Activity

Cascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019

Download

Trail photos

Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019 Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019 Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019

Author

Trail stats

Distance
10.42 mi
Elevation gain
2,884 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,884 ft
Max elevation
4,642 ft
TrailRank 
61
Min elevation
2,289 ft
Trail type
Loop
Moving time
7 hours 7 minutes
Time
10 hours 5 minutes
Coordinates
3063
Uploaded
May 20, 2019
Recorded
May 2019
Share

near Ermida, Braga (Portugal)

Viewed 735 times, downloaded 58 times

Trail photos

Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019 Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019 Photo ofCascata do Arado e Poço Azul - 19.05.2019

Itinerary description

Primeira observação: os trilhos de montanha no PNPG - e o Parque Nacional não se confina à zona do Gerês - não são fáceis. Toda a zona, com os seus imensos e profundos vales e altas montanhas rochosas , exigem do pedestrianista boa preparação e atitude positiva. Caso contrário pode ser doloroso e um fracasso. Não se confundam os trilhos de montanha e com orientação por mariolas/carta e GPS, com os trilhos marcados mais "turísticos e andadeiros" também existentes na zona, que alguns sendo moderados. nada têm a ver com trilhos deste género. A Serra Amarela já nos ensinou isso e o de ontem confirmou. E note-se que abordamos estes trilhos com cautela e muita atenção, pois que a vegetação e o mato no espaço de 15 dias podem cobrir os caminhos e carreiros, obrigando-nos a descobrir alternativas nem sempre fáceis ou evidentes. E mesmo assim o que muitas vezes é "cansativo" , é querermos progredir no terreno e, ou por falta de evidências, falta/confusão de mariolas ou ausência de marcação, termos de consultar continuamente o GPS e o mapa.

Este trilho de montanha/alta montanha em plena Serra do Gerês, é de tipologia circular, não sinalizado, mariolado, mas como é habitual no PNPG as mariolas levam para diferentes trilhos, e assim é aconselhável o uso de GPS e mapa.

Com início na Ponte do Arado o percurso começa à esquerda pelos degraus e pelo caminho que nos leva à cascata com o mesmo nome. A Cascata do Arado está situada a uma altitude de cerca de 900 metros, criando uma sucessão de cascatas únicas , cujo caudal, muito mais a jusante irá formar as célebres cascatas da Frecha das Barjas, hoje erradamente baptizadas de Tahiti. Balhamedeuzzz...

Depois de contemplar a queda de água foi seguir por um velho trilho subindo até ao imenso prado do Vale da Teixeira. Este Vale da Teixeira , onde curiosamente os teixos não abundam por aí além, é único em beleza e grandiosidade. Indescritivel e nem as fotografias lhe fazem justiça. Continuamos a subir, passando pela Cabana do Camalhão, até atingir a cota máxima de 1410 metros no nosso altímetro, no Alto do Borrageiro. Atingir o seu cume é um desafio uma vez que só é possível através de um percurso pedestre, quase calhau a calhau e em ziguezague . Mas o esforço compensa. Lá em cima a vista é algo de inesquecível, sem dúvida um dos melhores miradouros naturais do Gerês. Dali, o nosso olhar perde-se pelo vale do Cávado, as serras da Cabreira, de Fafe Basto, Amarela, do Soajo, da Peneda, do Larouco, do Facho, do Barroso. Em dias de boa visibilidade é possível avistar a Serra do Marão, localizada a uns bons 60 quilómetros de distância.

O cume do Borrageiro é planáltico e está ocupado por grandes blocos de granito, encontrando-se aí também um marco geodésico que está parcialmente destruído e uma antena de comunicações, em muito mau estado.

A sua forma ganha destaque entre as montanhas vizinhas sendo, aparentemente, a mais elevada quando a observamos de sul ou oeste, mas é apenas a quarta montanha mais alta do Parque Nacional, sendo a 14.ª mais elevada de Portugal Continental.

A partir daqui é sempre a descer… passando pelo Curral da Rocalva - local óptimo para almoçar - e Vidoeirinho até ao Poço Azul. De notar que a descida mais ingreme se faz por meio de trilho pouco definido e "selvagem", valendo as mariolas para nos orientar.

Chegar ao Poço Azul não é fácil, tem de ser feito a pé no sentido em que o fizemos ou em qualquer outro e nem todas as pessoas que procuram o encontram;no entanto para quem encontra, vai encontrar uma maravilhosa sensação de paz, um cenário de uma Lagoa natural com águas de cor azul, límpidas, transparentes e profundas.

