Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 9 (Vidago - Chaves) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 9 (Vidago - Chaves) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 9 (Vidago - Chaves)

May 27, 2018
May 2018

near Vidago, Vila Real (Portugal)

As instalações dos Bombeiros de Vidago são boas mas a higiene não é uma prioridade nos quartéis. No entanto acho que é uma boa opção para o peregrino. Saímos por volta das 8h e 5 minutos depois estávamos a tomar um bom pequeno almoço no Biquinho Doce. Pedimos para carimbar as credenciais mas o dono(?) ficou com medo que lhe estivéssemos a pedir algo ilegal e disse que não tinha carimbo. Santa ignorância...
De novo a caminho chegámos ao Largo do Colmo. Um painel de azulejos com Maria Madalena dentro de uma estrutura de pedra, servindo de alminhas, e a capela de S. Simão foram modelo para as nossas fotografias. Será que passei pelo Solar dos Machados sem o ter visto?
Um campo de flores e um portão diferente e já subiamos pela estrada de asfalto M549 até Valverde e depois pela M1067 até Pereira de Selão. O asfalto foi o nosso tapete até um pouco depois de Redial. Junto das alminhas esperámos que um rebanho passasse. Está conduzido por um pastor num trator e dois cães que conservavam o gado junto e no caminho certo. Entramos depois numa estrada de terra batida muito agradável e chegámos ao santuário da Senhora da Saúde. Invadimos um dos coretos para almoçar. Agora vai ser a descer até Chaves. Parámos um pouco na Casa Costa em Outeiro Jusão para abastecer nos de fruta e água e refrescarmos com umas imperiais (para mim foi um chá de hipericão - a coisa não tem andado muito bem). Depois do infindável Km 0 da EN2 entrámos em Chaves pelo belo cenário do parque da cidade. Depois veio a ponte de Trajano para cruzarmos o Tâmega e um belo quadro de um e outro extremo desta belíssima estrutura.
Sem alojamento marcado tentámos os BV mas não estão a receber peregrinos devido a obras. Tentámos a pensão Flávia: Repleta. O senhor Sérgio prontificou-se a ir levarmos ao próximo albergue e recolher-nos no dia seguinte para recomeçarmos do mesmo ponto. Não foi necessário. Uma "suite" de 4 camas com roupa de cama, roupa de banho e pequeno almoço (12,50€/cada) no Hotel das Termas. Más não esquecemos a simpatia do senhor Sérgio e iremos jantar à pensão Flávia. Bem haja senhor Sérgio.

Saindo de Vidago

PictographProvisioning Altitude 2,061 ft

Maria Madalena na fonte de Jacob

Photo ofUm campo amarelo no caminho e um portão malandreco Photo ofUm campo amarelo no caminho e um portão malandreco Photo ofUm campo amarelo no caminho e um portão malandreco

Um campo amarelo no caminho e um portão malandreco

Photo ofPequeno espantalho afasta os passarōes da bale senhora Photo ofPequeno espantalho afasta os passarōes da bale senhora Photo ofPequeno espantalho afasta os passarōes da bale senhora

Pequeno espantalho afasta os passarōes da bale senhora

Caminho das capelas e das flores

Photo ofAs flores têm sido uma constante no Caminho Photo ofAs flores têm sido uma constante no Caminho Photo ofAs flores têm sido uma constante no Caminho

As flores têm sido uma constante no Caminho

Uma casa com brasão

Photo ofJunto das alminhas vendo o rebanho passar Photo ofJunto das alminhas vendo o rebanho passar Photo ofJunto das alminhas vendo o rebanho passar

Junto das alminhas vendo o rebanho passar

Gente linda no Caminho

Santuário da Senhora da Saúde

PictographProvisioning Altitude 2,655 ft

Chorões à entrada de Chaves

No parque da cidade de Chaves

Photo ofA igreja da Misericórdia e a ponte de Trajano Photo ofA igreja da Misericórdia e a ponte de Trajano Photo ofA igreja da Misericórdia e a ponte de Trajano

A igreja da Misericórdia e a ponte de Trajano

Photo ofOs Marcos Romanos que contam a história de Flávia Augusta Photo ofOs Marcos Romanos que contam a história de Flávia Augusta Photo ofOs Marcos Romanos que contam a história de Flávia Augusta

Os Marcos Romanos que contam a história de Flávia Augusta

Photo ofA Pensão Flávia não tinha lugar por isso fomos para um quarto de luxo Photo ofA Pensão Flávia não tinha lugar por isso fomos para um quarto de luxo Photo ofA Pensão Flávia não tinha lugar por isso fomos para um quarto de luxo

A Pensão Flávia não tinha lugar por isso fomos para um quarto de luxo