Cela - Poço do Dola - Biduiça - Cela

August 3, 2017
August 2017

near Sela, Vila Real (Portugal)

Trilho com inicio em cela e subida pelas encostas com vistas fantásticas para a albufeira da Paradela.
Classifiquei-o como difícil pois a partir sensivelmente do Km 1,5 o trilho é pura navegação GPS até aproximadamente ao Km 4 com subida a várias fragas, o que permite ter uma melhor prespectiva de orientação. Por outro lado, em alguns locais o mato está já a dificultar a passagem.
Do km 4 em diante o trilho está bem definido e está mariolado. A descida ao poço do rio Dola faz-se com paciência mas a chegada ao poço para um mergulho refrescante é fantástica.
O regresso até à estrada municipal faz-se por trilho definido e sinalizado, atravessando pequenos regatos que permite que nos refresquemos. a chegada ao estradão coincide com a intersecçao com o túnel da conduta forçada (que neste local é a céu aberto) que leva água da albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde. Daqui andamos um pouco por estrada para depois apanhar novamente uma das partes mais dificeis do percurso. Localizar um sitio para fazer a travessia do Ribeiro foi complicado. O mato cerrado dificulta muito a visualização do trilho de forma que numa pequena extensão nas proximidades do ribeiro de 100/200 m não foi fácil. Localizado o trilho foi novamente grandes paisagens até Cela!
Nota: Percurso com muito poucas sombras pelo que não deve ser executado com temperaturas elevadas. Há varios regatos para reabastecer e mesmo beber. Pelo menos o facto de bebermos água dos regatos não nos fez mal!!