Cascata da Cabreia + Cascata da Fílveda (Sever do Vouga) 04-05-2019

Photo ofCascata da Cabreia + Cascata da Fílveda (Sever do Vouga) 04-05-2019 Photo ofCascata da Cabreia + Cascata da Fílveda (Sever do Vouga) 04-05-2019 Photo ofCascata da Cabreia + Cascata da Fílveda (Sever do Vouga) 04-05-2019

3 hours one minute
May 4, 2019
May 2019

near Vila Fria, Aveiro (Portugal)

PR2 - Cascata da Cabreia e Cascata da Fílveda (Sever do Vouga) 04-05-2019

PR2 - Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
A cascata da Cabreia é uma das mais belas cascatas de Portugal, despenhando-se de uma altura de cerca de 25 metros o que proporciona um espetáculo de grande beleza.
Para ali chegar tome a direção Sever do Vouga se vem da A25 e depois segue em direção ao centro e passe Sever do Vouga até chegar a um cruzamento para virar á esquerda para Silva Escura/Cabreia, depois é só seguir as placa indicativas até ao local. Ao chegar ao local quando vir um emparalelado á esquerda é aí o local ao fundo. O acesso de carro é por terra batida para chegar ao local e depois a pé. As coordenadas GPS são: 40.753308, -8.389678.

Cascata da Fílveda
Cascata da Fílveda também conhecida por Cascata da Frágua da Pena, a cascata da Fílveda despenha-se do alto de mais de 40 metros em sucessivas quedas de água, constituindo uma das mais belas e imponentes cascatas das Montanhas Mágicas®. A força da erosão do rio deparou-se com a fragilidade das rochas de origem magmática aqui existentes, ultrapassando, em cerca de 200 metros de rio, um desnível global de 75 metros (dos 400 aos 325). A acrescentar à beleza das quedas de água o vale conserva ainda o bosque primordial, constituindo um refúgio por excelência dos carvalhais e bosques caducifólios que têm vindo a perder terreno para as plantações de pinheiros e eucaliptos. Para aceder à cascata é necessário percorrer um caminho estreito e irregular, com cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria com 70 degraus, a qual acompanha, lado a lado, as quedas de água desde o topo até à base.

A Cascata da Fílveda fica em Bouças
(Dornelas - Sever do Vouga)

• Photo of jpmendes54
    jpmendes54 Nov 21, 2021

Faz-se facilmente excepto quando se desce para a Cascata da Cabreia em que é preciso ter algum cuidado.