Castelo dos Bugres - Joinville/SC

September 14, 2015
September 2015

near Rio de Julio, Santa Catarina (Brazil)

Castelo dos Bugres

Trilha sobre o rio

Volta para a mata

Passando pela Pedra no Rio

Rio ULTIMA FONTE DE AGUA (atravessa)

PictographInformation point Altitude 2,455 ft

• Photo of afonso.lenzi
    afonso.lenzi May 19, 2017

Castelo dos Bugres pede SOCORRO:

Uma preocupação recorrente entre os montanhistas de Joinville é o estado de avançada deterioração dos acessos e cume do Castelo dos Bugres.

As operadoras, grupos de montanhismo e montanhistas da região, preocupados com a conservação do local, estão comprometidos com um acordo que permitirá que o ambiente do Castelo se recupere:

Não promover atividades em grupo no local durante todo este ano.

As operadoras comerciais engajadas não comercializarão pacotes que envolvam o Castelo dos Bugres.

Os Clubes, Associações e Grupos de montanhismo alterarm seus calendários para não terem atividades de grupo no local.

O GRM transferiu seus treinamentos para outros locais.

Entidades comprometidas:
    FEPAM
    FEMESC
    Iinstituto Manoa

Colabore! Evite visitar o Castelo dos Bugres este ano.

Não compre pacotes de operadoras que não se comprometeram com a causa.

Além dos trabalhos voluntários de recuperação ambiental que estão em andamento, a montanha precisa respirar!

Se a degradação do local continuar avançando, corremos o risco de ter o acesso à montanha interditado definitivamente pelos órgãos ambientais.

Colabore fazendo sua parte!

• Photo of Eduardo Jr (Junico)
    Eduardo Jr (Junico) May 19, 2017

Afonso,

Obrigado pela informação. Concordo com o fato do Castelo dos Bugres precisar respirar! Muito bom!
    Devido a crescente demanda de empresas que estão usufruindo da trilha para fins comercias, sem ao menos ajudar na manutenção da trilha, não recolhendo lixo e criando acessos diferentes dos já existentes, esta preocupação é muito importante! Bem como atletas de corrida de aventura, que para melhorar o tempo, constroem rotas diretas e fora das trilhas, sem nenhuma consciência ou preparo para o que estão fazendo, não digo preparo físico, mas mental e ético, para com o ambiente.
    O Castelo dos Bugres, quando era visitado apenas para fins recreativos, em pequenos grupos, e mais conscientes do uso da trilha, era mais sustentável.
    Essa iniciativa é de grande valia para a recuperação da trilha, e tempo para a montanha respirar, bem como a fauna e flora existente no local.
    O certo mesmo, seria limitar o acesso, com a criação de uma cancela com fiscais e guias certificados, onde a cobrança do acesso é imprescindível!
    Infelizmente, só pagando para as pessoas terem consciência de uso de um espaço público!
    Vou repassar esta mensagem.

Boas trilhas, e bons ventos!

• Photo of geandega
    geandega Jul 6, 2017

Desculpe, achei que eu deveria qualificar o local e não o seu tracklog...comentário já excluido! Bons ventos!