Chapada Imperial DF - Trilha Longa - sentido horário - Brasilia/DF

Photo ofChapada Imperial DF - Trilha Longa - sentido horário - Brasilia/DF Photo ofChapada Imperial DF - Trilha Longa - sentido horário - Brasilia/DF Photo ofChapada Imperial DF - Trilha Longa - sentido horário - Brasilia/DF

February 12, 2024
February 2024

near Dois Irmãos, Distrig Kevreadel (Brazil)

@chapadaimperial

site:

Essa trilha podera ser feita no sentido horario ou anti horario.
Quem define é a gerente do local Fernanda junto ao guia q vai conduzir vcs.
Ambos os sentidos de direção nao interfere na qualidade do passeio.
Eu ja fiz os dois.
O passeio tem 5 opções de banho em pontos diferentes durante a trilha longa.

No sentido horario, começamos o passeio no carro pau de arara percorrendo pela estrada com uma bela paisagem.

Foi 5 banhos:

Cachoeira Rainha
Imperial
Cânion
Buriti
Poço do quati

A Chapada Imperial é um desses lugares abençoados pela natureza e fazendo uma parte muito importante que é a recuperação de animais silvestres que lá chegam para que se curem e possam voltar p/ a natureza novamente.
Com uma ampla área muito bem preservada, tem o Córrego Dois Irmãos que nasce a 2km da sede e que forma 30 atrativos para contemplação e vários pontos de banho.
Vc terá a opção de apenas ficar na sede e no seu entorno ou fazer uma das duas trilhas disponíveis: Trilha Longa de 4,5km e a Trilha Curta de 1,5km, sendo conduzida por um guia local.
Na recepção vc fara a escolha que pretende fazer.
Escolhi fazer a Trilha Longa de 4,5km.

OBS: Nao se visita os 30 atrativos na trilha longa.
Esses 30 atrativos é espalhado e cada trilha tem uma parcela de atrativos.
Tem que fazer as 2 trilhas p/ conhecer tudo.
Somente os hospedes pode ir no mirante da fazenda.
Quem visita nao pode ir.

Ao lado dos banheiros em direção aos dois primeiros poços, vc poderá ter livre circulação depois para tomar banho no final do passeio após comer um delicioso almoço.
É o Poço Oasis e o Poço Paraíso, que fazem parte da trilha curta tbm.
Olhem o mapa pra que vcs tenham uma ideia do q ira conhecer em cada percurso que escolher.
O local abre a recepção as 9h.
Pode ate chegar antes desse horario, mas a recepção abre exatamente as 9h.

Vc terá um prazo de 1h pra quem for fazer a trilha longa e curtir um quintal cheio de arvores, uma placa de escalada, as araras que vem no seu braço mansinhas, uma lanchonete onde vende lanches de trilha e bebidas e poderá tomar o café da manhã pagando R$ 25,00 (outubro 2022) que é opcional.

A trilha curta tem saida as 14h ou 14:30h.
Ja a Trilha Longa tem saída as 10h, com uma palestra antes da saída explicando como será o passeio. Passaremos por vegetação do cerrado com o guia nos falando da fauna e flora em alguns pontos. O nosso guia no dia foi o Atauan.
A trilha curta e a trilha longa repete poucos atrativos. E tem atrativos que vc vai passar pertinho deles, mas é da trilha curta e o guia nao te leva la...
Isso acontece em outros pontos tbm que ao que parece é somente para os hospedes ou estudantes assim como é o mirante onde o carro pau de arara poderia nos levar e nao nos levou, pois o bate e volta como fiz, esse ponto turistico nao esta incluso....

Ao chegar na sede, agora é hora do almoço e depois ver as araras Jade, Minie, Mikei e outras, tirar um cochilo nos poços q fica pertinho e tomar aquele banho gelado p/ revigorar.
O Almoço é servido arroz branco, galinhada, carne de panela, macarrão, verduras, salada e legumes.
Bebidas vc compra a parte.
Tem uma torneira de agua potavel gratuita.

O atrativo fecha as 17h, então aproveite ate os últimos minutos, pois vale muito a pena.
Aqui tem área de camping e chalés p/ pernoite.

Liga e se informe:
061-99996-1601

As caminhadas são feitas nas antigas trilhas deixadas pelo gado desde o século passado. Elas margeiam o Ribeirão Dois Irmão, de água pura e mineral, que nasce dentro da Reserva oferecendo belezas cênicas inesquecíveis com seus inúmeros poços e suas mais de 30 cachoeiras visitáveis.

As trilhas têm pequenas intervenções como corrimão, escadas ecológicas, pontes, passarelas e deques para segurança das pessoas e da própria reserva ecológica. Feitas dentro dos padrões seguros e de mínimo impacto. As visitas são feitas em grupos, acompanhadas por guias treinados que oferecem segurança e ministram Educação Ambiental ao longo do percurso. São quatro trilhas específicas demarcadas pelo grau de dificuldade: Trilha Curta, Trilha Média e Trilha Longa.

PictographPayment required Altitude 4,001 ft
Photo ofInício sentido horario - 10.53h entramos no carro pau de arara Photo ofInício sentido horario - 10.53h entramos no carro pau de arara Photo ofInício sentido horario - 10.53h entramos no carro pau de arara

Início sentido horario - 10.53h entramos no carro pau de arara

aqui fica a recepção e o estacionamento.

