Cascatas Saloias /Cheleiros/Mafra

January 21, 2018
January 2018

near Cheleiros, Lisboa (Portugal)

Cheleiros, foi uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, na margem direita do Rio Lizandro, na zona designada por Ribeira de Cheleiros, freguesia agora conhecida como União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros.
E foi junto à Igreja Matriz dos Cheleiros, também designada como Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rocamador (foto), que iniciamos este trilho à descoberta das cascatas saloias...
A presença da agua é uma constante, pois o trilho anda sempre de "braço dado", ora com a Ribeira da Cabrela, ora com o Rio Lizandro...
Existem zonas em que temos de molhar o pezinho, para cruzarmos os ribeiros e o rio, mas vale muito a pena, por tudo o que este trilho tem para nos desvendar...
As cascatas são fantásticas, embora, a cascata de Fervença é a mais bonita, mas perde pela envolvente, e pelo cheiro que dá para perceber de onde vem a agua...
A cascata do Rio Mourão em Anços, é menos "imponente", mas ganha pela envolvente...
Um belo passeio para fazer no inverno, momento em que as linhas de agua correm em abundância, o que dá uma atracção especial a todo o trilho...