Segue-se um caminho ao longo do Rio Conho, que nos leva à ponte de Servas - novamente por uma descida ingreme coberta de mato - e chegados ao estradão é só continuar até à Ponte do Arado, local de término deste trilho.

OBSERVAÇÕES: - Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de mapa e GPS. - É um trilho "moderado +" para os mais acostumados e difícil para os menos habituados devido aos fortes declives; para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa. Importa para quem vai, ter uma atitude positiva, pois o que tem de ser feito tem muita força e mais vale abordar o desafio com serenidade e boa disposição. Já a preparação física, depende de cada um.

Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou caso tenha chovido nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha íngreme que molhada pode constituir um sério risco!

IMPORTANTE: Segundo as regras do PNPG, dada a localização em Área de Proteção Parcial de Tipo I, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste trilho sem autorização prévia.

Como nota de reportagem, a Clara ia de serviço às mariolas e eu de serviço no mapa e GPS.

Na subida mais complicada para o Alto do Borragueiro, fomos acompanhados por um solitário, amante da fauna e da flora , pessoa interessante.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 2,291 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,375 ft
Photo ofCascata do Arado

Cascata do Arado

PictographPhoto Altitude 2,448 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,520 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,523 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,739 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,814 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,815 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,912 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,150 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,092 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,091 ft
Photo ofTravessia

Travessia

PictographPhoto Altitude 3,139 ft
Photo ofnull

null

PictographPhoto Altitude 3,148 ft
Photo ofCurral da Teixeira

Curral da Teixeira

PictographPhoto Altitude 3,280 ft
Photo ofVale da Teixeira

Vale da Teixeira

PictographPhoto Altitude 3,339 ft
Photo ofCabana do Camalhão

Cabana do Camalhão

PictographPhoto Altitude 3,430 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,436 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 4,373 ft
Photo ofVista da bica de água

Vista da bica de água

PictographPhoto Altitude 4,496 ft
Photo ofArco da rocha

Arco da rocha

PictographPhoto Altitude 4,594 ft
Photo of1.400 mts

1.400 mts

PictographPhoto Altitude 4,639 ft
Photo ofAlto do Borragueiro - 1410 mts

Alto do Borragueiro - 1410 mts

PictographPhoto Altitude 4,555 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 4,147 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,997 ft
Photo ofRocalva

Rocalva

PictographPhoto Altitude 3,993 ft
Photo ofRocalva 2

Rocalva 2

PictographPhoto Altitude 3,901 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,715 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,321 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 3,298 ft

Photo

PictographPhoto Altitude 3,260 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,933 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,925 ft
Photo ofAbrigo

Abrigo

PictographPhoto Altitude 2,708 ft
Photo ofPoço Azul

Poço Azul

PictographPhoto Altitude 2,702 ft
Photo ofPoço Azul 2

Poço Azul 2

PictographPhoto Altitude 2,703 ft
Photo ofBotas

Botas

PictographPhoto Altitude 2,370 ft
Photo ofPonte das Servas

Ponte das Servas

PictographPhoto Altitude 2,412 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,402 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,402 ft
Photo ofCurral dos Portos

Curral dos Portos

PictographPhoto Altitude 2,570 ft
Photo ofFonte da Malhadoura

Fonte da Malhadoura

PictographPhoto Altitude 2,455 ft
Photo ofFonte das letras

Fonte das letras

PictographPhoto Altitude 2,393 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 2,345 ft
Photo ofPonte do rio Arado

Ponte do rio Arado

Comments  (2)

  • Edgar Vieira 1 Jul 31, 2021

    Trilho bonito mas extremamente difícil de fazer. Percurso quase todo sem indicação de rota e devido aos animais selvagens, pode tornar-se perigoso afastar-se do caminho indicado pelo gps

  • Photo of Vamos a butes! - [ Andantes ]
    Vamos a butes! - [ Andantes ] Apr 1, 2022

    Caro Edgar, este trilho e muitos outros estão marcados com mariolas, sendo que é imprescindível um mapa e GPS, pois durante o percurso, outros trilhos se cruzam com este e pode dar origem a confusões.
    A que animais selvagens se refere?
    Um abraco e bons trilhos

You can or this trail