Castelo de Paiva: Cais de Sardoura - Balouço de São Gens - Ilha dos Amores

Photo ofCastelo de Paiva: Cais de Sardoura - Balouço de São Gens - Ilha dos Amores Photo ofCastelo de Paiva: Cais de Sardoura - Balouço de São Gens - Ilha dos Amores Photo ofCastelo de Paiva: Cais de Sardoura - Balouço de São Gens - Ilha dos Amores

June 28, 2021
June 2021

near Regadas, Aveiro (Portugal)

O rio Douro, hoje calmo e navegável, mas, no passado, muito violento ("um excesso da natureza", nas palavras de Miguel Torga), é para muitos um dos mais belos da Europa. Para nós, é, em toda a sua extensão, um rio mágico tanto apreciado de longe como vivido de perto.
O presente percurso, circular e não marcado, permite ao caminhante duas perspetivas completamente diferentes mas ambas fabulosas do rio Douro e das suas encostas: uma perspetiva panorâmica muito alargada e uma perspetiva de proximidade e de pormenor do que de mais belo há no leito e nas margens do rio entre Midões e a zona ribeirinha do Castelo com a sua famosa ilha dos Amores.
Começamos e terminamos no porto de Sardoura. Seguimos, por estrada e trilhos/caminhos rurais ao longo da margem esquerda do rio Douro, passando pelo parque do Gramão (na foz do rio Sardoura), por quintas e miradouros com vistas fantásticas sobre o rio Douro. Percorridos cerca de 3 km, abandonamos o rio e seguimos em direção ao Monte de São Gens ( com um baloiço e um bar) donde é possível desfrutar de vistas panorâmicas fabulosas sobre vales cuidadosamente cultivados (multicolores), montes ondulantes (monocolores - verde escuro), aldeias e o rio Douro (em plano de fundo) . Depois de apreciadas as vistas, seguimos em direção a Castelo de Paiva, mais precisamente ao seu (descuidado - a pedir requalificação) Parque das Tílias onde merendamos. A partir daqui, dirigimo-nos em direção ao Parque de Lazer do Castelo onde é possível desfrutar, no verão, de momentos de recreação e lazer reconfortantes (bar, piscina, praia fluvial, barcos ... ilha dos Amores ...). Deste aprazível local, seguimos, por trilhos e caminhos rurais ao longo da margem esquerda do rio Douro até ao local de início do percurso - o Porto de Sardoura, passando por quintas e miradouros com vistas fabulosas sobre o rio Douro e as quintas que o ladeiam.
Principais pontos de interesse:
1. Monte de São Gens donde é possível ter uma vista privilegiada sobre o rio Douro e sobre grande parte dos territórios de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, São Gens, Santa Maria da Sardoura, Sobrado, Castelo) e de Penafiel (serra da Boneca, Várzea do Douro, Entre-os-Rios, Alpendurada, Canelas, Sebolido e Rio Mau).
2. O Parque de Lazer do Castelo - um ótimo e amplo espaço de recreação e lazer com praia fluvial, piscina, barcos, café/bar e a Ilha dos Amores acessível de barco ou a nado.
3. O parque do Gramão na foz do rio Sardoura.
4. O rio Douro e as vistas "uau!" que proporciona a partir dos vários miradouros referenciados ao longo do percurso.
Alertas: o percurso não está marcado (não é homologado/oficial pelo que não tem manutenção periódica).Segue por caminhos e trilhos por nós desenhados por entre campos cultivados e aldeias. Alguns dos seguintes troços poderão, em determinados meses do ano (sobretudo maio/junho), criar alguns problemas à progressão por não estarem limpos (problemas mas não impedimentos): 1) Ao km 2, do ponto "P1" ao parque do Gramão (cerca de 500 m), junto a umas casas há uma cancela improvisada que é necessário abrir; depois da cancela, existe um trilho perfeitamente definido até chegar a uma propriedade cultiva; a partir daí, é seguir por onde parecer melhor até ao parque do Gramão. 2) Do km 3.7 ao km 4.2 - isto é, da "quinta/miradouro 2" ao ponto "P2" (cerca de 500 m) não há trilho definido; passa-se bem, apenas é preciso ter cuidado para, nos últimos 100 metros, não passar por uma propriedade privada (entra-se bem mas sai-se mal), procurando passar pela parte de baixo do muro da referida propriedade (está vedada junto ao ponto "P2"). 3) Por volta do km 19.5 (depois do miradouro 5, há cerca de 200 m de trilho que, sendo perfeitamente transitáveis, podem não estar limpos (já os encontramos limpos e parcialmente tapados por erva).

PictographCar park Altitude -113 ft

P2

Monte e balouço de São Gens

PictographPark Altitude 695 ft

Parque das Tílias (Castelo de Paiva)