Photo ofCapivara e Santa Barbara - 1° dia no Engenho - Chapada dos Veadeiros - Cavalcante/GO Photo ofCapivara e Santa Barbara - 1° dia no Engenho - Chapada dos Veadeiros - Cavalcante/GO Photo ofCapivara e Santa Barbara - 1° dia no Engenho - Chapada dos Veadeiros - Cavalcante/GO

May 31, 2019
May 2019

near Moleque, Goiás (Brazil)

Junho/2019.

Para visitar as Cachoeiras Santa Barbara, Capivaca e Candaru na comunidade quilombola do Engenho 2, fique atento a algumas normas estabelecidas para controle de visitas e custos:
1° é importante vc já acionar um guia ou no Povoado do Engenho 2, na hora da aquisição dos ingressos no CAT contratar um. São vários os condutores disponíveis. Como é obrigatório a contratação de um guia, isso não sera problema em arrumar um diretamente no povoado. Mas é bom chegar cedo ou até de madrugada dependendo de qual atrativo vc ira visitar. Se for a Santa Barbara, em época de feriado ou fim de semana, chega de madrugada, ou pode ficar sem conhecer o atrativo. Como no CAT não faz reserva para ninguém, todos os atrativos vc somente garante assim que adquirir seu ingresso e preencher uma folha com seus dados. Tudo é presencial!
Segue valores e quantidade de pessoas por dia em cada atrativo (esse valor vc acerta no CAT que passa cartão e preenche uma folha) não vi outro lugar que passasse cartão, somente no CAT:
Santa Barbara – R$ 25,00 por pessoa – Limite de 300 pessoas por dia
Capivara – R$ 10,00 por pessoa – Limite de 400 pessoas por dia
Candaru – R$ 10,00 por pessoa – Limite de 400 pessoas por dia
O valor do guia vc acerta na hora do passeio.
Eu recomendo a Guia Divina que mora no povoado do engenho 2.
Divina 62.99946-6593
Ela fornece Café da manhã e área de camping. É só combinar com ela antes pelo telefone para que consiga com antecedência ter um excelente atendimento. Ela e seu esposo Domingos conhece toda região. Podendo tbm levar para o Complexo do Prata, Cachoeira Bom Jesus, Cachoeira Juliana, Vão de Almas... e os outros atrativos aqui já mencionados.
Para opção de almoço tem vários pontos no povoado. Um pertinho do outro. Tem até um mercadinho. Vale bater perna e perguntar onde ficam. Almoçamos no rancho da Raquel que fica na esquina para ir a cachoeira capivara por R$ 30,00.
Comemos a vontade uma das melhores comidas que já provei! Valores de bebidas a parte. Consulte no local. Lembrando que as alimentações é tudo no dinheiro. Não passa cartão!!!

Como a visitação da Cachoeira Santa Barbara é mais solicitada, o controle para ela é um pouco mais rígido!
Para garantir que esse controle tenha total eficácia, a comunidade se reuniu e fizeram uma plataforma de segurança para eles e para os turistas:
Para ir a Cachoeira Santa Barbara, além de ter a obrigação de contratar um guia, pagar a taxa de visitação tem tbm que pagar o carro de pau de arara que leva até a entrada da trilha principal do atrativo que é R$ 5,00 de ida. Isso vc acerta no ato com o motorista que o levar. Somente no dinheiro!
Vou dar um exemplo do que aconteceu conosco para visitar a Cachoeira Santa Barbara e Cachoeira Capivara no mesmo dia, assim servira para vc que quer ir conhecer os atrativos e montar o seu roteiro:
1° - fomos para o Cat garantir os nossos ingressos o mais cedo possível. Após a compra para os Atrativos Santa Barbara e Capivara, fomos ao encontro de nossos guias Divina e Domingos em sua casa para tomar o Café da Manhã.
Após o café tomamos a direção para a Cachoeira Capivara e poder curtir a manhã ensolarada e quente. Trilha curta e tranquila, até chegar em um pequeno desnível pra chegar a base da cachoeira.
Após banhos, lanches, fotos, era hora de ir para Santa Barbara.
Percorre a mesma trilha de ida e chega no povoado. Fomos em direção ao ponto de controle de visitantes em frente um rancho onde os carros levam os turistas.
Aqui fica em média 3 carros: Caminhonete, caminhão de pequeno porte, que faz o traslado para o atrativo.
Os nativos decidiram dessa forma ter um controle de quantidade de pessoas dentro da cachoeira, para não ficar aquele tumultuo em um mesmo lugar!
Então, tivemos que esperar pela nossa ida por volta de 1h neste ponto.
A permanência na cachoeira é de 1 hora.
Nao deixou tomar banho na barbarazinha.

PictographMountain hut Altitude 3,388 ft
Photo of7:18h saida da bel - camping e quartos santa barbara Photo of7:18h saida da bel - camping e quartos santa barbara Photo of7:18h saida da bel - camping e quartos santa barbara

7:18h saida da bel - camping e quartos santa barbara

cat -comprar os ingressos e guia - 200m

PictographCampsite Altitude 3,381 ft
Photo ofcasa da guia divina - area de camping - cafe da manha - 600m Photo ofcasa da guia divina - area de camping - cafe da manha - 600m Photo ofcasa da guia divina - area de camping - cafe da manha - 600m

casa da guia divina - area de camping - cafe da manha - 600m

excelente guia - 62-99946-6593

inicio de trilha pra capivara - 2.3km

PictographWaterfall Altitude 3,081 ft
Photo ofchegamos na capivara - 300 metros de descida - 2.6km Photo ofchegamos na capivara - 300 metros de descida - 2.6km Photo ofchegamos na capivara - 300 metros de descida - 2.6km

chegamos na capivara - 300 metros de descida - 2.6km

8:42h saida da divina. 9:20h chegamos na capivara - 11:10h saida da capivara rumo barbara

Photo ofEstaciona rancho raquel - melhor almoço Photo ofEstaciona rancho raquel - melhor almoço Photo ofEstaciona rancho raquel - melhor almoço

Estaciona rancho raquel - melhor almoço

restaurante rancho kalunga

vira a esquerda - rancho da raquel - almoço ali atras - 4.4km

PictographCampsite Altitude 3,374 ft

12h - passamos na divina

PictographInformation point Altitude 3,365 ft
Photo ofesperar os carros pau de arara - 12:13h - espera - 13:10h pegamos o carro - 5.2km Photo ofesperar os carros pau de arara - 12:13h - espera - 13:10h pegamos o carro - 5.2km

5.3km saida do ponto / 9.9km carro nos deixa - foi 4,7km de carro

PictographWaterfall Altitude 3,603 ft
Photo ofna santa barbara - foi 1.600 metros a pe de ida - 11.5km Photo ofna santa barbara - foi 1.600 metros a pe de ida - 11.5km Photo ofna santa barbara - foi 1.600 metros a pe de ida - 11.5km

na santa barbara - foi 1.600 metros a pe de ida - 11.5km

nao deixou tomar banho na barbarazinha!! povo chato. nao deixa mais nada agora.... ficou famoso demais!!