Cânion Pedras Brancas, via barreiros

Photo ofCânion Pedras Brancas, via barreiros Photo ofCânion Pedras Brancas, via barreiros Photo ofCânion Pedras Brancas, via barreiros

one day 5 hours 15 minutes
May 18, 2020
May 2020

near Itati, Rio Grande do Sul (Brazil)

Para chegar ao Cânion Pedras Brancas há diversas maneiras/ caminhos. Eu estava querendo fazer este a bastante tempo, que é via trilha dia barreiros.

Você pode pesquisar e verá que ir pelo Tajuvas e também uma opção valida, mas este caminho também tem seus encantos.

Bem, não vale a pena deixar o carro na rota do sol ( posto Limeira), pois este trekking daria cerca de 40km, o que é inviável. É possível deixar o carro próximo ao início da Caminhada, no fim da estrada. Não aconselho ir até o fim( cabana), pois são uma sequência de 3 subidas e curvas extremamente horríveis, e se você possui um carro de passeio ( que não é 4x4), nem tente.

Você pode deixar o carro antes da primeira curva , logo quando acaba a estrada no GPS.

Também pode deixar em uma propriedade privada, caso você pedir a gentileza.

A trilha inicia após a cabana, e são cerca de 2h30min de subida, com um terreno cheio de barro, lama, pedras. Tem que ir com calma.

Após passar a subida, mesmo parecendo plano , é cheio de sobe e desce.

Demoramos 6h30min para chegar (ida), devido a um problema de estômago da minha parceira, mas acredito que dê para fazer em 5h30min em situações normais. O cânion é Lindíssimo, e vale a pena acampar próximo da borda, entretanto venta muito a noite, então não esqueça de usar cordeletes para ancorar bem a sua barraca. No posto que está marcado, é um ótimo lugar para acampar, perto do rio (água), visão panorâmica. Infelizmente não possui lenha por perto para fazer fogueira, mas se andar 1 km, em direção a mata, é possível conseguir. Há muitas vagas por lá, e também sempre aparece motoqueiros visitando, muitas vezes em grupo. À noite é deserto e sem nenhuma luz (breu total).

Importante: ao passar pela casa com potreiro, seguir pela estrada da propriedade até a estrada do Josafaz. Não corte caminho igual eu fiz, pois vai dar em um banhado onde não tem como passar sem molhar a bota.

Leve roupa de frio, clorin, e traga seu lixo de volta Sempreee. Mais dúvidas, podem me chamar no whatsapp: 51995943448 . Abraço e boa aventura 😉

• Photo of darciopp
    darciopp Jun 9, 2020

Trilha difícil em relação ao preparo físico necessário, mas de muito boa navegabilidade. A região tem água em abundância, pelo menos nessa época do ano (junho). Esta trilhas é uma das várias rotas possíveis para a parte superior da região, que pode ser considerada como um hub de trilhas. É possível subir e descer por caminhos diferentes, usando pontos de acampamento em comum.

• Photo of Feijó
    Feijó Jul 17, 2020

Boa tarde amigo, parabéns, este é um bom caminho para o topo!
    Pelo Barreiro tem duas opções: uma por cada lado do rio, mas não é um problema, pois lá no pé da montanha eles se unem!

Essa eu quero repetir em breve!

• Photo of Ederson de Vargas Vieira
    Ederson de Vargas Vieira Nov 7, 2020

Realizamos essa trilha no último feriado, fomos em um grupo de 5 pessoas e levamos cerca de 8h pra chegar no local do acampamento.

Optei por não realizar o upload da trilha porque a trilha do Mateus está muito bem documentada, inclusive informando sobre o banhado.

Excelente trilha, com diversos mirantes espetaculares, fiquei muito feliz por ter realizado. No segundo dia, estendemos a caminhada indo até a ponta da Pedras Brancas onde contemplamos as Três Marias e o Vale do Itati.

Nosso percurso total deu 30km (caminhamos 1,2km a mais na estrada onde deixamos o carro).

• Photo of Daniel Gabriel
    Daniel Gabriel Mar 6, 2021

Boa tarde! Há pontos com sinais de internet na trilha? Obrigado!

• Photo of Geovan Ariel
    Geovan Ariel May 21, 2022

Olá! Consigo fazer a trilha de moto?

• Photo of Cassio Corteze
    Cassio Corteze Jul 25, 2022

Muito bom o relato! Tuas trilhas são sempre muito bem explicadas! Podem seguir sem medo!
    Obs.: quase segui pelos banhados, hehehe, se não fosse teu relato tinha ido por lá certamente!