Carreiro da Senhora - Montejunto

November 26, 2023
November 2023

near Cabanas de Torres, Lisboa (Portugal)

Trilha circular a partir de Cabanas de Torres, com passagem por:
- Portela do Sol (3.5 km)
- Curral do Burro (8 km)
- Capela de Nossa Senhora das Neves (11.5 km)
- Ermida de São João Batista (11.7 km)
- Cabanas de Torres (15.3 km)

A maioria dos percursos que levam ao Carreiro da Senhora seguem o percurso "semi-oficial" que possui aprox. 22km, mas muitos desses km podem ser percorridos quando se fazem outros trilhos. Fizemos assim uma adaptação do percurso, reduzindo o mesmo a pouco mais de 15km, começando e terminando em Cabanas de Torres.

O percurso leva-nos a contornar a Serra de Montejunto do lado sul, de forma a aborda-la pela vertente ocidental, que permite uma subida longa e continuada e não abrupta, passando pelos muitos moinhos que encimam estas encostas e passando pelo famoso Curral do Burro.

Segue-se uma longa subida até ao topo de Montejunto, mas numa paisagem montanhosa e pedregosa que nos faz sentir "o outro lado de Montejunto", que termina na Capela e na Ermida junto às antenas.

É finalmente aí que se apanha o Carreiro da Senhora propriamente dito, que desce toda a encosta sul até nos levar de novo a Cabanas de Torres. Um percurso com belas vistas, que surpreende e parece que a qualquer momento nos leva para abismos e falésias vertiginosas, mas que se faz sem dificuldade de maior nem com qualquer tipo de insegurança ou sensação de vertigem.

Bastões e botas de caminhada aconselhados.

Cafés/Restaurantes em Cabanas de Torres sem outros pontos de abastecimento pelo caminho (excepto o Curral do Burro, mas este encontra-se muitas vezes encerrado, principalmente no inverno).

Feito em Novembro/2023.

Outros percursos feitos na zona:
Montejunto - Junção dos Trilhos Quinta da Serra, Carreiro dos Ss e Rota da Biodiversidade

Canhão Cársico da Ota (Alenquer)