Caminhos do Carteiro, Serra da Freita

Photo ofCaminhos do Carteiro, Serra da Freita Photo ofCaminhos do Carteiro, Serra da Freita Photo ofCaminhos do Carteiro, Serra da Freita

May 16, 2022
May 2022

near Cabreiros, Aveiro (Portugal)

Percurso circular com início junto à Capela de Tebilhão. Ao longo do caminho atravessa as aldeias de Cando, Rio de Frades, Cabreiros e Tebilhão, sempre acompanhado de bonitas paisagens de encostas pintadas de giestas, tojos, urzes e carquejas (em flor nesta altura do ano).
O trilho é todo ele de grande beleza paisagística, miradouros naturais e desafogados sobre montes e vales profundos, embora com subidas difíceis (sobretudo em dias de calor pela exposição solar directa), descidas técnicas com pedras soltas, e por isso não aconselhável após período de chuva.
Antes da longa subida final somos ainda brindados com uma pequena cascata, “escondida” para lá de uma antiga galeria mineira de volfrâmio, um local perfeito para uma pausa e reposição de energia até ao final da caminhada.