Vão do Moleque: Cachoeira do Guardião

Photo ofVão do Moleque: Cachoeira do Guardião Photo ofVão do Moleque: Cachoeira do Guardião Photo ofVão do Moleque: Cachoeira do Guardião

one hour one minute
September 14, 2023
August 2023

near Moleque, Goiás (Brazil)

Acesso à cachoeira do Guardião, situada na região do Vão do Moleque, em Cavalcante-GO.

COMO CHEGAR:
A cachoeira do Guardião está situada na região do Vão do Moleque, zona rural do município de Cavalcante, próximo da divisa do Goiás com Tocantins. Independentemente do ponto de partida, o acesso é feito por estradas de terra, normalmente em boas condições, mas com alguns pontos que demandam experiência do motorista e, de preferência, um veículo alto.

Saindo de Cavalcante são 69km até o início da marcação deste tracklog, passando pela comunidade Engenho II. Outra opção de acesso é via acesso Águas Lindas/Canjica, mas neste caso a distância aumenta para 119km. Para mais informações, utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc. O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial.

A TRILHA:
Saindo da pista de pouso do Vão do Moleque, tomamos uma estradinha no rumo sul e logo entramos à direita e algumas dezenas de metros depois à esquerda. A estradinha de terra em boas condições se transforma em um antigo caminho abandonado em meio ao cerrado. De carro dá pra descer por esse caminho, que leva ao leito do rio Curriola, até chegar ao início da trilha, efetivamente.

A trilha dá uma guinada para leste e aos poucos vai tomando o rumo sul, atravessando um cerrado bem conservado. Ao se aproximadar de um rancho, a trilha toma o rumo oeste, atravessando uma drenagem seca. A trilha segue em nível pelo cerrado, com um pequeno declive na chegada ao leito do rio Curriola.

A parte final da caminhada, com aproximadamente 1.300 metros de extensão, é realizada pelo leito do rio Curriola. Existem diversas setas pintadas ao longo do trajeto mostrando os melhores pontos de passagem, bastando segui-las. Não se molha ao pé ao longo da caminhada, não é preciso atravessar nenhum poço nadando, o trecho pelo leito é sempre sobre as rochas.

A cachoeira do Guardião fica no fundo de um cânion, o poço é rodeado por paredes altas, a água tem um tom diferenciado das demais da região e o sol costuma iluminar o local a partir do 12h00. O retorno é feito pelo mesmo caminho até o ponto inicial.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, em razão do trecho ao longo do leito do rio Curriola, onde é preciso pular rochas, passar em locais estreitos e se expor à altura. Em relação à orientação, não há tanta dificuldade. Apesar de algumas bifurcações no trecho pelo cerrado, a parte final pelo leito do rio é bem sinalizada e intuitiva;

- O acesso é feito por propriedade particular, no entanto não encontrei nenhuma pessoa no caminho, tampouco sinalização informando sobre cobraça ou obrigatoriedade de contratar um guia;

- Trilha recomendada para a estação seca. Caso seja feita na estação chuvosa, faça em dias sem possibilidade de chuva e sem chuva nos dias anteriores à atividade. Em caso de chuva ou durante o período chuvoso, a dificuldade aumenta consideravelmente, em virtude do terreno irregular e escorregadio, além do aumento do nível do rio Curriola, que podem deixar o visitante ilhado ou mesmo impedir o acesso à cachoeira;

- Não há sinal de telefone na localidade. Não há qualquer tipo de infraestrutura ao longo da trilha, leve água e lanche suficientes para a atividade. LEVE SEU LIXO DE VOLTA.