Photo ofRota no Casal Valentão, Vale das Quebradas - PNSAC - Vale da Serra, Torres Novas Photo ofRota no Casal Valentão, Vale das Quebradas - PNSAC - Vale da Serra, Torres Novas Photo ofRota no Casal Valentão, Vale das Quebradas - PNSAC - Vale da Serra, Torres Novas

September 4, 2022
September 2022

near Casal Valentão - Vale da Serra, Santarém (Portugal)

A rota Casal Valentão, Vale das Quebradas, é um percurso pedestre que fizemos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, nomeadamente na freguesia de Vale da Serra, Pedrógão, concelho de Torres Novas.
Trata-se de uma rota circular de aproximadamente 11 km.
O percurso não está sinalizado apesar de, no topo da serra, nos termos cruzado com algumas placas do município de Torres Novas indicativas do percurso do Vale do Fojo.
O nosso objectivo foi conhecer um pouco mais da Serra de Aire, uma vez que ainda não explorámos bem esta zona do Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros.

Iniciámos o percurso no lugar de Casal Valentão e os primeiros 5,5 km foram feitos sempre a subir rumo ao cimo da Serra. Durante a subida não há praticamente sombra nenhuma e, por isso, no Verão devemos ter os cuidados habituais para este tipo de trilho. No topo da serra, já na encosta virada para Oeste, podemos avistar as freguesias de Minde, Mira de Aire, a cidade de Fátima e, quem sabe, num dia de sorte e sem nuvens talvez ver o Oceano Atlântico.

No topo da Serra, sem qualquer sombra, percorremos alguns metros até encontrar o trilho que tínhamos como referência para a descida - o trilho do Vale das Quebradas. Para nós foi um trilho novo e uma verdadeira surpresa pois teve tanto de belo como de exigente. A sua forte inclinação e o número de pedras que foi necessário transpor tornaram-se nos ingredientes perfeitos para uma experiência difícil, mas incrível.
No final deste trilho, o percurso que nos restava até chegarmos ao nosso ponto de partida foi quase um passeio “pela praia”. Trata-se de um estradão que nos leva do Casal da Igreja ao Casal Valentão passando pelo Casal do Freixo.
Os 11 km foram percorridos em terreno misto de estradão e caminho de pé posto mas na realidade quase todo o percurso é efectuado em single-track magníficos.
Pela exigência física da subida e pela exigência técnica dos aproximados 2,5 km da descida considerámos este percurso difícil e de progressão lenta.
Todos os trilhos têm muitas pedras e no Vale das Quebradas é necessário ter algum cuidado em determinados pontos.

Antes de fazer este percurso, é necessário ter em conta que:
- em dias de Sol é imperativo o uso de chapéu e protector solar;
- é essencial levar bom calçado para piso essencialmente rochoso;
- o uso de bastões é aconselhado;
- deve levar-se uma grande quantidade de água uma vez que não existem pontos de abastecimento.
O percurso requer grande “energia” e por isso também se deve preparar um bom farnel.

Boas caminhadas!

PictographMountain pass Altitude 1,017 ft

PictographMountain pass Altitude 1,099 ft

PictographMountain pass Altitude 1,342 ft

Charco de água totalmente seco

PictographInformation point Altitude 1,391 ft

PictographMountain pass Altitude 2,162 ft

Piso complexo

PictographMountain pass Altitude 2,169 ft

Uma mariola indica o local de descida