Cânion da Faxina

November 12, 2021
November 2021

near São Luiz do Purunã, Paraná (Brazil)

O Cânion da Faxina fica localizado no município de Balsa Nova. Aproximadamente 60 km de Curitiba. Pela rota do Waze, você paga pedágio, pela rota do Google Maps, sem pedágio (mais estrada de chão). Coloque no GPS Recanto Cruzeta. Se você colocar Cânion da Faxina, chegará em propriedades particulares. Recomendo estacionar o carro no Recanto. Na propriedade há wi-fi, lanchonete e banheiros. A entrada para o Cânion fica a 300 m do recanto em uma "cerca estragada". É uma trilha de nível leve para quem pratica exercícios físicos regularmente. A subida é de aproximadamente 1:30 h de início bastante íngreme. Aqui no Wikiloc está registrado apenas o trajeto de ida. Considerar o dobro do tempo para ida e volta. A trilha em sua grande maioria é descampada, portanto protetor solar, bonés e óculos são muito importantes. Se tiver um bastão também facilita no trajeto. Primeiro você chega no conhecido "morro do careca" que já tem uma visão boa da região. Continuando o trajeto você chegará em uma cerca divisória, caso você queira observar o Cânion e a queda d'água pela visão "de cima", continue andando reto. Se você optar por explorar mais a cachoeira, pela vista "de baixo" próximo ao cercado há uma pedra grande a direita que tem uma trilha escondida para descer até a cachoeira, é uma descida íngreme, com várias pedras de apoio. Acampei no final da trilha ao lado do rio que desemboca no Cânion formando uma bela cachoeira. O terreno é bem pedregoso e não tem como fixar os specs da barraca. A barraca fica solta e se ventar bastante fica bem complicado.