Photo ofComplexo Canjica: Cachoeira do Canjica, Borda Infinita, Poços Aguas lindas, Poço Buriti e Cach das Pedras - Campo Alegre/TO Photo ofComplexo Canjica: Cachoeira do Canjica, Borda Infinita, Poços Aguas lindas, Poço Buriti e Cach das Pedras - Campo Alegre/TO Photo ofComplexo Canjica: Cachoeira do Canjica, Borda Infinita, Poços Aguas lindas, Poço Buriti e Cach das Pedras - Campo Alegre/TO

1911
June 22, 2022
June 2022

•   4.3 1 review

near São José, Goiás (Brazil)

22/06/2022
(Levantamento Feito com guia Edimilson que mora na regiao: 62-99632-5669)

Guia obrigatório. Aqui tem guias. Pode vir direto para cá.

No total vc vai andar 9,15km para fazer todo o circuito.

Pra ir ao Canjica, parti do Camping e Camas Recanto dos Morros.

"Recomendo fazer no sentido horário e ver os poços com maior incidência solar dentro deles - um verde que não se vê da forma como fiz sem o sol esta em cima deles...
Deixa a Cachoeira Canjica por ultimo."

Nos dois sentidos a subida que não é muito forte na volta, da na mesma...

Eu fiz no sentido anti-horário... Não recomendo!!!

Chegue cedo e aproveite um dia inteiro de aventuras ate o pôr do sol, que mesmo com a linda serra que tampa, o céu da aquele espetáculo de cores...
Aproveite ate os ultimos instantes da luz do dia aqui...

Tracklog para chegar ate o Complexo Canjica e outros atrativos nessa rota:

O Complexo Canjica é um verdadeiro parque natural inacreditável de tanta beleza reunidas em um único local.
Sabe aqueles lugares que vc imagina ter apenas fora do Brasil???
Ele esta bem mais próximo de vc do que vc imagina.
Nao tem fotos ou videos que mostre o quanto tudo é lindo e perfeito!
Que natureza espetacular!!!
Só indo pessoalmente para ver tudo de perto e sentir as varias emoções em cada passo dado nesse paraíso chamado no instagran: Complexo Canjica ( @complexocanjica )

O melhor do Complexo do Canjica é que aqui no atrativo tem vários guias.
O guia é obrigatório porque o atrativo é muito grande e repleto de bifurcações e que somente o guia poderá te conduzir em locais mais seguros e mostrar as belezas que alguns cantinhos ficam escondidos.

Praticamente a família inteira faz o guiamento aqui dentro.
Entao vc nao precisa trazer guias das cidades vizinhas.
Liga com antecedência e agende sua visita com um guia local do Canjica.

Segue alguns contatos:
Wanderson faz o agendamento e tbm é guia da propriedade: 62-99606-5631
Outro guia é o Vanildo: 62-99691-6566
da uma olhada no seu Instagram: @vanildo.tavares_vft
E tbm tem o guia Aldinei: 62-99969-2232
É bem possível que tenha mais membros da família que podera guiar vcs.
Fala com o Wanderson e verifique sobre.

O que recomendo é vc vir com seu veiculo diretamente pra ca e aqui vc tera um guia agregando o seu valor para fazer o passeio de um dia inteiro cheio de muita emoção.

Aqui na propriedade tbm tem área de camping e ate um chalé.
Seu Altinho e Dona Dete que são os proprietários, junto com seus membros da família estão empenhados em fazer um rancho para melhorar o camping e ja tem quartos com camas a disposição.

Imagina dormir num paraíso pertinho de todos esses atrativos?
De frente a uma serra linda, é um local perfeito para descanso e nem se preocupar com comida, pois aqui serve almoço, janta e café da manha combinados com antecedência.

Como o governo ainda esta bem atrasados pra trazer energia aqui na região, eles tem apenas uma placa solar, mas que poderá recarregar seus eletrônicos.
Pra quem não gosta de tomar banho frio direto do chuveiro, recomendo esquentar sua agua no fogão a lenha de Dona Dete e tomar um banho gostoso e quentinho na caneca.
Como sou friorenta, prefiro assim e ficar bem quentinha e limpa.
Estando na natureza, damos um jeito pra tudo.
O que vale é ser resiliente e aproveitar o máximo de alguns dias de descanso assim no meio natural.
Vende caldo de cana e as aguas das torneiras são potáveis.
Tem wifi e fica aberto das 7h ate as 17:30h.

Sobre os atrativos:
Como o passeio é em modo circuito, vc poderá fazer ele no sentido horário ou anti-horário.

