Carvoeiro - Benagil

1918
June 3, 2023
June 2023

near Carvoeiro, Faro (Portugal)

Este é um percurso que vale muito a pena, pela beleza da paisagem e o interesse geológico único desta costa perfurada de algares e grutas. Convém ir fora da época alta e dos picos de calor, pois as sombras escasseiam. Atenção que há vários aspetos com interesse que não se encontram devidamente sinalizados.
Estacionamos um dos carros (o outro ficou no final do percurso) no parking da carsicas e descemos dali por um trilho até à linha da costa, pouco antes da praia da cama da vaca. Este troço inicial, até ao Carvoeiro faz parte do caminho dos promontórios. Acompanhámos a costa maravilhosa até à praia do Paraíso, onde paramos para um petisco. Porém, antes da praia do Paraíso, na zona do leixão das gaivotas, o percurso está interditado devido à instabilidade da falésia. Nós arriscámos, porque a alternativa nos obrigava a contornar grandes propriedades e aldeamentos turísticos com vedação, indo muito para interior. Porém, quem fizer este trilho convém estar alerta para esta situação. Da praia do Paraíso seguimos até ao Carvoeiro, sempre com vistas fabulosas. Aqui inicia-se o trilho do Algar Seco, com um passadiço largo e confortável. No final do passadiço, pode descer-se até à "Boneca" e ver a zona do algar seco, recortada de grutas. Ao longo deste trilho, vão surgindo várias placas informativas sobre a fauna, a flora e a formação geológica dos algares. As vistas continuam deslumbrantes com as geoformas criadas pela erosão da costa. Depois do passadiço, o caminho retoma os trilhos naturais ao longo das arribas.
Chegados ao Vale de Centenais, entroncámos no percurso dos sete vales suspensos, mantendo-se a paisagem extraordinária e a presença de geoformas desenhados pela erosão de águas doces e salgadas. O percurso é exigente do ponto de vista de descidas e subidas (os vales e pequenas praias escavadas), mas vale muito a pena. Passamos no farol de Alfanzina, com vistas de cortar a respiração e retomamos a arriba recortada até à Praia do Carvalho, cuja acesso se faz por um túnel escavado na rocha.
Por fim, percorremos as arribas até descer à praia de Benagil, invadida por caiaques, pranchas e barcos de visita à grutas de Benagil. Subimos ainda a encosta do outro lado até ao algar de onde se espreita a gruta de Benagil. É de facto uma visão inédita. E ficámos por aqui, de alma cheia e porque a nosso dia já ia longo.
Recomendamos sem reserva estes trilhos.