CHAPADA DIAMANTINA/BA: POÇO DO GAVIÃO

Photo ofCHAPADA DIAMANTINA/BA: POÇO DO GAVIÃO Photo ofCHAPADA DIAMANTINA/BA: POÇO DO GAVIÃO Photo ofCHAPADA DIAMANTINA/BA: POÇO DO GAVIÃO

February 28, 2024
February 2024

near Rio Prêto, Bahia (Brazil)

===============================
POÇO DO GAVIÃO - VALE DO CAPÃO
MUNICÍPIO: PALMEIRAS/BA
CHAPADA DIAMANTINA
===============================
===================
TRECHO DE 01 DIA
RESUMÃO:

Trilha para o Poço do Gavião, encurtando pela Cascata da Princesinha.

Saindo do Centro da Vila segue pela Rua do “Portal do Wilson”, onde atualmente as vans estacionam para levar os passageiros ao Centro do município de Palmeiras/BA.

Segue toda a rua, precisamente passando por treze postes até visualizar uma bifurcação a direita. Ali começa a trilha.

Trecho inicial de aclive e um pouco íngreme. Poucos metros uma bela vista do Morrão e da Vila do Capão, numa visão mais baixa da paisagem do mirante do Gavião (será explanado mais a frente).

A trilha bem batida vai até a uma pequena queda d água conhecida como “princesinha”. Atravessa o pequeno leito e segue até a bifurcação, pela esquerda, da trilha principal do Poço do Gavião.

A partir da trilha principal o trecho é de leve aclive e acidentado até o inicio da subida para a “Mirante do Gavião e ao “topo” da Serra do Candombá.

Esse trecho da Serra do Candombá deve ter muito cuidado e atenção, pois tem muitas bifurcações.

Logo na saída do Mirante do Gavião deve seguir a bifurcação da trilha pela esquerda. As duas trilhas são batidas então deve se atentar.

Na serra os trechos são mais planos e pouco íngreme, mas com muitas bifurcações.
Desce o trecho da Serra do Candombá até o leito do Rio Preto, onde está localizado o Poço do Gavião. Esse trecho é bem acidentado de aclive / declive.

O Poço do Gavião é formado no leito do Rio Preto, destacando suas águas calmas e frias desse grande poço , sendo um ótimo local para relaxar e se banhar. Na margem esquerda verdadeira, bem no final da trilha, tem uma grande área segura para acampamento.

Aos mais aventureiros poderá descer o Rio Preto e seguir por uma trilha mais abaixo e fazer o “circuito”, fazendo a emenda com a trilha tradicional da Cachoeira do Rio Preto e Rodas.

* Irei classificar como moderado, mas a depender do conhecimento e técnica pode ser uma trilha difícil.
Muito cuidado !

ACESSE:
WWW.OSPOBRESMOCHILEIROS.BLOGSPOT.COM.BR
WWW.FLICKR.COM/FAELFEPI
WWW.INSTAGRAM.COM/FAELFEPI
www.aventurebox.com/fael-fepi

====
Trilha de Rio Prêto a Rio Grande, com passagem por:
- Bico do Gavião (3.2 km)