Vai depender de como vc ira escolher junto ao seu guia que vai dar as orientações.
No meu caso eu fiz no sentido anti-horário, porque queria deixar os pocinhos por ultimo, que são varias piscinas naturais. Mas o melhor mesmo é fazer no sentido HORÁRIO!!!

Então fizemos assim:

1° fomos na Cachoeira Canjica e vimos ela por cima e depois descemos ate sua base onde tem um poço para banho e tem como ir ate atrás da cachoeira e curtir uma ducha direto dela. Tbm tem uma gruta do lado esquerdo que achei incrível o visual da cachoeira estando dentro dela. Aqui podemos ver a 2° sequencia do que seria outra Cachoeira do Canjica. A sequencia de quedas do Canjica são 3 no total. Duas delas podemos podemos ver estando aqui, sendo apenas a 1° queda acessível de forma fácil para banho. A 2° queda requer uma travessia por um buraco de caverna, onde ainda esta sendo estudado se ira ser percorrido ou não em modo seguro, pois tem muitos morcegos e algum risco de contagio poderá ser prejudicial. Mas o melhor mesmo é a 1° queda das 3 sequencias.
Caso vc ficou curioso para saber onde fica a 3° queda dessa sequencia, ela é somente acessada pelo atrativo Complexo Rio Lages ( @complexo_rio_lages ) na qual foi dado o nome de Cachoeira Tigre.
Outro lugar tbm incrível que vale uma visita de um dia ou ate 3 pra conhecer tudo, pois vc vera a Cachoeira Borda Infinita por baixo e a 3 queda da Canjica (Cachoeira Tigre) fora a Cachoeira no Córrego Buriti Grande que nao consegui ir...
Mas ai é um outro wikiloc que esta esta disponível no meu perfil.
Fala com o Paulo para conhecer: 62-99866-1337

2° Depois de conhecer a Cachoeira Canjica por cima e por baixo, seguimos para conhecer o poço que forma a Cachoeira Borda infinita. Tem um belo poço verde e um mirante do vale a perder de vista surreal.

3° dali subimos andando pelas pedras e passando por vários poços de cor verde. É ate difícil escolher em qual tomar banho, mas seu guia vai te dar as dicas, ate que chegamos no poço Aguas Lindas que tem duas quedas de agua cortadas por uma rocha ao meio.
Qd entramos na fenda da esquerda da rocha a agua estava mais quentinha que a do poço e foi uma delicia ficar la dentro.

4° saindo dos poços temos mais trilha e vamos pra reta final chegando num poço gigante chamado Poço do Buriti.
Ao ir subindo as rochas que tem ao fundo do poço chega na Cachoeira da Pedra que me encantou de tão lindinha e aqueles paredões em rochas bem alto.
E como tudo tem um começo e fim, dali seguimos trilha ate a sede passando por um setor cheio de rochas que mais parecia uma cidade de pedras com um lindo pôr do sol a cair.

Como chegar saindo de Cavalcante:

Saindo da Praça Central que é a Praça Diogo Telles em Cavalcante, ate a bifurcação vc ira sair da estrada principal e entrar na porteira para seguir ate a sede do Canjica são 68km de estrada de terra. Assim que vc entra numa estradinha de terra rumo a sede, com 3,66km tem outra porteira. Importante ressaltar é que vc tem por obrigação fechar todas as porteiras e colchetes por onde for passar, ok?
Não deixe nada aberto!!!
Passou mais essa porteira vc vai com seu veiculo andar mais 1,1km ate chegar a área de estacionamento onde a família que cuida da propriedade vai lhe dar todas as instruções e cobrar a taxa de visitação.

Caso vc esteja hospedado no Recanto dos Morros (@recanto_dos_morros), é mais fácil ainda de chegar.
Saindo do Recanto dos Morros vc vai andar com seu veiculo 1,5km e chegar na bifurcação de entrada da 1° porteira.
Depois tem a 2° porteira com mais 3,66km andado e o restante de 1,1km ate chegar a sede. Um total de 6,26km desde o Recanto dos Morros.

Instagran: @complexocanjica

Sr Altino e Dona Dete
Luzia filha
Vanildo filho

@complexocanjica

Transporte:

A maioria prefere carro traçado 4X2 ou 4X4 ou moto de cross pra nao passar perrengue, pois tem vários trechos com bancos de areia fofa e cascalho bruto com pedras soltas.

Não deixe lixo em nenhum local natural.
Faça um lixinho seu e leve com vc ate a cidade pra onde pretende voltar, pois aqui no meio rural fica difícil o descarte, pois aqui não se tem coleta de lixo.
Faça sua parte não deixando rastros a não ser as do seus pés..

