Cavalls del Vent 4. Sant Jordi-Rebost

Photo ofCavalls del Vent 4. Sant Jordi-Rebost Photo ofCavalls del Vent 4. Sant Jordi-Rebost Photo ofCavalls del Vent 4. Sant Jordi-Rebost

July 31, 2017
June 2017

near Pedra, Catalunya (España)

Quarta de seis etapas de uma deliciosa aventura pelo Parque Natural del Cadí-Moixeró, no pré-Pirenéu Catalão, em Junho de 2017.

Sant Jordi está a 1561 metros, e Rebost a 1630 metros; mas vamos passar metade da etapa a descer até chegar aos 1000 metros e o resto sempre a subir. Por isso, embora curta, é uma etapa que pede uma bebida fresca à chegada a Rebost!

Saímos bem cedo, porque acordei eram 6:15 e já não consegui dormir mais, tão bom era o cheiro a café que vinha lá de baixo. O melhor café que bebemos nestes refúgios do circuito Cavalls de Vent.
Partimos pelo mesmo caminho de onde viéramos no dia anterior, mas ao chegar logo abaixo à fonte de reservatório circular, de onde brota a água não potável, há que seguir para a esquerda, em vez de continuar pelo caminho da etapa anterior.
E vamos descer sempre, primeiro por entre pinheiro silvestre, depois faias, é um troço muito bonito e com amplas vistas no início. Caminhar sob a verdejante copa das árvores vai ser uma das características deste dia...
Ao fim de 5km quase sempre descendo estamos na bifurcação que em poucos metros leva, à esquerda, à pequena aldeia de Gréixer onde há uma igreja românica dedicada a Sant Andreu. Mas o nosso caminho é em frente, contornando um belo prado em forma côncava onde pasta um rebanho de vacas. Todo este troço é muito bucólico, vale a pena fazê-lo devagar, e olhar, lá atrás, os picos montanhoso do Parque Natural. Ao fundo escuta-se o múrmurio das águas da torrente de Fontbona.
Seguindo, acabamos por chegar à estrada local BV-4024, por onde segue o Camí dels Bons Homes, que se dirige a Bagà - é a nossa despedida definitiva desse GR107. Depois atravessamos o rio Gréixer, e tomamos um trilho à esquerda que nos vai levar, subindo sempre, até Rebost, faltam 4km...

Pouco mais de 7,5 km andados desde Sant Jordi e estamos na Masia Millarès, um sítio com excelentes vistas para a Roca Tallada, Les Penyes Altes onde passaremos na última etapa, el Moixeró e la Tosa... que nos espera no dia seguinte. Demos a volta à casa e sentamos numas pedras de onde podíamos contemplar a paisagem. Diante de nós havia um imenso prado, e pareceu-nos o sítio ideal para descansar e comer o nosso picnic.

E bem preciso é o reforço alimentar, porque a subida continua e em alguns troços bem forte!
Mas por fim chegamos a Rebost. Um refúgio muito cómodo, bem cuidado, e o Cinto é uma enciclopédia, com quem adoramos passar um bom bocado na cavaqueira. Conhecedor da montanha, do Parque de Cadí-Moixeró e dos Pirenéus, praticante, animador e formador de desportos de montanha, vai juntando a sua arte (carpinteiro) ao amor pela montanha para gerir e melhorar o bem situado refúgio - é um privilégio ficar ali na sala de jantar, ou na esplanada frente ao refúgio, a contemplar a linha de montanhas que se estendem de lé a lés, fechando o horizonte em tons azulados que se misturam com o céu.

Eis os links para todas as etapas:

Cavalls del Vent 1. Serrat de les Esposes-Prat d'Aguiló

ponto de travessia

• Photo of RubioMC
    RubioMC Aug 27, 2019

Etapa fàcil però amb tram final inclinat i llarg abans d'arribar al refugi!

• Photo of papaleguas
    papaleguas Aug 28, 2019

És cert, RubioMC ... però sempre bonic, el paisatge! :)