Cume Cerro Lindo + Mirador Lago's + Laguna Esmeralda - El Bolson/AR

Photo ofCume Cerro Lindo + Mirador Lago's + Laguna Esmeralda - El Bolson/AR Photo ofCume Cerro Lindo + Mirador Lago's + Laguna Esmeralda - El Bolson/AR Photo ofCume Cerro Lindo + Mirador Lago's + Laguna Esmeralda - El Bolson/AR

one day 3 hours 18 minutes
January 29, 2024
January 2024

near El Bolsón, Río Negro (Argentina)

Cume Cerro Lindo + Mirador Lago's + Laguna Esmeralda - El Bolson/AR

- Laguna Lali
- Laguna Jovita.
DESCRIÇÃO:
Iniciamos a trilha no Estacionamento do Camping Rio Azul, no dia pagamos A$500 pesos o estacionamento por dia, então como faríamos em 2 dias, pagamos A$1.000 (somente estacionamento, não tem direito a usar os banheiros).

Cruzamos a ponte, limpamos os nossos pés (se forem nessa mesma época se preparem para o Pó), colocamos os calçados e começamos a trilha.

Após passar por alguns sítios, começa o ascenso até o refúgio, que é meio continuo até aproximadamente 1000m de altimetria, depois desce um pouco, até um ótimo ponto para tomar uma água e descansar, depois retornamos a caminhada até refúgio.

Essa parte do percurso, é bem arborizada, então tem sombra durante todo o trajeto, porém, na época que fomos, estava muito tempo sem chuva, então havia muita poeira, e mesmo com calor, estava usando a bandana como mascara, para respirar melhor e mantínhamos distância considerável entre nós. Mas até aqui é bem demarcado.

Começo no final do dia, justamente pelo calor, chegamos já anoitecendo no Refúgio, onde descobrimos que teria que pagar A$7.000,00 por pessoa. Lá inclusive dependendo das pessoas falam que é obrigatório guia para ir até o Cume do Cerro Lindo. Mas, não é. Não caiam na lábia.

Ficamos afastado do refúgio, fizemos nosso jantar e descansamos para o outro dia atacar o cume e conhecer as lagoas.

Já no começo da trilha tem uma escalaminhada até a Laguna Lali, onde circulamos ela pelo seu lado esquerdo. Após esse trecho, perde um pouco das demarcações e totens, mas tem vista de um todo (nada de sombra), fácil de se guiar, e o tracklog ajuda muito.

Passamos por uma queda d'água bem bonito e seguimos subindo até o primeiro mirante.

Após o mirante para a Lagoa Tricolor e Lago lindo, seguimos caminhando admirado pela beleza do local até o cume do Cerro Lindo (pequenos trecho caminha na neve, mas bem curtos até aqui).

Ali ficamos encantados com a vista, inclusive do Tronador, 3 Picos e logo ali do lado o Cerro Alicia (voltaremos para fazer ela em uma outra trip).

Começamos o nosso retorno, ainda de manhã, por um outro percurso, descendo pela neve até chegar na Laguna Esmeralda onde tem alguns Témpanos.

Retornamos até o acampamento, comemos, arrumamos nossas coisas e começamos o retorno.

Tentamos ir em um cachoeira antes, mas acabamos mudando de ideia, e retornamos contornando a Laguna Jovita.

Finalizamos no final do dia e decidimos ficar pelo camping.

OBS:
- Levar protetor solar, chapéu, óculos de sol e bandana (ela é exposta ao vento, chuva e sol) do acampamento ao Cume;
- Pontos de coleta de água demarcado no tracklog;
- Obrigatório registro no site: https://anprale.com/registro-visita/
- Tem estacionamento pago na base, valor A$ 500 pesos por dia, sem direito a nada, somente ao estacionamento;
- Camping Rio Azul na base estava A$ 3.000 por pessoa a per noite, tem como carregar os equipamento, banheiros e chuveiro quente;
- Refúgio Cerro Lopez, tem como ficar dentro do refúgio (não sabemos o valor), e o camping sem infraestrutura A$ 7.000,00 pesos por pessoa (sim, também achamos um absurdo).
Grupo Participante: Aline Lopes, Felipe Santos e Felipe Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.

Punto de información

27/01/2024 Saída - 17:35hs 28/01/2024 Chegada - 20:30hs

PictographRiver Altitude 814 ft

PictographRiver Altitude 1,354 ft

PictographRiver Altitude 3,034 ft

Ponto de Descanso (tem cachoeira pra baixo) 27/01 Chegada - 19:40hs Saída - 20:00hs 28/01 Chegada - 18:30hs Saída - hs

PictographLake Altitude 4,395 ft

Lago

PictographRiver Altitude 4,518 ft

PictographRiver Altitude 4,576 ft

PictographRiver Altitude 4,813 ft

PictographMountain hut Altitude 4,911 ft

27/01 Chegada - 21:45hs 28/01 Saída para cume - 10:15hs Chegada do cume - 15:15hs Saída para o estacionamento - 17:20

PictographCampsite Altitude 4,930 ft

Cascada

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Apr 5, 2024

Trilha Espetacular! Tirando o Pó do Demônio...