Caselas - Monsanto (Trilho 11 - Alto do Duque, com derivações)

Photo ofCaselas - Monsanto (Trilho 11 - Alto do Duque, com derivações) Photo ofCaselas - Monsanto (Trilho 11 - Alto do Duque, com derivações) Photo ofCaselas - Monsanto (Trilho 11 - Alto do Duque, com derivações)

June 26, 2022
June 2022

near Caselas, Lisboa (Portugal)

Percurso circular com início e final junto à Igreja de Caselas que adopta em grande parte o Trilho 11 - “Alto do Duque”, de Monsanto (percurso amarelo).

O Bairro de Caselas foi construído em 1949 numa zona então de quintas que ficava fora de Lisboa - hoje é um dos limites do contínuo urbanizado que corresponde à cidade. Bairro de casas económicas, o seu planeamento a régua e esquadro é bem evidente: traçado ortogonal (ruas rectas a entrecruzarem-se), igreja no meio e casas geminados unifamiliares de dois pisos à sua volta, mais escola e parque infantil. Numa das vertentes do Bairro encontramos ainda um bonito moinho. Hoje há dois núcleos residenciais distintos, mas a Mata de Monsanto permanece logo ali e faz com que nos sintamos fora do ambiente urbano.

E do Bairro de Caselas logo descemos para o pinhal do Parque Florestal de Monsanto e imediatamente ficamos cobertos por um denso arvoredo.

O IC17 está ao lado, bem como Miraflores e, mais adiante, Algés, ambas já concelho de Oeiras. Alguns pontos de vista abrem-se ao rio Tejo, melhor observado, incluindo o Bugio, desde o Heliporto do Hospital São Francisco Xavier.

O percurso segue quase até Algés, contornando por alturas do Forte do Alto do Duque. Construído em 1875 para defesa da Barra do Tejo, era parte integrante do Campo Entricheirado de Monsanto que, para além do Forte do Alto do Duque, incluía ainda o Reduto Circular de Monsanto e o de Montes Claros e o Forte do Bom Sucesso. Tem planta circular e está enterrado, mas não entrámos e não o vimos, uma vez que está ocupado por serviços da PSP.

Daqui optámos por não seguir exactamente pelo percurso e tomámos breve, ao invés, a pista de trail / btt, sempre sob densa vegetação.
Desvio até às antigas instalações do Aquaparque do Restelo, hoje parque infantil, um dos poucos de Lisboa com áreas cobertas.
Retorno a Caselas por mais uma zona de pinhal.