Activity

Caminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real)

Download

Trail photos

Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real)

Author

Trail stats

Distance
9.54 mi
Elevation gain
2,142 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,545 ft
Max elevation
1,632 ft
TrailRank 
62 5
Min elevation
721 ft
Trail type
One Way
Moving time
4 hours 33 minutes
Time
6 hours
Coordinates
2734
Uploaded
June 18, 2018
Recorded
May 2018
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Bertelo, Vila Real (Portugal)

Viewed 830 times, downloaded 38 times

Trail photos

Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real) Photo ofCaminhos de Santiago - Caminho Português do Interior (CPI) - Etapa 6 (Bertelo - Vila Real)

Itinerary description

Como a etapa do dia não se previa que fosse longa, saímos um pouco mais tarde. No entanto, às 8:15h estávamos no caminho. Subimos até à Cumieira, primeiro pelo asfalto da CM1297, depois por um carreteiro sobre os socalcos com vinhas e fomos dizendo adeus ao douro. Ao longe vêem-se já as encostas do Marão. As vistas sobre o vale são maravilhosas apesar do tempo encoberto a ameaçar chuva. Prestes a dizer o último adeus às vinhas que nos acompanharam até aqui desde Lamego, encontramos a primeira cerejeira com frutos maduros. Estão longe, dentro do quintal, para que possamos provar. Adiante o "menino de pedra", pacientemente olha o curto horizonte no jardim da casa: Espera por aquilo que nem ele sabe o quê. Simplesmente espera que aconteça. É o fado deste interior que, não fora existirem vinhas que dão trabalho e não houvesse quem o "inventasse" nada mais haveria que o desse. Mas esta zona não é pobre. Outras passámos que o eram até demais. Deixemo-nos de filosofias e apreciemos a paisagem que nos enche os olhos.
Descemos para os limites de Assento. Em cima a igreja de Santa Eulália mereceria uma visita mas tantas foram as igrejas que encontrámos fechadas que desistimos à partida.
Agora "O Caminho" encontrou dificuldades: o pequeno e simpático carreiro, um pouco sujo no início perdeu a continuação pela queda de um muro que sustinha um socalco. Ficamos sem saber como passar mas alguém nos diz «passem pela vinha. À frente irão encontrar de novo o caminho"». Adivinhando os passos lá fomos por onde nos pareceu melhor. À frente encontrámos de novo escassas setas que nos foram norteando.
Atenção: não fora o GPS e o track previamente nele gravado (bem hajas Henrique) e as coisas no concelho de Santa Marta de Penaguião não teriam sido nada fáceis. Senhores autarcas, por favor zelem por este caminho e faciltem a vida a quem por ele quer peregrinar.
Os campos de flores amarelas vêm colorir o nosso caminhar e fazer esquecer as agruras do caminho. Na Quinta do Valado apreciamos a capela, a paisagem e uma minúscula imagem de Nossa Senhora de Fátima que faz de seu nicho o cruzar de duas pedras na parede. Prestamos-lhe homenagem e a quem tanta devoção tem e seguimos em frente. Vamos descendo e a chuva decidiu-o também. abrigamo-nos sob os ramos de um frondoso castanheiro e vestimos os impermeáveis. à frente despi-los-íamos de novo para mais tarde os vestir de novo. Foi assim o dia.
Agora, no vale, uma velha placa em madeira diz-nos que continuamos no Bom Caminho. 1845 está escrito no marco que antecede a quasse duplamente centenária ponte sobre o rio Sordo mesmo junto à central hidroelétrica.
Recomeçamos a subir por carreiros para só parar no Café Austrália em Relvas. Umas boas cervejas estimulam-nos para continuar. Subimos a rua de Nossa Senhora da Ajuda e passamos em frente à singela capela que, na sua simplicidade, não deixa de merecer a nossa atenção.
Continuamos asfalto acima seguindo a M1246 e pouco depois extasiamos o olhar perante a grandiosidade do Viaduto da A4 sobre o vale do Rio Corgo. Com o seu tabuleiro suspenso de três vãos, num comprimento total de 560 metros e a ponta dos mastros a uma altura de 260m, é a ponte mais alta do país e a segunda suspensa da europa. O comprimento total do viaduto é de 2.796m sendo o comprimento do tabuleiro central, entre os mastros, de 300m. Uma Obra extraordinária.
Um pouco acima mais umas alminhas dedicadas à Senhora de Fátima. Subimos a R. da Avenida até à N2 que iremos descer até à entrada de Vila Real. Em parada de Cunhos uma pequena capela, que a pressa não nos deixa saber o seu porquê.
Entramos em vila Real pela Velha ponte que data 1880 e tem o cunho de "Obra Pública". Seguindo pela Av. Carvalho Araújo passamos em frente ao pelourinho, depois à igreja de S. Domingos e, quando chegamos em frente ao Tribunal e pensávamos dirigir-nos ao Seminário Diocesano, referência que tínhamos para o Albergue em Vila Real, alguém nos chama e informa que temos que nos dirigir aos Bombeiros da Cruz Branca, que são quem atualmente dá guarrida aos peregrinos de Santiago. Quem nos interpelou deu-nos as indicações para lá chegarmos. A chuva que há muito nos ameaçava com uns pinguitos de vez enquando, tornou-se persistente e não deu para podermos apreciar a cidade, já bem minha conhecida mas menos dos outros companheiros de jornada, tão pouco permitiu que providenciasse a ilustração dos lugares por onde passávamos. Sem outro remédio e molhados, lá fomos demandando pelos Bombeiros da Cruz Branca. Já fora da cidade fica o quartel que procurávamos. Um acolhimento muito bom e eficiente, como se impõe aos soldados da paz: homens para um lado, mulheres para o outro. De vez em quando também convém. Boas instalações permitiram-nos o merecido descanso. Bem hajam voluntários dos Bombeiros da Cruz Branca.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 616 ft
Photo ofDizendo adeus ao douro vinhateiro Photo ofDizendo adeus ao douro vinhateiro

