Chapada Diamantina - Vale do Pati (dia 1/5)

Photo ofChapada Diamantina - Vale do Pati (dia 1/5) Photo ofChapada Diamantina - Vale do Pati (dia 1/5) Photo ofChapada Diamantina - Vale do Pati (dia 1/5)

July 15, 2023
July 2023

near Guiné, Bahia (Brazil)

Está trilha foi realizada por mim, minha esposa, Scheila, e nosso filho de 7 anos, o Pedro, fomos guiados pelo Joeldo, nativo com mais de 13 anos de experiência no vale do Pati, excelente profissional.
Começamos a trilha por Guiné, deixamos o carro em um campo aberto, “estacionamento”, após 1,5km de caminhada em terreno levemente acentuado chegamos ao paredão dos Aleixos que dá acesso ao gerais do Rio Preto, campo plano no topo da montanha.
A subida é bem íngrime e com várias pedras soltas.
Após a travessia dos gerais chegamos a outra face do paredão, descansamos no mirante do Pati que permite visualizar do alto boa parte do Vale, tendo com fundo os 3 morros principais, morro Branco, morro do Castelo e morro do Sobradinho, respectivamente da esquerda para direita.
(Neste dia presenciamos um helicóptero que foi fazer o resgate de um turista que estava na localidade chamada de Igrejinha, local onde viríamos passar a nossa primeira noite.)
Após a descida do paredão e uma trilha no meio da mata chegamos na igrejinha, casa do primeiro nativo onde passamos a noite, deixamos as cargueiras na casa e fomos visitar duas cachoeiras próximas, Altina e a cachoeira dos Funis. Após alguns mergulhos voltamos para a casa. Tomamos um banho morno (único durante todo o tempo no Vale) e jantamos na companhia de outros aventureiros, um casal belga uma família de franceses e dois casais de brasileiros. A comida caseira feita no fogão à lenha estava muito boa, tanto que repetimos!
Apesar das acomodações serem simples, poder dormir em uma cama após um dia intenso foi um grande luxo!