PictographMountain hut Altitude 3,090 ft
Photo of9:15h - saida Recanto dos Morros - agua potavel direto das torneiras Photo of9:15h - saida Recanto dos Morros - agua potavel direto das torneiras Photo of9:15h - saida Recanto dos Morros - agua potavel direto das torneiras

9:15h - saida Recanto dos Morros - agua potavel direto das torneiras

Photo ofbifurcação - vire a direita e em seguida tem uma porteira - manter fechada a porteira - 1.49km Photo ofbifurcação - vire a direita e em seguida tem uma porteira - manter fechada a porteira - 1.49km

Photo of2° porteira para adentrar a propriedade do Sr Altino - Feche todas as porteiras!!! - 5.15km Photo of2° porteira para adentrar a propriedade do Sr Altino - Feche todas as porteiras!!! - 5.15km Photo of2° porteira para adentrar a propriedade do Sr Altino - Feche todas as porteiras!!! - 5.15km

desse ponto a frente tem uma vista de lindas serras - um visual incrível!!!

PictographCar park Altitude 3,039 ft
Photo ofsede e local onde estaciona os veiculos - pagamento de taxa e guias locais para te levar no passeio - 6.26km - 9.42h Photo ofsede e local onde estaciona os veiculos - pagamento de taxa e guias locais para te levar no passeio - 6.26km - 9.42h Photo ofsede e local onde estaciona os veiculos - pagamento de taxa e guias locais para te levar no passeio - 6.26km - 9.42h

O banheiro fica do lado direito da casa sede p/ uso dos turistas - Guia Vanildo e seus familias - todos guias locais. Sr Altinho e Dona Dete pai e mae dos guias. Volta: 17.41km - 17.52h - fim

Photo ofbif importante - é aqui q define o sentido q vc ira fazer - recomendo fazer no sentido HORARIO!!! 6.73km - 10.07h Photo ofbif importante - é aqui q define o sentido q vc ira fazer - recomendo fazer no sentido HORARIO!!! 6.73km - 10.07h

Fazendo no sentido horário, vc vera os poços com maior incidência solar dentro deles que vai dar uma coloração absurda de linda. Já no sentido anti-horário nao tem como ver eles tão bonitos assim. Nós fizemos no sentido anti-horário. Na volta do circuito vamos passar por aqui novamente p/ seguir a sede. Volta: 16.94km - 17.39h - bif de novo

Photo ofseguir pela esq - trilha limpa - uma delicia de caminhar - 7.18km Photo ofseguir pela esq - trilha limpa - uma delicia de caminhar - 7.18km

seguir pela esq - trilha limpa - uma delicia de caminhar - 7.18km

Photo ofAtravessa o corrego laje que faz a Cachoeira Canjica - 8.37km Photo ofAtravessa o corrego laje que faz a Cachoeira Canjica - 8.37km

Atravessa o corrego laje que faz a Cachoeira Canjica - 8.37km

Photo ofmirante em cima da cachoeira Canjica - O lindo vale onde fica o Complexo Rio Lages - 8.41km Photo ofmirante em cima da cachoeira Canjica - O lindo vale onde fica o Complexo Rio Lages - 8.41km Photo ofmirante em cima da cachoeira Canjica - O lindo vale onde fica o Complexo Rio Lages - 8.41km

Photo ofoutro angulo de outro mirante - ve a cachoeira quase que de frente - 8.49km Photo ofoutro angulo de outro mirante - ve a cachoeira quase que de frente - 8.49km Photo ofoutro angulo de outro mirante - ve a cachoeira quase que de frente - 8.49km

outro angulo de outro mirante - ve a cachoeira quase que de frente - 8.49km

Photo ofbif - dir ir pro canjica por baixo e Esq vai p/ borda infinita - 8.65km - 10.52h Photo ofbif - dir ir pro canjica por baixo e Esq vai p/ borda infinita - 8.65km - 10.52h Photo ofbif - dir ir pro canjica por baixo e Esq vai p/ borda infinita - 8.65km - 10.52h

Descida 8.73km - trilha de pedra. Volta 11.46km - deu pane por conta das grandes rochas - ficou um monte de zig zag

Photo ofNesse ponto vê as duas quedas das 3 quedas do canjica - 8.80km Photo ofNesse ponto vê as duas quedas das 3 quedas do canjica - 8.80km Photo ofNesse ponto vê as duas quedas das 3 quedas do canjica - 8.80km

