Canhão Cársico da Ota (Alenquer)

March 16, 2023
January 2023

near Ota, Lisboa (Portugal)

Aventura total, pelo menos nos 4 km iniciais, com partes sem percurso marcado, a adivinhar trilhos, com 7 atravessamentos do Rio Ota. Muitas vezes a ter que contornar arvores caidas ou caminhos que entretanto ficaram intrasitáveis. A não ajudar, falhas de sinal de GPS.

Pelo menos duas cascalheiras, uma delas bem escorregadia, jádepois de ultrapassados os desafios no Rio Ota, e finalmente a encontrar o trilho que nos haveria de tirar do vale e ascender à Serra de Ota. 4km que demoram bastante tempo a fazer.

Depois da ascensão à serra e de uma grande área florestal, quase se entra na provoação do Bairro, mas aí vira-se à direita em direção à Atouguia das Cabras.

Segue-se em direção à pedreira da Secil, que agora está vedada e portanto não dá para a atravessar, pelo que se tem de contornar, acedendo a um novo miradouro por eles instalado.

Depois é atingir o topo da elevação e sempre a descer até regressar à Ota, de onde se partiu.

Restaurantes/cafés na Ota (inicio) e na Atouguia das Cabras (uns 50m fora do percurso).

Aconselhado levar sapatos de borracha para os atravessamentos do Rio Ota. Quando fizemos, o leito do rio estava relativamente elevado (a chegar a meio das coxas nas partes mais fundas) e com bastante força nalguns locais, pelo que se aconselha a levar bastões também.

Feito em Janeiro/2023.

Outros percursos feitos na zona:
Montejunto - Junção dos Trilhos Quinta da Serra, Carreiro dos Ss e Rota da Biodiversidade