Cerquido - Sra. Minho - Moinhos do Covão - Cerquido

Photo ofCerquido - Sra. Minho - Moinhos do Covão - Cerquido Photo ofCerquido - Sra. Minho - Moinhos do Covão - Cerquido Photo ofCerquido - Sra. Minho - Moinhos do Covão - Cerquido

June 23, 2021
June 2021

near Cerquido, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso circular, com início e final no Cerquido. Do local do início até ao corte em direção à montanha, o "aquecimento" faz-se em estrada, com uma paisagem soberba. São umas centenas de metros, depois vem a subida. Até ao cimo da serra, caminha-se por uma velha "estrada" de calçada granítica, onde a dificuldade está na inclinação; em cerca de 3 km o ganho é de + 450 m.
A abordagem à capela de Nossa Senhora do Minho é pelo norte. Rodeando o monumento, segue-se o estradão, em direção ao planalto, rumando novamente a norte.
Nas eólicas o caminho divide-se e surge a sinalética indicando S. João d'Arga, para a esquerda. Ficará para outra oportunidade. Seguindo à direita, começa-se a desenhar o círculo.
A descida volta a ser feita por uma calçada romana, relativamente fácil, com as Argas (Arga de Baixo e Arga de Cima) como referência, no fundo do vale.
Os Moinhos do Covão são um dos pontos de interesse, vestígios vivos das lides do campo, da vida difícil de gerações das quais ainda há muita memória.
O local é agradável e o vento (muito forte no cimo) é por ali amainado pela encosta. Fazemos uma pausa para recuperar forças.
Até ao Cerquido, há ainda um trilho semelhante ao leito de um daqueles ribeiros que galgam serra abaixo, no inverno, deixando, no verão, as pedras lavadas à vista, soltas e traiçoeiras. Nesta altura, fruto, quiçá da pandemia e do consequente pouco uso, o mato e as silvas invadem o trilho, dificultando a progressão.
No seu todo, o nível de dificuldade acaba por ser moderado, essencialmente pela primeira subida e por estes últimos 2 km. O restante, é feito em bom ritmo, com um traçado muito agradável.

Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

Estradão inicial

A subida, por calçada antiga

Inclinação acentuada

PictographMountain pass Altitude 1,665 ft

Serranias do Minho

PictographFauna Altitude 2,404 ft

A vida selvagem. Um garrano meigo

Um dos pontos mais altos da serra

Num dos pontos de maior altitude, a 800 metros

Na viragem a nascente

PictographFauna Altitude 2,460 ft

Mais um habitante descontraído

O que parecia um novo estradão (à esquerda) revelou-se má opção. É preferível seguir em frente e virar à esquerda depois. A sinalética é boa.

PictographMonument Altitude 1,939 ft

PictographMonument Altitude 2,186 ft

Aqueduto

PictographMountain pass Altitude 1,909 ft

Os moinhos ficam para trás