Caminhos do Vale do Urtigosa pr2 arouca

Photo ofCaminhos do Vale do Urtigosa pr2 arouca Photo ofCaminhos do Vale do Urtigosa pr2 arouca Photo ofCaminhos do Vale do Urtigosa pr2 arouca

February 27, 2012
July 2011

near Rossas, Aveiro (Portugal)

Viewed 2017 times, downloaded 73 times

O PR2 "Caminhos do Urtigosa" todo ele nas freguesias de Urrô e de Rossas.
Pode iniciar o percurso, por ser em circuito, em qualquer uma das localidades por onde passa.
No entanto, pela proximidade à EN-224 e pela facilidade de estacionamento junto à Igreja Matriz de Rossas, deverá iniciar aqui a marcha.

Siga em direção ao lugar de Torneiro, depois de atravessar o rio Urtigosa e um dos seus maiores afluentes: o ribeiro de Escaiba.
Nesta parte do percurso poderá observar moinhos ainda em funcionamento, uma bela cascata no ribeiro, além de uma luxuriante vegetação ripícula, da qual se destaca o feto-real.
Depois de Torneiro iniciará uma suave subida por um estradão florestal, aparecendo à esquerda, depois da curva, um trilho que acompanha uma antiga e lendária levada, da qual pouco resta a não ser alguns vestígios de canos enterrados no seu leito. Siga, subindo suavemente, admirando o frondoso bosque de carvalhos, castanheiros e loureiros, entre outros, que acompanha os ribeiros de Escaiba e de Souto Redondo.
Chega, por caminhos cobertos de ramadas, ao lugar de Póvoa. Daqui irá avistar uma maravilhosa paisagem sobre Souto Redondo e o vale do rio Urtigosa, com Rossas ao fundo. Campos cultivados, socalcos, castanheiros, carvalhos, cerejeiras, caminhos centenários de calçada marcada por carros de bois, testemunho da sua longevidade. É por eles que seguirá até Souto Redondo. Depois da escola iniciará a descida para Lourosa de Matos, por um caminho de charneca e depois pelo antigo caminho público.
Em Lourosa de Matos desça até ao rio Urtigosa, que atravessará por uma antiga ponte de arco, junto a um núcleo de antigos moinhos de moer cereal e linho. Siga um caminho tradicional acompanhando o rio para jusante.
Após 300 metros encontrará uma bifurcação: o caminho mais batido pela direita e o caminho mais mal definido - o antigo - pela esquerda, à sua frente. Vá por ele, dando-se conta, de imediato, que ao seu lado esquerdo corre uma levada de regadio tradicional.
Siga o caminho e depois o trilho estreito que acompanha a levada. Sem subir nem descer, à sombra fresca dos castanheiros... rapidamente alcançará o lugar da Cavada e de seguida a igreja de Rossas, que se toma como ponto de partida.

ficha técnica:
Duração do percurso: -+5h
Grau de dificuldade: fácil
Exposição Solar: media/alta
Pontos de Interesse: rio Urtigosa, o ribeiro de Escaiba, cascata no ribeiro, bosque de carvalhos, moinhos,
aldeias: Rossas,Lourosa de Matos,lugar da Cavada
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas, Botas, Bastão

IMPORTANTE

Recomendações a considerar em caminhadas
Prestar atenção a dificuldade do percurso indicado. Alguns dos percursos apresentados como pequena rota (PR) como os de grande rota (GR) podem ter alguma dificuldade, ou grandes desníveis, terreno irregulares e rochoso, ou porque ainda inclui etapas perigosas ou difíceis.

Nunca faça percursos sozinho, mas sim de preferência em grupo. Antes de iniciar o percurso avise no seu local de alojamento, em abrigos ou familiares, o itinerário e a hora prevista da viagem. pode deixar, ainda, uma nota sobre o assunto no painel do seu carro, visível do exterior.

Leve roupas adequadas as condições atmosféricas e uma protecção da chuva, pode ser surpreendido a qualquer momento.
Use calcado para caminhadas ou montanhismo (trekking/mountaineering)
No inverno, usando roupas adequadas para ambientes frios.

Leve agua necessária para as condições atmosféricas ja que no verão e no outono poderá falhar. Além disso, a água podera não ser tratada mesmo nas aldeias.
É conveniente levar pastilhas desinfectantes para o caso de falhar a agua que levou.

O nevoeiro e pior inimigo nas montanhas, onde o nevoeiro aparecer subitamente.
Mesmo que conheça a área é melhor procurar um abrigo/refúgio antes que perca a visibilidade.
Em caso de se perder, é melhor procurar um abrigo/refugio mais próximo e esperar por salvamento.
A cobertura telefónica móvel na montanha poderá ser limitada ou mesmo inexistente.