Cheleiros - Mata Pequena - Penedo do Lexim - Cascata de Anços

Photo ofCheleiros - Mata Pequena - Penedo do Lexim - Cascata de Anços Photo ofCheleiros - Mata Pequena - Penedo do Lexim - Cascata de Anços Photo ofCheleiros - Mata Pequena - Penedo do Lexim - Cascata de Anços

2019
March 30, 2018
March 2018

•   4.3 1 review

near Cheleiros, Lisboa (Portugal)

Cheleiros - Mata Pequena - Penedo do Lexim - Cascata de Anços

PictographMonument Altitude 421 ft

A Aldeia da Mata Pequena é um paraíso que convida ao descanso e ao contacto com a natureza às portas de Lisboa. Trata-se de um tesouro da arquitetura tradicional da região saloia, em plena Zona de Proteção Especial do Penedo do Lexim, que os trabalhos de recuperação fizeram questão em preservar - CM Mafra

Antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, o Penedo do Lexim apresenta uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos. Esta elevação implantada junto à Ribeira de Cheleiros (atual União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros), foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra. O património geológico, arqueológico e natural presente no Penedo do Lexim fundamenta a sua classificação como Imóvel de Interesse Público desde 1975. - CM Mafra

PictographWaterfall Altitude 323 ft

As cascatas do Rio Mourão junto à aldeia de Anços em Montalavar, são um lugar de indescritível beleza, um recanto natural que não julgamos fácil de encontrar tão perto da capital, por momentos pareceu-me que fui transportado até ao Gerês. O Rio Mourão é um afluente do Rio Lizandro.

O Lizandro, também conhecido por Rio de Cheleiros é um rio do distrito de Lisboa, Portugal, que desagua na praia foz do Lizandro junto à Carvoeira, perto da Ericeira no concelho de Mafra. Em diferentes alturas do ano a barra encontra-se fechada por uma língua de areia, sendo necessário a abertura por meios mecânicos. Nasce na freguesia de Venda do Pinheiro no concelho de Mafra e possui uma extensão de cerca de 30 km, tendo como principais afluente, na margem esquerda, a Ribeira da Cabrela. - Wikipedia

• Photo of Marisa Esteves
    Marisa Esteves May 16, 2020

Trilho na generalidade bem marcado pela vegetação, foi fácil seguir as indicações no GPS nos casos de dúvida. Infelizmente não foi possível ver a cascata por ter chovido bastante nos dias anteriores. Já a travessia no Lizandro soube bem, para nos descalçarmos e molhar os pés! Muito boas paisagens!