Photo ofO mirante fica a esq - somente para quem estiver como hospede - 1.32km Photo ofO mirante fica a esq - somente para quem estiver como hospede - 1.32km Photo ofO mirante fica a esq - somente para quem estiver como hospede - 1.32km

O mirante fica a esq - somente para quem estiver como hospede - 1.32km

o pessoa fim de tarde tras os hospedes aqui no carro pau de arara pra ver o por do sol

Photo ofinício de trilha após estrada 11.21h - 3.23km - 21 pessoas - condutor foi João Carlos Photo ofinício de trilha após estrada 11.21h - 3.23km - 21 pessoas - condutor foi João Carlos Photo ofinício de trilha após estrada 11.21h - 3.23km - 21 pessoas - condutor foi João Carlos

João Carlos é um amor de pessoa. Nos deixou muito a vontade e cuidava de todos com muita atenção

escadaria - 3.62km

Photo ofcorredeira e ponte de madeira - lindas rochas - 3.96km Photo ofcorredeira e ponte de madeira - lindas rochas - 3.96km Photo ofcorredeira e ponte de madeira - lindas rochas - 3.96km

corredeira e ponte de madeira - lindas rochas - 3.96km

Poção - mas sem banho

cuidado com seus pertences pois podera molhar ao passar debaixo da queda de agua

setor de rochas - 4.14km

Photo ofRaízes e pedras - cuidado ao pisar - ande com cautela Photo ofRaízes e pedras - cuidado ao pisar - ande com cautela Photo ofRaízes e pedras - cuidado ao pisar - ande com cautela

Raízes e pedras - cuidado ao pisar - ande com cautela

Photo ofcânion 8m de profundidade - banho 13.13h chegamos - e saída 13.40h Photo ofcânion 8m de profundidade - banho 13.13h chegamos - e saída 13.40h Photo ofcânion 8m de profundidade - banho 13.13h chegamos - e saída 13.40h

cânion 8m de profundidade - banho 13.13h chegamos - e saída 13.40h

aqui no canion, tem um certo perigo, pois alem de ser bem fundo, a correnteza do lado esq te puxa para onde fica o turbuilao de agua como se fosse um liquidificador e vc podera se afogar. Entao o q recomendo é ir um pedaço a esq onde te puxa e virar pra correnteza da dir q te joga pra fora. Nao ir la na espuma e queda da cachoeira.

escada - 4.64km

trilha e riachos - 4.73km

Photo ofmolha os pés ao atravessar riacho. 5.17km Photo ofmolha os pés ao atravessar riacho. 5.17km Photo ofmolha os pés ao atravessar riacho. 5.17km

molha os pés ao atravessar riacho. 5.17km

Lindo visual das quedas da cachoeira buriti

Photo ofCachoeira buriti. 5.30km. Chegamos 14.19h. banho. saída 14.44 Photo ofCachoeira buriti. 5.30km. Chegamos 14.19h. banho. saída 14.44 Photo ofCachoeira buriti. 5.30km. Chegamos 14.19h. banho. saída 14.44

Cachoeira buriti. 5.30km. Chegamos 14.19h. banho. saída 14.44

água potavel de riacho que nasce logo a cima 5.39km

Photo ofEscadaria pra subir do ladinho da Cascata da pedra vermelha. 5.53km Photo ofEscadaria pra subir do ladinho da Cascata da pedra vermelha. 5.53km

Escadaria pra subir do ladinho da Cascata da pedra vermelha. 5.53km

Photo ofCachoeira toca da onça. Que tem uma toca dela no canto direito. Sem banho. 5.6km 15h Photo ofCachoeira toca da onça. Que tem uma toca dela no canto direito. Sem banho. 5.6km 15h

Cachoeira 3 Marias. Só contemplar. 5.76km

Linda trilha no cerrado. 5.88km

Photo ofPiscina Natura cheia de peixinhos. poço quati banho 6.07km 15.20h saída 15.47 João Carlos tomou banho conosco Photo ofPiscina Natura cheia de peixinhos. poço quati banho 6.07km 15.20h saída 15.47 João Carlos tomou banho conosco Photo ofPiscina Natura cheia de peixinhos. poço quati banho 6.07km 15.20h saída 15.47 João Carlos tomou banho conosco

Aqui tem uma belíssima piscina Natural e uma cascata q faz uma banheira de hidromassagem incrível. Fica dentro da espuma q forma tipo uma banheira. Incrível. Na piscina ao olhar no curso de água, tem a visão de uma borda infinita.

Photo ofescadaria e uma subidinha puxada. Vai parando e olhando pra tras pra ver a paisagem 6.26km Photo ofescadaria e uma subidinha puxada. Vai parando e olhando pra tras pra ver a paisagem 6.26km Photo ofescadaria e uma subidinha puxada. Vai parando e olhando pra tras pra ver a paisagem 6.26km

Cach da espuma e mirante. 6.55km 16.08h

Photo ofArra cheia de chuveirinhos na época de maio pra frente 7km Photo ofArra cheia de chuveirinhos na época de maio pra frente 7km

Arra cheia de chuveirinhos na época de maio pra frente 7km

Photo ofCasa da cuca. Museu a céu aberto. Bichos q estão quase em extinção Photo ofCasa da cuca. Museu a céu aberto. Bichos q estão quase em extinção Photo ofCasa da cuca. Museu a céu aberto. Bichos q estão quase em extinção

Casa da cuca. Museu a céu aberto. Bichos q estão quase em extinção

Tronco cama de onça

Photo ofPoco paraiso. Esse poco tbm vc podera vir tomar banho sem guia. 7.26km Photo ofPoco paraiso. Esse poco tbm vc podera vir tomar banho sem guia. 7.26km

Poco paraiso. Esse poco tbm vc podera vir tomar banho sem guia. 7.26km

Photo ofChegamos na sede. Hora do almoço. Delicia de comida. Compra bebida a parte. 7.35km 16.32h Photo ofChegamos na sede. Hora do almoço. Delicia de comida. Compra bebida a parte. 7.35km 16.32h Photo ofChegamos na sede. Hora do almoço. Delicia de comida. Compra bebida a parte. 7.35km 16.32h