Canhão de Alcaria e Penas do Livramento

Photo ofCanhão de Alcaria e Penas do Livramento Photo ofCanhão de Alcaria e Penas do Livramento Photo ofCanhão de Alcaria e Penas do Livramento

January 30, 2018
January 2018

near Casais do Livramento, Leiria (Portugal)

Hoje começámos junto da Ti Maria dos Queijos. Seguindo o trilho dos caminhos de Fátima (Caminho do Poente) descemos até ao Rio Alcaide que de rio só tem o leito porque a água só em pequenas poças. Seguimos o trilho do canhão de Alcaria até à estrada que dá acesso à povoação. Descemos depois ao rio para apreciar a ponte Celta que suporta a estrada que lhe passa em cima sem qualquer ajuda de betão. Daqui seguimos para as penas do Livramento. Passámos à beira do precipício e descemos pela ponta norte (difícil). Fomos depois por um trilho muito difícil de percorrer até à gruta do Maroução (um buraquinho à entrada que depois dá para um salão espetacular). Descemos ao vale onde nasce o Lena. As nascentes estão todas secas excepto uma que vai alimentando o ribeiro. Finalmente fizémos o que não gostamos: subimos pelo asfalto até ao Livramento onde tínhamos deixado o carro. A Ti Maria dos queijos estava fechada. Paciência...

As penas vistas da encosta oposta

O Canhão de ALcaria

Vencer os obstáculos requer esforço

Photo ofA Ponte Celta sobre a qual passam carros, camionetas e tratores. Photo ofA Ponte Celta sobre a qual passam carros, camionetas e tratores. Photo ofA Ponte Celta sobre a qual passam carros, camionetas e tratores.

A Ponte Celta sobre a qual passam carros, camionetas e tratores.

Quantos séculos

Eu conhecia o ribeiro que nasce na Falha da Falsa como Rio Cabrão mas depois disseram-me que era mais completo: Corno Cabrão. Gostava de saber quem o batisou e porquê o nome. Ninguém ainda me soube dizer.

A junção da Ribeira da Fórnea com o Rio Corno Cabrão dá o Rio Alcaide. Precisamente a partir da ponte Celta é que se dá essa junção.

Photo ofAlgumas cabras, um bode e um 'bode velho' Photo ofAlgumas cabras, um bode e um 'bode velho' Photo ofAlgumas cabras, um bode e um 'bode velho'

Algumas cabras, um bode e um 'bode velho'

Dentro da Gruta do Maroução

A única nascente do Lena que ainda mija

O velho Moinho d'água

A piscina fluvial

• Photo of Delfim Nobre
    Delfim Nobre Feb 2, 2018

Penas do Livramento? Onde é que eu já ouvi isto...
    Um abraço, amigo Joaquim!