Nesse ponto vê as duas quedas das 3 quedas do canjica - 8.80km

Saída 11.50h

Photo ofdesse mirante podemos ver a 3° queda do canjica que é a cachoeira Tigre lá em bx e a rocha dedo - 8.82km Photo ofdesse mirante podemos ver a 3° queda do canjica que é a cachoeira Tigre lá em bx e a rocha dedo - 8.82km Photo ofdesse mirante podemos ver a 3° queda do canjica que é a cachoeira Tigre lá em bx e a rocha dedo - 8.82km

Essa 3° queda do canjica, é somente acessada por baixo no complxeo rio lages - muito linda - vale ir e tirar um dia inteiro pra conhecer a Cachoeira tigre e a Borda infinita por baixo. @complexo_rio_lages - paulo: 62-99866-1337. A rocha que apelidei de dedo é a divisa dos dois corregos que fazem as duas cachoeiras la em baixo onde fica o encontro. Estando la em baixo é possovel entender melhor esse paredao de rocha e servindo como ponto de de divisao dos dois atrativos.

Photo ofmirante de frente a Cachoeira Canjica - sua 1° queda - 8.87km Photo ofmirante de frente a Cachoeira Canjica - sua 1° queda - 8.87km Photo ofmirante de frente a Cachoeira Canjica - sua 1° queda - 8.87km

mirante de frente a Cachoeira Canjica - sua 1° queda - 8.87km

Photo ofCachoeira Canjica por baixo - fiquei atras da queda dela - aqui tem a caverna a esq - 10.78km Photo ofCachoeira Canjica por baixo - fiquei atras da queda dela - aqui tem a caverna a esq - 10.78km Photo ofCachoeira Canjica por baixo - fiquei atras da queda dela - aqui tem a caverna a esq - 10.78km

Por conta de nao ter pausado o wikiloc, ele deu pane e teve um aumento de 2km devido as altas paredes de rochas e por isso esse zig zag absurdo. Foi mal...

Photo ofmirante - ve o vale do complexo Rio Lages e o poço da Borda Infinita la em baixo - 12.02km Photo ofmirante - ve o vale do complexo Rio Lages e o poço da Borda Infinita la em baixo - 12.02km Photo ofmirante - ve o vale do complexo Rio Lages e o poço da Borda Infinita la em baixo - 12.02km

Photo ofmirante - ve o poço que a borda infinita faz la em baixo, que somente é acessada pelo Complexo rio Lages - 12.06 - 12.33h Photo ofmirante - ve o poço que a borda infinita faz la em baixo, que somente é acessada pelo Complexo rio Lages - 12.06 - 12.33h Photo ofmirante - ve o poço que a borda infinita faz la em baixo, que somente é acessada pelo Complexo rio Lages - 12.06 - 12.33h

Photo ofPoço da Borda infinita - um espetaculo de poço cor verde e ver o vale lá em baixo - 12.10km - 12.44h Photo ofPoço da Borda infinita - um espetaculo de poço cor verde e ver o vale lá em baixo - 12.10km - 12.44h Photo ofPoço da Borda infinita - um espetaculo de poço cor verde e ver o vale lá em baixo - 12.10km - 12.44h

13.51h saida

Photo ofUma raia de piscina natural incrivel pra nadar - seguir em cima das rochas num caminho em escalaminhada - 12.36km Photo ofUma raia de piscina natural incrivel pra nadar - seguir em cima das rochas num caminho em escalaminhada - 12.36km Photo ofUma raia de piscina natural incrivel pra nadar - seguir em cima das rochas num caminho em escalaminhada - 12.36km

Photo ofOutro Poção otimo para banho - nadamos nesse - outra raia grande de piscina natural - maior que a outra - 12.62km - 14.17h - Photo ofOutro Poção otimo para banho - nadamos nesse - outra raia grande de piscina natural - maior que a outra - 12.62km - 14.17h - Photo ofOutro Poção otimo para banho - nadamos nesse - outra raia grande de piscina natural - maior que a outra - 12.62km - 14.17h -

Saída da raia da piscina 14.46h

Photo ofpoção otimo pra banho e uma cascata - entrei nela - 12.93km Photo ofpoção otimo pra banho e uma cascata - entrei nela - 12.93km Photo ofpoção otimo pra banho e uma cascata - entrei nela - 12.93km

poção otimo pra banho e uma cascata - entrei nela - 12.93km

Photo ofPoço das águas lindas com duas cascatas cortadas por uma rocha - Otimo poço para banho - 13.28km - 15.14h Photo ofPoço das águas lindas com duas cascatas cortadas por uma rocha - Otimo poço para banho - 13.28km - 15.14h Photo ofPoço das águas lindas com duas cascatas cortadas por uma rocha - Otimo poço para banho - 13.28km - 15.14h

