Canyoning Rio das Mortes

April 8, 2013
April 2013

near Sítio Tamanduá, Paraná (Brazil)

Descida a pé pelo Rio das Mortes. simples, perfeita para um dia quente, recomendo calçado adequado, saber nadar, e muito cuidado onde pisa.

Cachoeira do E

Grota das Mort

Rio das Mortes

• Sairius Apr 23, 2013

Olá! Parabéns! Legal eu curti!
    Pode dar mais algumas informações?

• ibender Apr 23, 2013

Fui para lá conhecer o local do rio das mortes, e devido ao intenso calor, aproveitei para descer um trecho do rio. Comecei onde há uma ponte no rio das mortes, ali normalmente há pessoas fazendo pic-nic. Dali fui descendo o rio, que devido as formações rochosas e calcárias da região, tem a água muito clara e o fundo normalmente de pedras e sólido, o que facilita o passeio.

A maior parte do caminho dá para se fazer molhando somente até o joelho, mas há uma ou duas passagens onde para não se molhar vc deve ou sair do canyion, ou "escalar" as paredes, caso contrário, vai ter que nadar para atravessar as pequenas cavas (prof de uns 3m).

A volta que dei por fora do rio foi um pouco exaustiva, devido o calor, mas é uma caminhada bonita, e deu tempo apra secar as roupas e as botas. no final da parte molhada, o rio começa a ficar com o solo arenoso, recomendo sair antes dessa parte, para evitar as meias cheias de areia, como foi o meu caso.

Se for fazer a trilha, escolha um dia quente, um bom calçado e somente tenha muito cuidado pra não torcer o pé nas pedras ou acabar com ele preso em algum vão. se tiver dúvidas é só perguntar. A descida levou por volta de uma hora, a votla umas 2h. A próxima vez pretendo voltar pela margem direita de quem desce, passando pela cachoeira, se der o zoom até uns 200m, consegue ver uma estradinha que contorna a plantação ao norte da trilha, esse é o caminho que quero fazer.

Lá perto, rumo a colônia Witmarsum tem o "Rio do Papagaio" (pelo que me lembro), esse também parece muito bom para Canyioning.

Importante saber nadar, levar tudo dentro de sacolas plásticas ou tuppleware, e sempre sempre sempre cuidar onde pisa.

• Sairius Apr 23, 2013

Valeu Ibender pelas dicas! Farei assim que der sol.
    Eu nunca tinha ouvido falar desse lugar mas quando vi uma das fotos que voce tirou fiquei admirado, pois a imagem é exatamente com um rio que sonhei há uns dias atras!