Cascatas do Boição, Santiago dos Velhos e seus trilhos

Photo ofCascatas do Boição, Santiago dos Velhos e seus trilhos Photo ofCascatas do Boição, Santiago dos Velhos e seus trilhos Photo ofCascatas do Boição, Santiago dos Velhos e seus trilhos

April 18, 2021
April 2021

near Bemposta, Lisboa (Portugal)

Desde as cascatas do Boição, em Bucelas, até às cascatas de Santiago dos Velhos, Arruda do Vinhos, regressando pelo Forte da Ajuda Grande.
Percurso fácil, sinalizado em parte do trajeto, para explorar a natureza. Os túneis de vegetação ao longo da ribeira do Boição, o chilrear da passarada e o cheiro das flores foram a dádiva desta manhã de primavera. Até com coelhos nos cruzámos!

A meio percurso entre as cascatas passámos ao lado dos vinhedos da Quinta da Murta, que produz um vinho branco dos mais afamados do nosso país: Quinta da MURTA “The Wine of Shakespeare” Branco 2012 DOC Bucelas! Um branco que pode ser guardado por 10 anos! Pela envolvente, entre vales escondidos entre Fortes da Linhas de Torres, sente-se a excelência - http://www.quintadamurta.pt/vinhos/. Uma zona onde há mais de dois milénios se conserva o terroir, a casta e forma de condução da vinha. Legado deixado pelos Romanos. Shakespeare provou-o e referiu-se ao “Charneco” na sua peça Henrique VI, em 1594. Há mais de cinco séculos que os ingleses conhecem o vinho branco de Bucelas! Bucelas é também vinho de celebração, principalmente no regresso dos marinheiros que andavam nas caravelas a caminho da Índia. Também durante as invasões francesas, o vinho de Bucelas seduziu o Duque de Wellington, além de habitual consumidor, também enviava delicioso néctar para Jorge III, e por aqui permaneceu.

O Google Earth indica 11Km de extensão e 846m de desnível acumulado para este percurso.
O panorama observado do alto do Forte da Ajuda Grande, das Linhas de Torres, só por si, merece um passeio.

PictographOvernight Altitude 244 ft

Quinta do Boição

Cavalos em descanso, em manhã de nevoeiro, nos tempos da Pandemia

PictographWaterfall Altitude 332 ft

Cascata do Boição

Os trilhos de acesso e que envolvem à cascata encontram-se sinalizados.

PictographWaterfall Altitude 622 ft

Cascata de S´Tiago dos Velhos 1

Num túnel de vegetação uma verdadeira surpresa pelas formações rochosas. A junta de Freguesia está a melhorar os acessos, já agora fáceis. Porquê Santiago dos Velhos? Ao longo da Idade Média, a localidade de Santiago dos Velhos era ponto de passagem para Peregrinos rumo a Santiago de Compostela. Como não havia celebração na Igreja, os habitantes iam todos os domingos aos ofícios divinos da Sé de Lisboa, que não começavam "sem os irmãos mais velhos e que vinham de mais longe", precisamente os irmãos desta localidade. Provavelmente daqui veio o topónimo de Santiago dos Velhos. Foi assim que li e faz sentido. Verdade? Não sei, mas isso não é preocupante para um caminheiro! Não tiremos o encanto às coisas!

PictographWaterfall Altitude 552 ft

Cascata de S´Tiago dos Velhos 2

Semelhante à primeira mas com menor desnível

Moinho de vento

Belos panoramas e orquídeas selvagens

PictographCastle Altitude 981 ft
Photo ofForte da Ajuda Grande, obra nº18 das Linhas de Torres Photo ofForte da Ajuda Grande, obra nº18 das Linhas de Torres Photo ofForte da Ajuda Grande, obra nº18 das Linhas de Torres

Forte da Ajuda Grande, obra nº18 das Linhas de Torres

Vista extraordinária para a Serra de Montejunto, Arrábida e Sintra

PictographReligious site Altitude 298 ft

Nª Srª da Paz

PictographBridge Altitude 290 ft

Passadiço

Passadiço em construção ao longo do Rio Trancão. Quando pronto imaginam-se agradáveis passeios e ... com o arinto de Bucelas!!! Mais um belo local para passear

• Nico8381 May 22, 2022

très bonne balade, quelques chiens sur la route qui aboient mais nous laissent passer

• Photo of joaocmar
    joaocmar Nov 26, 2023

Este trilho é muito bom, mas as indicações estão péssimas, para além de estarem fora do sítio, acrescenta imenso, tem a indicação de 14.5 Km faz-se em 11 Km. Obrigado pela partilha.