Chácara Apocaliptus - Cachoeiras - Morro do Moreia

Photo ofChácara Apocaliptus - Cachoeiras - Morro do Moreia Photo ofChácara Apocaliptus - Cachoeiras - Morro do Moreia Photo ofChácara Apocaliptus - Cachoeiras - Morro do Moreia

1929
May 19, 2021
May 2021

near Sítio Roberto Metóde, Paraná (Brazil)

Iniciamos a trilha de carro. É preciso parar na chácara Apocaliptus antes para pegar a chave do portão que dá acesso a trilha e pagar uma taxa de R$ 30,00 + R$ 10,00. Com esse valor além de ter acesso a trilha, vc também tem acesso livre a chácara que dispõe uma ótima estrutura de camping, cozinha coletiva, banheiro, chuveiro e até uma lanchonete.

Após pegar a chave e passar pelo primeiro portão, iniciamos a trilha de carro para conhecer as cachoeiras. Paramos em 03 mas tinham mais 02 ainda, vc pode pedir um mapa para o pessoal da chácara. Fiz algumas fotos das entradas nas trilhas para as cachoeiras, são caminhos bem pequenos, pois o rio margeia a estrada.

Então retornamos até a bifurcação, e entramos na estrada que vai em direção ao Morro Moreia, marquei para vcs o ponto final de acesso do carro onde dá para estacionar. A estrada é desafiadora, subimos com um Sandero mas tem pontos de lama, pedras altas e buracos. O ideal é ir com carros mais altos, mas não precisa ser um 4x4. Essa primeira parte do passeio nas cachoeiras até o estacionamento durou 2h desse tempo cronometrado.

Então iniciamos a trilha a pé, começa na estrada, logo à frente tem uma bifurcação, vá para a direita e depois não tem mais erro, é só seguir em frente. Fomos com equipamentos para acampar e mochila cargueira, levamos 1h até o cume. É uma trilha curta, porém um pouco inclinada mas bem tranquila, não tem nenhum ponto de escalaminhada.

Ao chegar no cume, ande um pouquinho mais para trás (1min a mais depois que finalizei a trilha aqui), que encontrará um ponto melhor para camping.
O terreno lá em cima é bastante molhado, e tem poucos lugares bons para barraca, conseguimos colocar 6 no local em que estávamos. Uma dica é fazer um bate e volta e acampar na chácara Apocaliptus.
Não tem ponto de água lá em cima, é preciso levar.

A maior parte do tempo pegamos o céu nublado, mas o pôr do sol foi sensacional! E quando o tempo abria, o visual fazia tudo valer a pena! É lindo demais!

Aqui marquei a trilha só de ida. Mas no retorno chegamos em 30min no carro. Foi bem rapidinho.

Recomendo, é uma aventura muito legal, fácil e com várias opções como camping, cachoeiras, cume e etc.
Um ótimo passeio para vc! :)

PictographCampsite Altitude 2,966 ft

Entradinha do Camping, início da trilha

A chave para este portão precisa ser pega com os adm da chácara Apocaliptus antes.

Deixar o carro neste lugar para voltar um pouco e contemplar a primeira cachoeira

Primeira cachoeira

Subimos um pouco mais antes, pois passamos a entrada sem ver, mas foi um bom ponto para dar a volta. Esta entrada tem uma plaquinha de proibido jogar o lixo que ajuda a identificar.

Após conhecer as cachoeiras, retornamos até este ponto, e na bifurcação entramos à esquerda na subida, agora sim iniciando a trilha ao Morro Moreia. O passeio até aqui, pelas cachoeiras foi de 2h. Agora iniciamos realmente a trilha.

PictographCar park Altitude 4,167 ft

Ponto final para subir com o carro. Bom ponto para estacionamento