Chapada das Mesas: Trilha do Bananal

Photo ofChapada das Mesas: Trilha do Bananal Photo ofChapada das Mesas: Trilha do Bananal Photo ofChapada das Mesas: Trilha do Bananal

September 20, 2023
September 2023

near Carolina, Maranhão (Brazil)

Circuito pela Serra da Madeira, saindo do camping Refúgio do Raiz, passando pelo Portal da Chapada.

COMO CHEGAR:
O camping Refúgio do Raiz fica no município de Carolina, a 19km do centro. Para acessá-lo saia de Carolina pela rodovia BR-010/BR-230 sentido Estreito/MA. Há uma placa do lado direito da rodovia, indicando a entrada do camping. Após sair da rodovia, siga por pouco mais de 400 metros por uma estrada vicinal até o camping.

O Google Maps conduz até a estrada de acesso ao camping, tendo em vista que a estrada de terra que leva da rodovia ao camping não está mapeada. Para mais informações utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida" disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
Após atravessar a rodovia, a caminhada segue por uma estradinha arenosa até o sopé da Serra da Madeira. Ao fim da estradinha uma trilha discreta começa a subida a face sul da serra. A subida é moderada, de uma forma geral, alternando com trechos mais íngremes. Próximo ao meio da subida um deslizamento de terra levou uma parte da trilha, no entanto a nova trilha segue atravessando o deslizamento, mais ou menos no mesmo ponto onde havia a trilha.

Próximo ao fim da subida se chega a uma área cultivada, com milhares de bananeiras, entre outras espécies frutíferas. Trata-se de um trecho de difícil orientação, tendo em vista a quantidade de trilhas que há no local, já que é uma área cultivada. Uma trilha discreta segue em declive até o mirante localizado na borda sul da serra, onde é possível avistar o Morro Riacho de Pedra ao sul.

Após uma rápida subida a trilha segue praticamente em nível, com algumas oscilações de altitude. A trilha sai de um cerrado viçoso e desemboca em áreas de vegetação rasteira e espaçada. Passa em um mirante na borda norte, com vistas para Serrinha e o vale do Córrego Bebedouro, além de outro mirante na borda sul, antes de iniciar a longa descida até a rodovia.

Ainda no meio da descida, a trilha passa pelo Portal da Chapada, famoso atrativo da Chapada das Mesas, vindo de um acesso alternativo. Após o mirante a trilha está bem consolidada e sinalizada, praticamente uma estradinha, e assim segue até a rodovia. Na chegada à rodovia há um controle de acesso ao portal, onde pagamos uma taxa de visitação. O retorno até o camping foi feito pelas margens da rodovia, que possui tráfego moderado de veículos.

OBSERVAÇÕES:
- A trilha passa por áreas particulares e públicas, sem restrições para a visitação. No entanto, no atrativo "Portal da Chapada" é cobrada uma taxa quando da saída do visitante (tendo em vista que a entrada ocorre em outro ponto, onde não há controle);

- Trata-se de uma trilha de dificuldade moderada, com subidas e descidas íngremes e escorregadias, trechos de exposição à altura e irregulares. A dificuldade de orientação é moderada, tendo em vista que boa parte do trajeto é feito por trilhas que não recebem uma carga grande de visitantes. Não há sinalização na maior parte do percurso, somente após o Portal da Chapada;

- Taxa de visitação de R$20/pessoa, em SET/2023;

- Há uma pequena infraestrutura no controle de acesso ao "Portal da Chapada", localizado já na parte final do percurso. Não há água corrente ao longo da rota. Levar água e lanche para a atividade;

- Sinal de telefonia no alto da Serra da Madeira;

- Siga as normas locais: não deixe lixo e não faça fogueira.