Chapada das Mesas: Morro do Chapéu

September 20, 2023
September 2023

near Carolina, Maranhão (Brazil)

Circuito pelo Morro do Chapéu, passando por 3 mirantes no alto da mesa.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início a aproximadamente 15km do centro de Carolina. Para chegar ao início da marcação saia de Carolina pela BR-010/BR-230 sentido Estreito/MA. Cerca de 3.5km após passar pelo último acesso da cidade de Carolina (onde há um retorno e um posto), entre à direita em uma estrada de terra, onde há uma casa branca próximo a rodovia. No local não há sinalização para o Morro do Chapéu.

A estrada de terra passa por algumas casinhas, siga por ela por pouco mais de 6km até uma fazenda, onde há uma placa indicando que o caminho para o Morro do Chapéu continua à direita. Siga pela estradinha em meio a mata até onde há um descampado, com uma placa indicando o início da trilha.

ATENÇÃO: o Google Maps NÃO conduz perfeitamente ao local de início da trilha, pelo contrário, indica uma estrada inexistente. Siga as instruções acima e chegará ao ponto inicial.

A TRILHA:
A trilha tem início no sopé do Morro do Chapéu, segue no interior dos capões de mata até o início da subida, de fato. A subida é íngreme, irregular e escorregadia, são aproximadamente 350 metros de extensão e quase 250 de ganho de elevação. Há cordas que auxiliam a subida/descida.

No topo o relevo é suave e as trilhas que levam aos mirantes consolidadas. O primeiro objetivo foi o mirante mais a leste do Morro do Chapéu. Como a trilha até este é mais longa, aparentemente é a menos frequentada, já que o caminho não é amplo como os demais. O retorno é feito pelo mesmo caminho até o ponto de chegada ao topo, de lá seguimos pela esquerda rumo ao mirante mais a oeste do Morro do Chapéu.

Por fim, por uma trilha alternativa margeando a beirada do morro leva ao terceiro mirante, localizado mais ao norte, de onde acompanhamos o por do sol. Retornamos ao ponto de chegada ao topo e descemos pelo mesmo caminho da ida até o ponto de estacionamento.

OBSERVAÇÕES:
- Trata-se de uma área municipal, no entorno do Parque Nacional Chapada das Mesas. O acesso é livre e gratuito. Siga as normas locais: não deixe lixo no local e não faça fogueiras;

- Trilha de dificuldade moderada em virtude do terreno irregular, aclives e declives acentuados. Não há dificuldade de orientação, tendo em vista que a trilha é bem consolidada, apesar de carecer de sinalização;

- Não há nenhum tipo de infrarestrutura no local, levar água e lanche para atividade. Não há pontos de água ao longo da trilha;

- Sinal de telefonia no alto do Morro do Chapéu.