Cerro Piltriquitron - El Bolsón/AR

March 18, 2022
March 2022

•   4.8 2 Reviews

near El Bolsón, Río Negro (Argentina)

Cerro Piltriquitron - El Bolsón/AR

Plataforma (começo da trilha) X Refúgio Piltriquitron: 50min
Refúgio Piltriquitron x Cume Principal: 02hs
Cume Princial x Refúgio Piltriquitron: 01:30hs
Refúgio Piltriquitron x Plataforma: 30min

DESCRIÇÃO EM PORTUGUÊS E ESPANHOL:

Após 9km de estrada de chão, serpentiando a montanha chega-se na "Plataforma" local que tem um estacionamento público e onde esta localizado a rampa de voo livre em El Bolsón. Nesses 9km você vai aproximadamente de 350m de altitude a 1220m de altitude, com um visual incrivél.

Muitas pessoas sem transporte e como não tem coletivo nessa estrada, costumam fazer esse trecho a pé (para nós, consideraria a pior parte com carros levantando poeira o a toda passada em dias de tempo seco e uma subida sem fim por 9km).

Após chegada na Plataforma de moto, aproveitamos o entardecer para tomar um café na rampa de voo livre e por volta das 21:10hs começamos a trilha, com o objetivo de chegar no refúgio para acampar. Após 1,2km e alguns minutos de caminhada chegamos no El Bosque Tallado, dali são cerca de mais 1km de caminhada até o refúgio, chegando às 22hs.

Armamos nosso acampamento, cozinhamos, comemos e dormimos. No outro dia após um reforçado café da manhã (quem nos conhece sabe que sempre comemos bem na montanha), começamos o ataque ao cume.

Existe alguns pontos de coleta de água (todos sinalizados no Tracklog), inclusive marcando o último ponto de coleta. Antes de seguirmos direto ao cume, fomos a um Mirante e de lá seguimos para interceptar a trilha tradicional, toda ela bem demarcada, só seguir.

No 6km desse tracklog, existe duas rochas grandes, com um aclive consideravél em meio a rochas soltas, as marcações indicam para passar no meio, mas o melhor é passar pelo lado esquerdo, como o pessoal do refúgio nos orientou. No dia 2 rapazes estavam na nossa frente e foram pelo meio, e se fuderam pra um caralho, tanto que chegamos no cume e eles estavam arrescem saindo desse trecho. Então lembre-se, passar pelo lado esquerdo.

Existe um mirante do cume que fomos na volta, e dali ao cume é só um pulinho. Do Refúgio ao cume (trilha direta) são 3,5km de caminhada. De cima tem vista para o Lago Puelo, Vulcão Tronador, Vulcão Osorno, Glaciares, 3 Picos, realmente um dos lugares mais incrivéis de El Bolsón.

Após um café, comer outra vez, tiramos algumas fotos e começamos a baixar. Em 1h30min chegamos no Refúgio, cozinhamos, comemos, levantamos acampamento e baixamos para plataforma.

OBS:
* Piltriquitrón na língua mapuche significa "colina pendurada nas nuvens" (nesse dia estava lindo o tempo e sem nuvens);
* El Bosque Tallado, surgiu após um incendio na decáda de 90, onde o escultor Marcelo López, teve a brilhante ideia de aproveitar aquela tragédia ambiental para algo de bom, realizando um festival junto com outros escultores e esculpiram cerca de 40 obras nas árvores mortas, dando vida a arte.
* Registro obrigatório e grátis em quase todas as trilhas de El Bolsón:
Grupo participante: Aline Lopes, Felipe Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

___________________________________

Luego de 9km de camino de terracería, serpenteando montaña arriba, se llega al local "Plataforma" que cuenta con un estacionamiento público y donde se encuentra la rampa de vuelo libre en El Bolsón. En estos 9km se pasa de aproximadamente 350m de altitud a 1220m de altitud, con una vista increíble.

Mucha gente sin transporte y al no haber colectivo en esta vía, suele hacer este tramo a pie (para nosotros yo lo consideraría la peor parte con coches levantando polvo o pasando a toda velocidad en días secos y una subida interminable de 9km).

Luego de llegar a la Plataforma en moto, aprovechamos el atardecer para tomar un café en la rampa de vuelo libre y alrededor de las 21:10 iniciamos el sendero, con el objetivo de llegar al refugio para acampar. Luego de 1.2km y unos minutos de caminata llegamos a El Bosque Tallado, de allí es aproximadamente 1km de caminata hasta el refugio, llegando a las 10pm.