Dizendo adeus ao douro vinhateiro

PictographPhoto Altitude 1,376 ft
Photo ofDerradeiros socalcos

Derradeiros socalcos

PictographPhoto Altitude 1,381 ft
Photo ofDepois das vinhas tínhamos esperança nas cerejeiras. Azar... Photo ofDepois das vinhas tínhamos esperança nas cerejeiras. Azar... Photo ofDepois das vinhas tínhamos esperança nas cerejeiras. Azar...

Depois das vinhas tínhamos esperança nas cerejeiras. Azar...

PictographPhoto Altitude 1,392 ft
Photo ofOs dragões também por aqui andam Photo ofOs dragões também por aqui andam

Os dragões também por aqui andam

PictographPhoto Altitude 1,211 ft
Photo ofIgreja de Santa Eulália lá no alto

Igreja de Santa Eulália lá no alto

PictographPhoto Altitude 1,335 ft
Photo ofPor entre campos de flores amarelas

Por entre campos de flores amarelas

PictographPhoto Altitude 1,393 ft
Photo ofCapela da Quinta do Valado e maxi devoção no buraco da parede Photo ofCapela da Quinta do Valado e maxi devoção no buraco da parede Photo ofCapela da Quinta do Valado e maxi devoção no buraco da parede

Capela da Quinta do Valado e maxi devoção no buraco da parede

PictographPhoto Altitude 751 ft
Photo ofNa ponte sobre o Sordo Photo ofNa ponte sobre o Sordo Photo ofNa ponte sobre o Sordo

Na ponte sobre o Sordo

PictographPhoto Altitude 960 ft
Photo ofCapela de Nossa Senhora da Ajuda - mesmo o que precisávamos!

Capela de Nossa Senhora da Ajuda - mesmo o que precisávamos!

PictographPhoto Altitude 1,225 ft
Photo ofO Grande viaduto visto à distãncia

O Grande viaduto visto à distãncia

PictographPhoto Altitude 1,290 ft
Photo ofO Grande Viaduto visto de mais perto

O Grande Viaduto visto de mais perto

PictographPhoto Altitude 1,473 ft
Photo ofDevoção a Nossa senhora de Fátima. Alminhas em todos os caminhos Photo ofDevoção a Nossa senhora de Fátima. Alminhas em todos os caminhos

Devoção a Nossa senhora de Fátima. Alminhas em todos os caminhos

PictographPhoto Altitude 1,237 ft
Photo ofPerto de Vila Real Photo ofPerto de Vila Real

Perto de Vila Real

PictographPhoto Altitude 1,219 ft
Photo ofNa Ponte velha das Obras Públicas

Na Ponte velha das Obras Públicas

PictographPhoto Altitude 1,451 ft
Photo ofIgreja de São Domingos

Igreja de São Domingos

Comments  (4)

  • Photo of Delfim Nobre
    Delfim Nobre Jun 19, 2018

    Sempre no Bom Caminho!
    Estamos convosco no coração!
    Bem Hajam e que Deus vos abençoe!

  • Photo of liciniasimoes24
    liciniasimoes24 Apr 26, 2019

    Obrigada pela partilha, ajudou-nos muito! 5 peregrinas agradecidas 😁

  • Photo of liciniasimoes24
    liciniasimoes24 Apr 26, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Obrigada pela partilha, ajudou-nos muito! 5 peregrinas agradecidas 😁

  • Photo of j.jesus
    j.jesus Apr 26, 2019

    Bem haja Lícinia. Bom Caminho

You can or this trail