Activity

Caminhos de Sobrosa

Download

Trail photos

Photo ofCaminhos de Sobrosa Photo ofCaminhos de Sobrosa Photo ofCaminhos de Sobrosa

Author

Trail stats

Distance
3.98 mi
Elevation gain
433 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
433 ft
Max elevation
1,095 ft
TrailRank 
85 4.3
Min elevation
787 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours
Coordinates
913
Uploaded
February 24, 2021
Recorded
February 2021
  • Rating

  •   4.3 3 Reviews

near Sobrosa, Porto (Portugal)

Viewed 867 times, downloaded 23 times

Trail photos

Photo ofCaminhos de Sobrosa Photo ofCaminhos de Sobrosa Photo ofCaminhos de Sobrosa

Itinerary description

NOTA INTRODUTÓRIA: este trilho pode interligar-se com o Trilho de Louredo da Serra (rota dos Brasileiros de Torna-viagem), resultando assim num percurso com cerca de 14 kms, mais abrangente desta região do Vale do Sousa. No entanto, é de todo fundamental realçar que este Caminhos de Sobrosa (ao contrário do Trilho de Louredo ds Serra) está muito abandonado, sem manutenção dos caminhos (já tomados pela vegetação) e com as marcações a precisar de urgente intervenção. Quanto à sua curta distância, esta também permite contactar mais diretamente (e com tempo) com os vários locais referenciados ao longo do trilho. Pode consultar mais informação acerca deste trilho aqui e, se tiver oportunidade, pode previamente fazer marcações para visitar alguns desses espaços.

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.



- Trilho circular com marcações, com início e fim junto à Igreja Paroquial de Sobrosa (opcional);
- Decorre pelo Vale do Sousa;
- Misto de caminhos rurais, caminhos de terra e calçadas em paralelo;
- Trilho muito acessível, sem declives acentuados e que não apresenta troços técnicos nem de especial exigência física;
- Pode-se interligar com o Trilho de Louredo da Serra quando se chega à Avenida da Cruz. Aí, vira-se à direita e logo a seguir à esquerda, subindo a Rua da Venda até se chegar à Casa da Venda (antigo Sanatório), ponto de ligação com o referido trilho;
- É um trilho com exposição solar (embora tenha um ou outro trecho com sombra). É aconselhável ser feito na primavera ou no outono (no verão, preferencialmente no período da manhã). Nos meses de inverno, se chover, torna-se bastante lamacento e escorregadio;
- Destaque para a herança histórica e cultural presente ao longo do trilho, tais como a Casa da Igreja, a Casa do Bodo, a Casa de Ferreiros, a Casa da Portela ou a Casa e Capela de Real. Visitar os vários locais requer tempo mas é aconselhado;
- Ao longo do trilho existem ainda outros pontos de interesse, de cariz natural, tais como os caminhos pelos vários lameiros agrícolas e a travessia do rio Asmes (açude e poldra). Destaque ainda para o Jardim de Soverosa, onde se pode fazer uma pausa para descanso e um pequeno reforço alimentar;
- No seu todo, é um percurso muito acessível, que seria bastante bonito se, infelizmente, não estivesse tão abandonado e maltratado. Os caminhos rurais não têm manutenção e alguns (próximos de habitações) estão sempre enlameados devido ao despejo de águas provenientes de saneamento (o mau cheiro denuncia a situação). De qualquer das formas, percorre-se com facilidade e algum prazer pela sua diversidade cultural e de natureza rural, com boas vistas panorâmicas sobre o Vale do Sousa. Se for bem tratado e preservado, será também um percurso muito recomendado!



Outros percursos realizados nesta região:
Trilho de Louredo da Serra (rota dos Brasileiros de Torna-viagem)
De Paredes ao Cruzeiro de Baltar
Por terras de Arrifana de Sousa: de Penafiel a Vila Boa de Quires
Arrifana de Sousa (Penafiel) - Walking tour 01
De Figueira ao Castro do Monte Mozinho
Castro Mozinho a Figueira
Trekking d'Quintandona 2018


__________________________________________________________________________________________



- CAMINHOS DE SOBROSA
Este percurso leva-nos a conhecer alguns dos lugares e recantos mais curiosos de Sobrosa. Geograficamente desfruta de uma situação privilegiada, uma vez que se encontra a 399 metros de altitude, possuindo uma mancha florestal que envolve toda a freguesia. A imensidade de campos verdejantes é uma característica desta localidade, assim como os seus belos solares e casas rústicas. Trata-se de um percurso circular que começa e acaba no Jardim de Soverosa e que tem uma duração de cerca de 2 horas. No decurso deste trajeto pode passear por campos verdejantes de cultivo agrícola onde pode ver e conhecer palheiros e espigueiros tradicionais. Ao nível patrimonial destacam-se algumas das casas mais emblemáticas da freguesia como é caso da Casa da Portela ou a Casa de Real.