Armamos nuestro campamento, cocinamos, comimos y dormimos. Al día siguiente, tras un copioso desayuno (los que nos conocen saben que en la montaña siempre se come bien), iniciamos el ataque a la cumbre.

Hay algunos puntos de recolección de agua (todos marcados en el Tracklog), incluido el marcado del último punto de recolección. Antes de dirigirnos directamente a la cumbre, nos dirigimos a un mirador y desde allí seguimos para interceptar el sendero tradicional, todo bien señalizado, solo hay que seguir.

En los 6km de este tracklog, hay dos rocas grandes, con una pendiente considerable en medio de rocas sueltas, las marcas indican pasar por el medio, pero lo mejor La cosa es pasar por el lado izquierdo, como nos aconsejó el personal del albergue. El día 2 estaban unos tíos delante de nosotros y se metieron por el medio, y jodieron como locos, tanto que llegamos a la cumbre y ellos salían de ese tramo. Así que recuerda, pasa por el lado izquierdo.

Hay un mirador desde la cumbre que volvimos, y desde allí la cumbre es un pequeño salto. Desde el Refúgio hasta la cima (sendero directo) hay una caminata de 3,5 km. Desde la cima se tiene vista al Lago Puelo, Volcán Tronador, Volcán Osorno, Glaciares, 3 Picos, realmente uno de los lugares más increíbles de El Bolsón.

Después de un café, volviendo a comer, hicimos unas fotos y empezamos a descargar. En 1h30min llegamos al Refúgio, cocinamos, comimos, armamos campamento y bajamos a la plataforma.

NOTA:
* Piltriquitrón en lengua mapuche significa "cerro colgado de las nubes" (ese día el tiempo estaba hermoso y sin nubes);
* El Bosque Tallado, surgido tras un incendio en la década de los 90, donde el escultor Marcelo López, tuvo la brillante idea de aprovechar esa tragedia ambiental para algo bueno, realizar un festival junto a otros escultores y esculpir unas 40 obras en el árboles muertos, dando vida al arte.
* Inscripción obligatoria y gratuita en casi todos los senderos de El Bolsón:
Grupo participante: Aline Lopes, Felipe Torres.
¿Has visto basura en el suelo? ¡Únete!
Puede que la basura no sea tuya, ¡pero el planeta sí!
Y cada vez que vayas de excursión, ¡llévate tus desechos! La naturaleza te lo agradece.
Miembro de Trekkinsano

PictographRisk Altitude 6,827 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 May 30, 2022

Uma das trilhas mais gostosa de se fazer da região.

• Photo of play_trilhas
    play_trilhas Nov 21, 2022

Um cerro incrível, com um visual sensacional. Embora seja muito curto, é duro, pois são 1100 metros de ganho, que valem totalmente a pena. Hj fomos agraciados com um céu azul e um clima muito ameno e sem ventos.

felipedarosatorres Nov 21, 2022

Das trilhas que fizemos em El Bolson, foi o que mais nos agradou. Muito gelo nessa época ainda?

• João Luiz Cesar Nov 23, 2022

Salve! Tem lugar para acampar no cume?

felipedarosatorres Nov 23, 2022

No cume não, mas tem zona de camping no refúgio. Até onde eu sei, não proibido acampar lá pra cima

• João Luiz Cesar Nov 23, 2022

Beleza!

• Photo of Mauricio Kataoka
    Mauricio Kataoka Dec 4, 2022

Vou fazer amanhã! Obrigado pelas detalhadas descrições

felipedarosatorres Dec 4, 2022

Tenha uma excelente caminhada 🤘🏻🙏🏻

• João Luiz Cesar Dec 4, 2022

Vai curtir muito! A vista do cume é absurda. chegam a cair lágrimas, tamanha beleza!

• Photo of Mauricio Kataoka
    Mauricio Kataoka Dec 5, 2022

Infelizmente, hoje haviam muitas nuvens. Nem me animei para dormir no refúgio porque amanhã a previsão é pior. Mas deu pra ter uma ideia. As fotos e vídeos certamente não serão das melhores. Mas, se quiser conferir no Instagram: @nascidosparaviver.
    abraço!

felipedarosatorres Dec 5, 2022

Qualquer coisa, nos chama no Instagram que tem bastante fotos e vídeos @trekkinsano