Activity

Capivari Mirim e Médio

Download

Trail photos

Photo ofCapivari Mirim e Médio Photo ofCapivari Mirim e Médio Photo ofCapivari Mirim e Médio

Author

Trail stats

Distance
47.37 mi
Elevation gain
4,865 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
4,836 ft
Max elevation
5,357 ft
TrailRank 
29
Min elevation
2,628 ft
Trail type
One Way
Moving time
3 hours 53 minutes
Time
9 hours 6 minutes
Coordinates
3265
Uploaded
January 2, 2021
Recorded
January 2021
Share

near Cajuru II, Paraná (Brazil)

Viewed 311 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofCapivari Mirim e Médio Photo ofCapivari Mirim e Médio Photo ofCapivari Mirim e Médio

Itinerary description

A chegada até o mirim grande exige esforço em uma trilha um tanto quanto fechada através da floresta. Enfrentamos muita humidade e garoa, nessas circunstâncias não conseguimos apreciar a vista lá de cima dos mais de 1633 metros do topo do Capivari médio. Mas mesmo assim valeu o esforço. Durante o caminho ri muito dos tompos. Foi divertido.

Acesso ao início da trilha:
Para se chegar à trilha dos picos Capivari Mirim e Capivari Médio, a partir de Curitiba deve-se pegar a Rodovia BR-116 sentido São Paulo (norte). Zerar o odômetro no primeiro pedágio e seguir até a localidade chamada de Ribeirão Vermelho, distante 20,5 km do pedágio, e 5,4 km do final da ponte estaiada sobre a Represa do Capivari. Ficar atento que a entrada para a vila (à direita) é logo antes da passarela de pedestres que existe ali, uns 100 metros antes. Entrando na vila haverá quase em frente uma loja de materiais de construção. Seguir pela rua ao lado, subindo até a bifurcação, mais ou menos 300 metros. Nesse ponto perguntar pela casa da Dona Cissa, que é um local de apoio para iniciar a trilha. Não se trata de um estacionamento propriamente dito, mas ela permite deixar o carro ao lado da sua garagem, e não cobra por isso – embora seja educado deixar uma contribuição espontânea ao sair.

Descrição da trilha até o CAPIVARI MIRIM:
A ascensão ao Pico Capivari Mirim não exige muita habilidade técnica, mas exige um bom condicionamento físico. Por isso classifiquei como de dificuldade moderada. É uma montanha com aclive contínuo, em uma trilha longa, praticamente sem sombra, o que pode duplicar o desgaste em dias de sol. Para quem conhece, lembra bastante o tipo de subida ao Morro Araçatuba.
Partindo da casa da D. Cissa, continuar subindo a rua, à direita, por mais 150 mts, e então pegar à esquerda. Logo na frente haverão duas grandes caixas d’água azuis e no fundo dessa clareira uma cerca de arame. Cruzar a cerca e seguir em frente pelo meio do mato (não pegar o caminho de chão que existe à esquerda). Pouco menos de 300 metros da cerca (a 550 mts do início), seguir à direita. A partir daí não há mais como confundir, pois a vegetação passa a ser totalmente rasteira. Nessa primeira parte o aclive é menor (< 30º), sendo que a partir da pedra grande que existe no Km 1,63, o aclive passa a ser mais acentuado (entre 30º e 50º) e com alguns pequenos e fáceis trechos de escalaminhada. No km 1,8 da subida chega-se num platô onde se acumulam grandes blocos de pedras. Nesse ponto há uma bela vista e local para 2 ou 3 barracas. Desse ponto em diante é necessário ficar atendo para não perder o caminho, pois é tudo muito igual e com poucas referências. No km 2,75 há um conjunto de pedras (já denominado de “Castelo de Pedras” por alguns montanhistas) com uma esplendorosa vista da represa do Capivari (de um lado), e dos Picos Capivari Médio, Grande, e IV dos outros lados. Esse é um ponto ideal para montar acampamento.
Logo em seguida, no km 2,9 está fixada numa pedra a “Caixa de Cume”, com livro de registro das ascensões.

Descrição da trilha até o CAPIVARI MÉDIO:
Avista-se o Pico Capivari Médio à sudeste do platô de cume do Capivari Mirim.
Iniciar a caminhada na metade da distância entre a Caixa de Cume e o conjunto de pedras que existe um pouco antes (Castelo de Pedras). Ou seja, voltando em torno de 100 metros da Caixa de Cume já é possível iniciar a descida em direção ao vale que separa as duas montanhas. Em toda a encosta, durante a descida, não há trilha marcada no chão. A vegetação é rasteira então pode-se fazer o próprio caminho. No entanto é aconselhável seguir mais ou menos pelo meio, pois a entrada na mata (ao final da descida) se dá exatamente pelo meio.
Para esse morro é altamente aconselhável utilizar um aparelho de GPS ou aplicativo de celular com os tracklogs já marcados. E há momentos em que mesmo com GPS é fácil de se perder. Por essa razão acho que esse pedaço da trilha poderia ser classificado como MUITO DIFÍCIL. A caminhada em si é curta, o esforço não é exagerado, mas a dificuldade de orientação em vários pontos e a mata muito fechada em outros, faz com esse trecho seja muito difícil.
No percurso até existem algumas marcações com fitas plásticas amarelas, mas são esparsas e distantes umas das outras, de modo que não se pode confiar só nisso.
Em vários momentos há que se embrenhar entre raízes, galhos, folhas e troncos; em outros o caminho de chão batido é mais ou menos visível. Mas o momento mais complicado é logo após uma gruta (600 mts do início da caminhada). Ali entra-se numa área de mata um pouco mais aberta, mas muito parecida em todos os lados. Na ida fomos guiados mais pela intuição, e na volta a orientação foi por bússola: do cume estabelecemos que para retornar ao Capivari Mirim deveríamos seguir, sempre que possível, os 330º NNO.
No Km 1,55 há uma pequena clareira (sobe-se numa pedra), de onde é possível ter uma boa vista ao redor. O cume fica 100 metros adiante, mas representa 20 minutos a mais em mata fechada.
No ponto culminante do Pico Capivari Médio o espaço é pequeno, mal cabe 2 ou 3 pessoas. É possível descansar e fazer um lanche, mas com pouco conforto.
A comprovação de que essa montanha é de difícil acesso é o caderno de cume: tem pouquíssimas assinaturas desde que está ali (2014).

ATENÇÃO:
- LEVE EQUIPAMENTO ADEQUADO PARA CAMINHADA PESADA.
- NÃO DEIXE NENHUM TIPO DE LIXO NA TRILHA OU NA MATA.
- NÃO ACENDA FOGUEIRAS!

Comments

    You can or this trail