NOME: Caminhos de Sobrosa
EXTENSÃO: cerca de 6 km
TIPO DE PERCURSO: circular de pequena rota
DURAÇÃO: cerca de 2h00
GRAU DE DIFICULDADE: médio
ÂMBITO: histórico, natural e paisagístico

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 973 ft
Photo ofCasa do Bodo (1708) Photo ofCasa do Bodo (1708) Photo ofCasa do Bodo (1708)

Casa do Bodo (1708)

Situada junto à Presa do Adro, próxima do local onde existiu a antiga Igreja Paroquial de Sobrosa, esta casa foi reedificada em 1708 por Manuel Gonçalves, como atesta uma pedra no seu interior. A Casa do Bodo foi referência, no séc. XVIII, de um acordo antenupcial para satisfação dos encargos de doação entre o casamento de Bento Coelho da Silva Camello, filho dos senhores da Casa de Muro, e Clara Moreira Rocha Brito, deixada por sua mãe, Ana Joaquina Coelho. Deste modo, a Casa do Bodo ficou a ser proprietária do casal, bem como de outros bens monetários deixados nessa mesma escritura pré-nupcial. O primeiro filho do casal, António Coelho da Rocha e Silva veio a casar com Maria Augusta Meireles, tendo vivido na Casa da Varziela pelo facto da Casa do Bodo já se encontrar ocupada por seus pais. Deste enlace resultaram 5 filhos, tendo todos eles casado e mudarem-se para outros locais. A excepção coube à ultima filha mais nova, Irene dos Anjos Coelho Meireles, que viveu na Casa do Bodo até a sua morte, não tendo deixado filhos herdeiros. Actualmente, encontra-se nas mãos de um herdeiro da casa, seu sobrinho, mantendo a continuação da posse do imóvel nas mãos da familia Coelho Meireles, tendo-a restaurado merecendo o agradecimento da população local e do concelho, pela preservação do património.

PictographWaypoint Altitude 921 ft
Photo ofCasa dos Ferreiros Photo ofCasa dos Ferreiros Photo ofCasa dos Ferreiros

Casa dos Ferreiros

Edifício com origens anteriores ao século XVI, possui uma torre ameada. Na sua fachada encontra-se uma carranca com um pia de água que se supõe ser uma pedra tumular. A casa possui um altar no seu interior, do tempo do Padre Adriano Moreira de Pinho, falecido em 1839. É oriundo desta casa o Professor Joaquim de Meireles, grande personalidade do século XIX e que exerceu diversificados cargos públicos.

PictographWaypoint Altitude 913 ft
Photo ofCaminho de Xistos (pontelha) Photo ofCaminho de Xistos (pontelha) Photo ofCaminho de Xistos (pontelha)

Caminho de Xistos (pontelha)

PictographWaypoint Altitude 948 ft
Photo ofCaminho de Xistos Photo ofCaminho de Xistos Photo ofCaminho de Xistos

Caminho de Xistos

PictographWaypoint Altitude 947 ft
Photo ofCarreira da Silveira Photo ofCarreira da Silveira Photo ofCarreira da Silveira

Carreira da Silveira

PictographWaypoint Altitude 985 ft
Photo ofCasa do Muro Photo ofCasa do Muro Photo ofCasa do Muro

Casa do Muro

Edificada em 1724, possui uma grande fachada do século XIX. É oriundo desta casa o Padre José Coelho da Silva.

PictographWaypoint Altitude 996 ft
Photo ofCasa da Portela Photo ofCasa da Portela Photo ofCasa da Portela

Casa da Portela

Reedificada em 1796 pelo Padre António Ferreira Coelho, Vigário da freguesia de Sobrosa, destaca-se pelo conjunto formado pelo seu grandioso portal, casa de habitação e passadiço junto. Foi berço de inúmeras personalidades, destacando-se o Padre José Coelho da Silva Meireles, o Alferes Bento Coelho da Silva Barbosa e seu irmão, o Doutor Bento Portela, entre outras figuras ilustres.

PictographWaypoint Altitude 1,096 ft
Photo ofCruzeiro de Guindo Photo ofCruzeiro de Guindo Photo ofCruzeiro de Guindo

Cruzeiro de Guindo

Data de 1594, tendo a inscrição “DO MILAGRE”. A sua origem está relacionada com a lenda de um cavaleiro que por ali passou. Situa-se sobre um grande penedo, no alto de um monte, de soberbas vistas, e tem como particularidade o facto de possuir a cruz inclinada para a frente.

