Campo Alegre: Poço Esmeralda

17 minutes
September 20, 2023
August 2023

near Campo Alegre, Tocantins (Brazil)

Trajeto a pé desde a estrada que sobe a Serra das Traíras até o "poço Esmeralda".

COMO CHEGAR:
A trilha se inicia na estrada entre o povoado de Campo Alegre e Mocambo, no início da subida da Serra das Traíras. O início da trilha está a aproximadamente 78km da cidade de Paranã, a mais próxima do local. Já o povoado de Campo Alegre está a 8km da trilha, todos os acessos são feitos por estradas de terras. Após a passagem sobre o Córrego do Engenho, a estrada de terra piora bastante, são cerca de 850 metros do córrego até o início da caminhada.

A TRILHA:
O início da caminhada é por um caminho antigo e amplo que leva ao Córrego do Engenho. Após a travessia do córrego, a caminhada segue por mais algumas dezenas de metros pelo caminho amplo, tomando à esquerda na bifurcação seguinte. A partir da bifurcação a caminhada segue em aclive por uma trilha discreta em meio ao cerrado.

São quase 600 metros de caminhada pela trilha menor até a chegada ao córrego do Engenho. Logo na chegada ao córrego há uma cerca de arame farpado discreta, que demanda atenção do caminhante para não se machucar.

No córrego do Engenho, a trilha segue pelas margens, discreta, até a chegada ao poço Esmeraldas. Trata-se de uma pequena queda do córrego do Engenho, que forma um poço ligeiramente pequeno, de águas cristalinas. Ao contrário da cachoeira do Engenho, localizada no mesmo córrego, porém mais abaixo, a água no poço é mais fria.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade técnica, demandando atenção apenas na chegada ao Córrego do Engenho;

- O acesso ao local é livre e gratuito;

- Não há nenhum tipo de infraestrutura ao longo da trilha ou no início do trajeto. O veículo pode ser deixado na entrada da trilha, entre o Campo Alegre e o povoado de Mocambo;

- Não há sinal de telefone na localidade.