Caminhos de S. Tiago - Arestal - Sever do Vouga

Photo ofCaminhos de S. Tiago - Arestal - Sever do Vouga Photo ofCaminhos de S. Tiago - Arestal - Sever do Vouga Photo ofCaminhos de S. Tiago - Arestal - Sever do Vouga

1905
November 10, 2020
November 2020

near Folhense, Aveiro (Portugal)

Hoje foi dia de aceitar o convite do Paulo Cesar Martins e fazer o PR1 SVG - Caminhos de S.Tiago. É um pequeno trilho de pouco mais de 10 kms, de características rurais e florestais, de execução fácil.

Os caminhos estão limpos, as marcações estão bem, apesar de haver algumas pequenas falhas em pontos cruciais, sem causarem no entanto grandes dúvidas aos mais experientes . Só não compreendemos porque razão, o pórtico de apresentação do trilho se encontra a 4.5 kms do início do mesmo, na Capela de S Tiago. Seria de louvar se a junta de freguesia transladasse o mesmo para o local apropriado, tanto mais que no local onde se encontra - junto à Igreja Matriz de Dornelas - nem é passagem do trilho. Absurdo.

Seja como for, um trilho agradável de se fazer sem grandes pontos de interesse , mas que proporciona cerca de 4 horas de treino de pedestrianismo.

Em Rio Bom fomos recebidos pela cadela perdida, - à qual demos o nome de Vouga - uma cadela de bom porte, bem tratada por toda a gente da região simpática, brincalhona, de pelo sedoso e que...não cheira a cão.! Acompanhou-nos - coisa que pelos vistos faz com outros pedestrianistas - simpática e alegremente durante todo o trilho e no final, despediu-se e foi à vida dela. O tipo de cão que todos gostaríamos de ter.

O périplo acabou no Talho Confiança, em Cabanes, da simpática D.Alice, onde degustámos boa carne grelhada e acabámos por comer umas ricas castanhas assadas, nesta véspera de S.Martinho, graciosamente oferecidas pela D.Alice. Um dia muito bem passado na companhia da minha Clara , e das queridas Ana e Margarida. No repasto tivemos a companhia do Miguel, do Paulo César Martins e do Luis Mirtilos Henriques. Uma grande e divertida jornada.