PictographWaypoint Altitude 1,027 ft
Photo ofPresa e fonte da Abelheira Photo ofPresa e fonte da Abelheira Photo ofPresa e fonte da Abelheira

Presa e fonte da Abelheira

PictographWaypoint Altitude 1,024 ft
Photo ofPresa e lavadouro de Sardaça Photo ofPresa e lavadouro de Sardaça Photo ofPresa e lavadouro de Sardaça

Presa e lavadouro de Sardaça

PictographWaypoint Altitude 999 ft
Photo ofCasa da Varziela (e Palheiro) Photo ofCasa da Varziela (e Palheiro)

Casa da Varziela (e Palheiro)

Casa antiga, foi do Padre João Pinto da Veiga, ali falecido em 1729. Possui uma capela interior, com altar neoclássico, do tempo do Padre José Coelho da Silva, que ali viveu, tendo falecido em 1895.

PictographWaypoint Altitude 978 ft
Photo ofPalheiros das Casas de Vila Nova de Cima e Vila Nova de Baixo Photo ofPalheiros das Casas de Vila Nova de Cima e Vila Nova de Baixo Photo ofPalheiros das Casas de Vila Nova de Cima e Vila Nova de Baixo

Palheiros das Casas de Vila Nova de Cima e Vila Nova de Baixo

As Casas de Vila Nova de Cima e de Vila Nova de Baixo formam um núcleo rural interessantíssimo do ponto de vista cultural e paisagístico. Referidas já em 1519, sofreram intervenções até ao século XIX, sendo de realçar as casas de habitação, de lavoura, os palheiros e o espigueiro, bem como o moinho de água.

PictographRiver Altitude 787 ft
Photo ofRio Asmes (açude) Photo ofRio Asmes (açude) Photo ofRio Asmes (açude)

Rio Asmes (açude)

PictographWaypoint Altitude 885 ft
Photo ofCapela e Casas de Real Photo ofCapela e Casas de Real Photo ofCapela e Casas de Real

Capela e Casas de Real

Edificada em 1764 por ordem de Damiana Coelho de Sousa, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A sua imagem tem sido admirada pela sua beleza e singularidade, bem como o retábulo onde se encontra. Junto à capela encontra-se a Casa de Real, cuja padieira ostenta a data de 1712. A poucos metros localiza-se a casa que foi do Morgado de Mouriz, datada de 1613, com brasão dos Pintos.

PictographWaypoint Altitude 922 ft
Photo ofCasa da Cruz Photo ofCasa da Cruz Photo ofCasa da Cruz

Casa da Cruz

PictographPark Altitude 1,032 ft
Photo ofJardim de Soverosa Photo ofJardim de Soverosa Photo ofJardim de Soverosa

Jardim de Soverosa

O Jardim de Soverosa está equipado com palco multiusos, esplanada, bar de apoio, WC e parque infantil. É um espaço contíguo ao Lar de Idosos, em que foram preservadas as características do campo, permitindo o contacto dos utentes da instituição com a natureza. Neste local tem o início este percurso pedestre, com cerca de 6 quilómetros, que percorre vários caminhos da freguesia, e onde se pode admirar o património edificado e ambiental.

PictographWaypoint Altitude 1,038 ft
Photo ofCasa da Igreja

Casa da Igreja

Edificada em 1796, foi berço do Padre António Moreira de Meireles, Pároco de Sobrosa e grande benemérito da freguesia. Por sua disposição testamentária, foi fundada a Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, com sede nesta casa.

PictographReligious site Altitude 1,055 ft
Photo ofIgreja Paroquial e Calvário Photo ofIgreja Paroquial e Calvário Photo ofIgreja Paroquial e Calvário

Igreja Paroquial e Calvário

Já existente no século XIII, foi reconstruída no início do século XIX e ampliada em 1984-86. Destaca-se pela sua frontaria neoclássica, invulgar nesta região. No interior possui cinco altares de talha antiga dourada. Confinando com o lado Sul do Adro, encontra-se o Calvário, formado por catorze cruzeiros. Neste local está implantada uma moderna Capela Mortuária de arquitectura contemporânea.

Comments  (6)

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Dec 7, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho curto mas bonito, bom para uma caminhada de fim de tarde.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Dec 7, 2021

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É, de facto, um pequeno trilho mas muito simpático. Continuação de boas caminhadas!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 25, 2022

    I have followed this trail  View more

    Trilho curto mas muito interessante. Alia a ruralidade da região com algumas edificações de referência. Faz-se com descontração e sem grande esforço fisico. Gostei! Abraço!!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 28, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço!

  • geoffrey.mille Apr 17, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Nice landscapes for this hike and hidden gems like a small river and beautiful paths. Nonetheless there was 3 paths blocked by plants so it was very difficult to pass and 2 paths was impossible to cross so we took an other way. Thanks anyway it was a beautiful trek and informations was helpful. We even saw a big snake running in front of us.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 17, 2022

    Thank you, geoffrey.mille, for your comment and rating of the trail. The information you leave here is very important, because when I went through this trail I didn't come across these obstacles. Your experience on the ground will be useful for anyone wishing to travel this trail in the near future. Thanks again and keep up the great walks.

You can or this trail