Capela de São João da Fraga (Pitões das Junias)

Photo ofCapela de São João da Fraga (Pitões das Junias) Photo ofCapela de São João da Fraga (Pitões das Junias) Photo ofCapela de São João da Fraga (Pitões das Junias)

5 hours
October 8, 2019
October 2019

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Não estava previsto para já a subida à Fraga de São João Baptista, mas logo no começo do percurso que tinhamos delineado para as outras fragas mais distantes, seguindo pelo caminho dos currais de Pitões, foi percetível, pela temperatura sentida às primeiras horas da manhã e aliada à ausência de vento, que nos esperaria uma caminhada de sofrimento em vez de diversão.

Assim, tomamos outro azimute e rumamos ao alto da fraga onde está implantada a pequena Capela de São João Baptista, que ninguém sabe explicar quem a mandou construir, mas para onde todos os anos no último domingo do mês de junho, os moradores de Pitões das Junias cumprem uma tradição religiosa rumando até à Capela em sofrida peregrinação.

Escusado será dizer que as vistas do alto da fraga são fabulosas, mesmo sem o espelho de água da Barragem de Paradela, que se encontra agora práticamente vazia, devido às obras de impermeabilização que decorrem no paredão.

Para não regressarmos na totalidade pelo mesmo caminho, fizemos um desvio para o Fojo do Lobo, construção que se destinava no passado a encurralar os lobos, dando-lhes aí um triste fim. Este Fojo tem a particularidade de ser um pouco diferente, uma vez que a construção é circular e não tem poço de fundo.

Fizemos o resto do caminho de regresso pelo trilho que se descobre no terreno pelo pisoteio de quem já se “perdeu” por aqui, caminho que se encontra bem mariolado e que desce em direção à ribeira da Tulha, onde, fazendo um pequeno desvio, nos leva a uma pequena cascata (Caldeiras do Pereira).

Em resumo, um percurso bonito, relativamente fácil, no que à orientação diz respeito e que classificamos de moderado baixo, tendo em conta o desnível.

PictographDoor Altitude 3,922 ft

… para completar a logística com um bom pão de centeio.

Fonte

Fim (Casa do Preto)

• Ana Costa 27 Aug 24, 2022

Bonito, vale a pena
    (provavelmente na primavera ainda mais)

Ulisses Silva Aug 24, 2022

Fico feliz que tenha gostado cara Ana Costa.
    Obrigado por deixar sua impressão e avaliação do percurso. Bons trilhos.

• Joshua Valler-feltham Oct 3, 2022

Good trail, passes the stream twice then it’s up through the bolder fields to the top. Great views. Did the train in rough 3 1/2 hours with some small stops on the way and little lunch break.

Ulisses Silva Oct 3, 2022

Thanks, Joshua Valler, for your review. Glad you enjoyed the trail!

• Photo of Mário Filipe
    Mário Filipe Feb 27, 2023

Caminhada lindíssima.
    Percurso curto e de relativa facilidade em que única adversidade se poderá prender ao nível da altimetria para quem não estiver tão habituado.
    Trilho bastante visível e com vistas fantásticas ao longo de todo o percurso.
    Muito obrigado pela partilha!

Ulisses Silva Feb 27, 2023

Obrigado caro Mário Filipe, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Este foi um dos primeiros trilhos que percorri em terras barrosãs e o que me fez apaixonar por estas Montanhas Magníficas.
    Recomendo-o vivamente! Bons trilhos.

• Photo of Tiago da Silva
    Tiago da Silva Jan 28, 2024

Trilho super agradável. Gostei muito de fazer em família. Já há muito queria visitar S. João da Fraga e este trilho foi maravilhoso. Adorei!
    Trilho relativamente fácil se forem com tempo e bom tempo. 😃😉

Ulisses Silva Jan 28, 2024

Fico grato que tenha gostado caro Tiago da Silva.
    Obrigado por deixar sua impressão e avaliação do percurso. Bons e seguros trilhos.