos Alcobertas PR2 RMR - Rio Maior

Photo ofRota de Chãos Alcobertas PR2 RMR - Rio Maior Photo ofRota de Chãos Alcobertas PR2 RMR - Rio Maior Photo ofRota de Chãos Alcobertas PR2 RMR - Rio Maior

April 2, 2022
April 2022

near Chões, Santarém (Portugal)

A Rota de Chãos-Alcobertas PR2 RMR, é um percurso pedestre circular situado no concelho de Rio Maior.
Encontra-se bem sinalizado e cuidado pelo município exceptuando-se um ou outro ponto onde a marcação poderia ser melhorada.
O percurso que fizemos é de dificuldade moderada e de fácil progressão.

O percurso, de aproximadamente 17 km, tem como ponto de partida e de chegada o Centro de Tecelagem Artesanal de Chãos, um edifício anexo da antiga casa florestal, recuperado em 1993 e que funciona actualmente como oficina de tecelagem artesanal.

Iniciámos o percurso em direcção à povoação de Chãos.
Ao km 1,7 encontrámos uma bifurcação e seguimos o trilho que não passa pela povoação de Alcobertas. Caso pretendam seguir por Alcobertas para visitar a aldeia e alguns dos pontos de interesse locais, é possível retomar o trilho principal uns quilómetros mais à frente.
Continuámos o nosso percurso caminhando pelo Vale Galego, ao longo do qual foi possível observar as escarpas cujas formações são conhecidas por “Penas da Andorinha”.
A subida para Casais Monizes inicia-se de forma íngreme, por carreiro de pé posto, e é feita por entre chousos.
Mais à frente entrámos no Parque Eólico da Serra de Candeeiros onde se situa o ponto mais alto da montanha dos Candeeiros, 487 m. Em dias de céu limpo é possível ter uma vista privilegiada sobre o Litoral, estendendo-se desde a Figueira da Foz até Cascais. No dia em que fizemos o percurso não havia neblinas junto à costa, pelo que fomos brindados com uma bela imagem do Arquipélago das Berlengas.
Após termos usufruído destas magníficas vistas seguimos caminho passando por uma enorme pedreira atualmente em atividade e, quase a terminar, percorremos uma longa descida por estradão até ao ponto onde, horas antes, havíamos começado o percurso.

Na realidade uma rota com alguma exigência mas que nos encheu a alma.
Não esquecer o farnel e o termo do café quente!
Não esquecer também um bom calçado, pois o trilho é exigente.
Ter bastante atenção em dias quentes e sem nuvens porque o percurso é muito exposto ao Sol.
Levar bastante água.
Boas e seguras caminhadas…

Photo ofCentro de Tecelagem Artesanal de Chãos Photo ofCentro de Tecelagem Artesanal de Chãos Photo ofCentro de Tecelagem Artesanal de Chãos

Centro de Tecelagem Artesanal de Chãos

Variante Escolhemos o trilho que não passa pela povoação de Alcobertas

PictographMountain pass Altitude 436 ft

Vale Galego

PictographMountain pass Altitude 686 ft

PictographMountain pass Altitude 827 ft
Photo ofVista do Vale Galego e das escarpas -Penas da Andorinha Photo ofVista do Vale Galego e das escarpas -Penas da Andorinha Photo ofVista do Vale Galego e das escarpas -Penas da Andorinha

Vista do Vale Galego e das escarpas -Penas da Andorinha

Parque de Merendas

PictographPicnic Altitude 1,270 ft

PictographMountain pass Altitude 1,411 ft
Photo ofParque Eólico da Serra dos Candeeiros Photo ofParque Eólico da Serra dos Candeeiros Photo ofParque Eólico da Serra dos Candeeiros

Parque Eólico da Serra dos Candeeiros

PictographMountain pass Altitude 1,503 ft

PictographLake Altitude 1,512 ft

Lagoa dos Candeeiros

Lagoa dos Candeeiro Reservatório das águas das chuvas no meio da aridez da serra.

PictographMountain pass Altitude 1,381 ft

PictographMountain pass Altitude 1,434 ft

Pedreira em actividade

PictographMountain pass Altitude 1,302 ft

PictographMountain pass Altitude 1,243 ft

Na chegada ao Centro de Tecelagem Artesanal de Chãos

Centro de Tecelagem Artesanal de Chãos, edifício anexo de antiga casa florestal, recuperado em 1993, que funciona actualmente como oficina de tecelagem artesanal,