Uma dica: a fenda da esquerda onde tem uma cascata, a agua é mais quentinha que a do poço. Tem como entrar nessa fenda e tomar banho. 13.31km saída 16.17h

Photo ofPedra do equilíbrio - olhe no meio da rocha.... Incrivel - 14.31km Photo ofPedra do equilíbrio - olhe no meio da rocha.... Incrivel - 14.31km Photo ofPedra do equilíbrio - olhe no meio da rocha.... Incrivel - 14.31km

Pedra do equilíbrio - olhe no meio da rocha.... Incrivel - 14.31km

PictographBridge Altitude 2,675 ft

Photo ofPoço do Buriti bem grande e profundo - a agua chega a ser um verde esmeralda mais escura - 15.26km Photo ofPoço do Buriti bem grande e profundo - a agua chega a ser um verde esmeralda mais escura - 15.26km Photo ofPoço do Buriti bem grande e profundo - a agua chega a ser um verde esmeralda mais escura - 15.26km

fotos com varios angulos pois o poço é muito lindo!!!

Photo ofCachoeira da Pedra - Lindos paredoes de rochas - Totei natural em pedra - 15.40km - 17.06h Photo ofCachoeira da Pedra - Lindos paredoes de rochas - Totei natural em pedra - 15.40km - 17.06h Photo ofCachoeira da Pedra - Lindos paredoes de rochas - Totei natural em pedra - 15.40km - 17.06h

Photo ofpoço e palmeiras - aqui ja nao tem mais nada - volta pro poço buriti - 15.48km Photo ofpoço e palmeiras - aqui ja nao tem mais nada - volta pro poço buriti - 15.48km

poço e palmeiras - aqui ja nao tem mais nada - volta pro poço buriti - 15.48km

Photo ofbif - direita na trilha deixando o Poço Buriti e ultimo ponto de banho do dia - agora seguir p/ sede - 15.78km - 17.20h Photo ofbif - direita na trilha deixando o Poço Buriti e ultimo ponto de banho do dia - agora seguir p/ sede - 15.78km - 17.20h Photo ofbif - direita na trilha deixando o Poço Buriti e ultimo ponto de banho do dia - agora seguir p/ sede - 15.78km - 17.20h

Photo ofNo alto a direita tinha algumas rochas que mais parecia uma cidade de pedras - pedra: cara do pantera cor de rosa - 16.09km Photo ofNo alto a direita tinha algumas rochas que mais parecia uma cidade de pedras - pedra: cara do pantera cor de rosa - 16.09km Photo ofNo alto a direita tinha algumas rochas que mais parecia uma cidade de pedras - pedra: cara do pantera cor de rosa - 16.09km

Isso foi no meu ponto de vista ta? achei a pedra com a cara do pantera cor de rosa e ao seu lado esquerdo a Pedra do Coelho.

PictographBridge Altitude 2,743 ft
Photo ofduas travessias com pinguelas de madeira - 16.26km - 17.28h Photo ofduas travessias com pinguelas de madeira - 16.26km - 17.28h Photo ofduas travessias com pinguelas de madeira - 16.26km - 17.28h

duas travessias com pinguelas de madeira - 16.26km - 17.28h

Photo ofcancela, passador e seguir a direita rumo a sede e finalizar infelizmente - 17.22km - 17.48h Photo ofcancela, passador e seguir a direita rumo a sede e finalizar infelizmente - 17.22km - 17.48h Photo ofcancela, passador e seguir a direita rumo a sede e finalizar infelizmente - 17.22km - 17.48h

olhe para tras e veja as belezas das serras!!!

• Luiza Zappelini Jul 30, 2022

Ótima explicação! Muito obrigada!

• juliana martins ferreira Mar 24, 2023

Qual veículo vc indicaria pra fazer essa rota?

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Mar 24, 2023

A maioria prefere carro traçado 4X2 ou 4X4 ou moto de cross, pois tem vários trechos com bancos de areia fofa e cascalho bruto com pedras soltas.

• juliana martins ferreira Mar 24, 2023

Sim, obrigada pelo resposta.

• Photo of WikiIocBR
    WikiIocBR Apr 23, 2023

Apesar da dificuldade de sair de carro do local, vale muito a pena. Fui com carro um pouco alto e não precisou empurrar, mas é comum carros serem empurrados porque atolou no cascalho. Esse problema ainda vai persistir, já que a área é particular e o proprietário tenta recursos com prefeitura.

• Photo of Geraldo e Mônica
    Geraldo e Mônica May 23, 2023

A estradinha de acesso já está arrumada... Se não chover, qq carro passa. Acabei de fazer o passeio