Cela + Lapela + Alto da Picota(1092m) + Barragem da Paradela

Photo ofCela + Lapela + Alto da Picota(1092m) + Barragem da Paradela Photo ofCela + Lapela + Alto da Picota(1092m) + Barragem da Paradela Photo ofCela + Lapela + Alto da Picota(1092m) + Barragem da Paradela

December 17, 2022
December 2022

near Sela, Vila Real (Portugal)

Mais um trekking do Vamos Ali, para comemorar as Boas Festas! Foi um percurso pacífico, com a passagem pela cascata de Cela Cavalos, que está lindíssima, com uma queda de água espetacular. Em Lapela paramos para comer, e ver o que será para mim, a aldeia com a maior quantidade de gatos que vi até hoje!😮🤗😂
Na saída de Lapela no Km6,1, o trilho oficial fechou com o mato bem serrado na zona, acerca de 100 metros, tivemos de fazer um atalho pela direita bom de se fazer até ao Km6,3 aonde voltamos a apanhar o trilho oficial. Depois de apanharmos a EM 308, fomos por ela até á Corga da Abelheira, para vermos o sumidouro do complexo de transporte de águas até á barragem da Paradela. Daí até ao local aonde estavam os carros foi um instante, no Km 12,1. Daqui para a frente a coisa mudou de figura, e aconselho a quem quiser fazer esta parte que se prepare, pois 90% do trajecto é a corta mato. Fomos 4 homens tentar descobrir o trilho que passava no Alto da Picota e que fazia ligação ao trilho que passa paralelo e junto á albufeira da barragem da Paradela. Depois de uma subida de forte a um ritmo de arrepiar cabelos, chegamos ao Alto da Picota e nada de descobrir o "trilho", mesmo tentando em vários promontórios ver se o descobríamos.
Como a hora do por do sol se aproximava, abortamos a procura e voltamos a um estradão de acesso ao ponto de partida, e daí até ao abrigo do Mountain Riders, aonde estava o resto do pessoal que não foi e aonde fizemos a nossa festa de Natal.
Foram um bom par de horas de puro divertimento e amizade! São estes os momentos que ficam para a vida!
Foram 21,9Km de distância real e +908m de acumulado.

Rio

Cela

PictographReligious site Altitude 2,312 ft

Capela de Santa Luzia

Curral

Aproveitado para uma exploração de colmeias.👍👌

Queda d'água

Cascata de Cela Cavalos

PictographBridge Altitude 1,891 ft

Ponte da Corga de Trás da Meda

Lapela

Nunca tinha visto tantos gatos num só muro...😂😂😂🐱👌👍🤟

Nesta zona tivemos de fazer um desvio, porque o trilho marcado e oficial estava tapado de mato alto😵‍💫😵.