Activity

Charneca da Ota

Download

Trail photos

Photo ofCharneca da Ota Photo ofCharneca da Ota Photo ofCharneca da Ota

Author

Trail stats

Distance
7.88 mi
Elevation gain
407 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
407 ft
Max elevation
189 ft
TrailRank 
33 4
Min elevation
-18 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 17 minutes
Time
3 hours 54 minutes
Coordinates
2266
Uploaded
December 5, 2021
Recorded
December 2021
  • Rating

  •   4 1 review
Share

near Ota, Lisboa (Portugal)

Viewed 143 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofCharneca da Ota Photo ofCharneca da Ota Photo ofCharneca da Ota

Itinerary description

“Charneca da Ota” é um percurso não sinalizado com início e fim junto à igreja da Freguesia da Ota, Concelho de Alenquer.
Supostamente seria um percurso registado como “PR3ALQ Charneca da Ota”, mas não havendo qualquer referência oficial ao dito PR, nem a devida sinalética, decidi chamar-lhe somente Charneca da Ota.
Como disse tem início junto à igreja, tendo o Rio Ota como anfitrião. O percurso desenvolve-se a sul e a este da povoação, cruzando inicialmente uma das estradas mais antigas do país, a N1, como refere um marco comemorativo desta estrada que data de 1788, colocado numa rotunda, com a seguinte inscrição:

Augusta Rainha / D. Maria I N. SNRa . / A MANDOU FAZER SEM / DO INSPECTOR DO TER / Rº DE LXª. E ESTRADAS / PÚBLICAS O ILLº. E EXMO. / CONDE DE VALLADA / RES NO ANNO DE 1788.
E, na face lateral,
ESTRADA / QUE VEM / DE ALENQ / ER E SANTA / QUITÉRIA

Cruzada a N1, seguimos por estradão de terra batida em zona de sobreiro, acompanhando para Este um fantástico pomar de romãzeiras, carregadas nesta altura do ano (Dezembro), dando uma cor e um sabor especial à paisagem que nos envolve.
Sobreiro e Pinheiro Manso são testemunho da nossa passagem, e são uma boa “camuflagem” à Basa Aérea da Ota, ali bem perto, havendo algumas indicações de Zona Militar que atestam a sua presença, mas que em nada incomoda este fantástico percurso que já cruza a lindíssima Quinta da Torre.
Incomodativa foi a passagem a Aldeia, nome da povoação que tem como vizinhança o Clube de Tiro Vale das Pedras que se fez sentir ao som dos disparos, ali bem junto da estrada de alcatrão que nos levou a cruzar a povoação, e aí entrar numa enorme mancha florestal, talvez a maior do Concelho de Alenquer, de Pinheiro Manso, Sobreiro e Eucalipto.
Tendo como guia em alguns metros o aqueduto do Alviela, é junto ao sifão 26 deste aqueduto que voltamos a oeste e regressamos ao ponto de partida.
No horizonte a Serra de Montejunto, e ali bem perto o Monte Redondo ou o Mamelão da Ota, uma elevação jurássica com altitude de 212 metros, em que na sua base se estende a pequena lagoa da barragem da Chã Alta, uma represa para fins agrícolas, num local tranquilo e que convida a uma pequena pausa no percurso para desfrutar de toda a zona circundante.
Por estradão em zona de eucalipto que aos poucos vai dando lugar ao pinheiro bravo, cruzamos terras de cultivo e canaviais, para ser a oliveira a “senhora” do último troço do percurso que nos leva de volta à Ota.
Um percurso simpático acessível em qualquer altura do ano
Bons Trilhos

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=ViraTrilhos&set=a.4512219572230639

https://www.instagram.com/viratrilhos/

Comments  (1)

  • Photo of José Manuel Carvalho do Bernardo
    José Manuel Carvalho do Bernardo Apr 14, 2024

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilha com alguns troços já vedados ao público ( cerca ), tirando a lagoa/barragem, não tem nada de especial para visitar, para além do facto de haver troços feitos por estrada alcatroada com trânsito automóvel . Não recomendo este trilho

You can or this trail