Photo ofErmida - miradouro Silhas - cascata da Rajada - Fraga do Justo - Ermida. 07/11/2021 Photo ofErmida - miradouro Silhas - cascata da Rajada - Fraga do Justo - Ermida. 07/11/2021 Photo ofErmida - miradouro Silhas - cascata da Rajada - Fraga do Justo - Ermida. 07/11/2021

November 7, 2021
November 2021

•   5 2 Reviews

near Ermida, Braga (Portugal)

Por entre os muitos percursos pedestres que se podem fazer na serra do Gerês.
O Trilho da Cascata da Rajada é um dos mais belos e fáceis para se fazer.
É um trilho circular e marcado.
Começa na Aldeia da Ermida e oferece algumas das paisagens mais belas da região.
O Trilho da Cascata da Rajada começa na Aldeia da Ermida.
O melhor lugar para estacionar o carro é no largo em frente à igreja.
Perto da igreja existe uma placa com indicações para a Cascata da Rajada e alguns miradouros.
Este percurso passa pelo miradouro da Vela, pelo miradouro de Silhas e pelo miradouro da Fraga do Justo.
O que torna o percurso mais apelativo, pois não vai só à cascata da Rajada.
Antes de chegar á cascata da Rajada existe uma placa a indicar os miradouros, faz-se um desvio, vale a pena fazer o desvio.
Depois á que voltar ao trilho, e continuar até á ponte e á cascata da Rajada.
Nesta zona dá para dar uns mergulhos.
A zona da ponte e da cascata é muito bonita e aprazível.
O trilho continua atravessando a ponte iniciamos uma pequena subida por um carreiro até se tornar um caminho de pé posto.
Assim que completamos a subida, encontramos um terreno mais plano, repleto de maciços graníticos e carvalhos a fraga que temos à nossa frente, é a fraga de Viseu.
Seguindo o trilho que nesta zona está marcado, ( e tinha sido limpo ) inicia-se uma pequena descida pelo meio de uns belos medronheiros.
No final da descida, encontramos uma ponte de ferro.
Do lado direito da ponte, se subirmos junto ao rio, vamos dar a uma pequena lagoa que dá para dar uns mergulhos.
Na ponte o trilho é para esquerda, nesta zona é necessário algum cuidado.
Seguindo o trilho, que se abre e transforma num estradão.
Chegamos ao miradouro da Fraga do Justo.
Subindo a escadas do miradouro temos uma panorâmica da cascata da Rajada soberba.
Depois do miradouro da Fraga do Justo é seguir o estradão e depois os caminhos rurais até á aldeia da Ermida.
Um trilho relativamente curto, para quem estiver habituado a caminhar não apresenta dificuldades.
Um trilho muito bonito, com pontes, cascatas, miradouros, carvalhais, muitos medronheiros e uma aldeia muito bonita.

Trilha circular a partir de Ermida, com passagem por:
- Miradouro Cilhas (2.2 km)
- Cascata da Rajada (2.6 km)
- miradouro da Fraga do Justo

Cascata dos hippies

• Photo of woT4
    woT4 Aug 8, 2023

Spectacular trail, loved it!

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Aug 10, 2023

woT4 Thanks for commenting on the track.
    Thanks for liking the trail.
    good walks

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Feb 7, 2024

Trilho muito fácil de fazer e relativamente curto.
    Um trilho com muitos pontos de interesse.
    Miradouro das Silhas
    Cascata da Rajada
    Miradouro do Justo
    A zona da ponte junto á cascata.
    Um trilho que ainda deu para dar uns mergulhos junto á cascata da Rajada.
    Trilho fabuloso a repetir.